Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Governadora participa de procissão e missa de encerramento da Festa da Padroeira de Natal


A Governadora Rosalba Ciarlini participou, nesta quinta-feira (21), da procissão da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, na qual a imagem da padroeira de Natal foi conduzida em trajeto realizado entre a antiga e a nova Catedral, onde aconteceu a celebração da missa solene, marcando o encerramento dos festejos. A programação também comemorou os 25 anos da dedicação da Catedral Metropolitana e marcou o encerramento do Ano da Fé.

A procissão partiu da antiga Catedral e durante a primeira parada, realizada em frente à Pinacoteca do Estado, foi feita uma homenagem com a execução do hino da Padroeira de Natal pela banda da Polícia Militar. Painéis de artistas potiguares retratando imagens de algumas santas, entre elas, Nossa Senhora da Apresentação também foram expostos no local conhecido como o antigo Palácio Potengi. Depois, a procissão seguiu pela Ulisses Caldas, rua Mossoró, avenida Hermes da Fonseca, rua Apodi, avenida Deodoro da Fonseca até a chegada à Catedral Metropolitana.

Durante a procissão, a Governadora ressaltou a alegria em participar de um momento de fé como este. “Fico feliz de ver aumentar, a cada ano, o número de devotos de Nossa Senhora que vem acompanhá-la nessa procissão pelas ruas de Natal. Isso nos dá um sentimento maior de união, de solidariedade e de fraternidade nesta cidade linda que é Natal e que recebe a proteção de Nossa Senhora da Apresentação. Espero que a nossa padroeira possa olhar por nós e nos trazer um bom inverno, paz e justiça social”, disse a governadora.

Por ocasião do encerramento do Ano da Fé e da festa da Padroeira de Natal, todas as paróquias da grande Natal e do interior do Estado foram convidadas a participar da celebração, que também comemorou os 260 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Apresentação à Pedra do Rosário. “Por conta da quantidade de pessoas convidadas, achamos por bem fazer a caminhada pelo centro da cidade para fazermos uma grande concentração em frente à Catedral no encerramento dos festejos”, pontuou o arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Também participaram da celebração os secretários de Comunicação, Paulo Araújo; de Trabalho e Assistência Social, Shirley Targino; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Canindé de Araújo e o diretor-geral do Detran, Willy Saldanha.

Estudo diz: Café melhora o fluxo sanguíneo e evita doenças cardiovasculares

Voluntários que haviam ingerido cafeína tiveram uma melhora na circulação. Fonte: Divulgação
Aquele cafezinho que você toma no meio da tarde ou no intervalo do expediente pode regular a pressão sanguínea e evitar o surgimento de doenças como o infarto e o acidente vascular cerebral, o popular derrame. É o que mostra um estudo realizado por pesquisadores japoneses e divulgado, nesta semana, no congresso científico da Associação Americana do Coração. Cientistas da Universidade de Ryukyu, em Okinawa, realizaram um experimento com 27 voluntários para chegar a essa conclusão.

Os participantes ingeriram uma xícara da bebida com e sem cafeína. Depois, os pesquisadores mediram a pressão do fluxo sanguíneo de um dedo dos participantes ao longo de 75 minutos. O exame foi feito por meio de um laser e de uma sonda não invasiva. De acordo com os resultados, os voluntários que haviam ingerido cafeína tiveram uma melhora na circulação.

“O café melhorou significativamente o fluxo de sangue em uma hiperemia reativa pós-oclusiva do dedo, que é uma medida que diz quanto o revestimento interior dos menores vasos sanguíneos do organismo trabalha. Isso nos dá uma pista sobre como o café pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular”, declarou Masato Tsutsui, cardiologista e professor do Departamento de Farmacologia na Universidade de Ryukyu e um dos autores do estudo.

Para dar mais validade ao trabalho, os cientistas utilizaram no experimento participantes que não tinham o hábito de beber café. Após dois dias da primeira parte da pesquisa, o experimento foi repetido e apresentou o mesmo resultado. Tsutsui acredita que a composição do café auxiliou no “desempenho” da circulação. “Depois de beber o café, os ingredientes farmacológicos, incluindo a cafeína, são absorvidos pelo trato gastrointestinal e entram na circulação, possivelmente produzindo esse efeito”, destaca.

O cardiologista ressalta que os resultados atingidos precisam ser confirmados por estudos clínicos em larga escala, com um número maior de participantes. “Acredito que descobrir como os efeitos positivos do café trabalham no corpo humano pode levar a uma nova estratégia de tratamento para a doença cardiovascular no futuro”, complementa.

Jogos da 36ª Rodada do Brasileirão 2013 - Série "A"


RodadaDataHoraMandantePlacarVisitanteLocalCidade
36ª23/1118:30CriciúmaxVitóriaHeriberto HülseCriciúma
36ª23/1118:30VascoxCruzeiroMaracanãRio de Janeiro
36ª23/1120:00Atlético-MGxGoiásIndependênciaBelo Horizonte
36ª24/1116:00SantosxFluminensePrudentãoPresidente Prudente
36ª24/1116:00FlamengoxCorinthiansMaracanãRio de Janeiro
36ª24/1116:00Ponte PretaxGrêmioMoisés LucarelliCampinas
36ª24/1116:00Atlético-PRxNáuticoArena JoinvilleJoinville
36ª24/1118:30São PauloxBotafogoMorumbiSão Paulo
36ª24/1118:30InternacionalxCoritibaCentenárioCaxias do Sul
36ª24/1118:30BahiaxPortuguesaArena Fonte NovaSalvador

Fla reduz empolgação em final por risco de queda no Brasileiro

O momento do Flamengo na Copa do Brasil é positivo após o empate por 1 a 1 em Curitiba, mas detalhes freiam o otimismo do clube até a próxima quarta-feira – quando os jogadores entram em campo para o segundo duelo decisivo com o Atlético-PR. Os traumas em confrontos mata-mata decididos no Maracanã e a situação ainda arriscada no Campeonato Brasileiro deixam o elenco rubro-negro em alerta.

A empolgação reduzida serve para o Flamengo se concentrar na 36ª rodada do torneio nacional. Com 45 pontos e na 12ª colocação no Brasileiro, a equipe ainda vive risco de queda – segundo o site Chance de Gol, de apenas 0,4%. Apesar da chance remota, o fantasma do rebaixamento mexe com jogadores e treinador.

O primeiro clube a ocupar a zona da degola é o Coritiba, com 41. "Acho que o Flamengo precisa de pontos no Brasileiro, não está afastada a possibilidade de rebaixamento. Muito pelo contrário, está bem apertada, e vamos colocar todo mundo que estiver bem para jogar. É um jogo importante, no Maracanã, contra o Corinthians e vamos tentar definir a nossa vida. Não dá para esquecer ou poupar ninguém", avisou Jayme de Almeida.

Com os titulares confirmados para o jogo, o comandante rubro-negro pede atenção aos jogadores e torcedores em momento importante no Brasileiro. "A ansiedade existe, mas não tem como não pensar no Brasileiro. É complicado. Temos que conter a empolgação e lembrar da nossa realidade lá, que é a briga para espantar logo essa ameaça de rebaixamento", explicou.

Após cumprir o seu dever contra o Corinthians – em duelo marcado para as 17h do domingo – para minimizar ainda mais ou acabar de vez com as chances de queda, o Flamengo passa a focar na Copa do Brasil. As situações em que o clube tinha vantagem e falhou com a casa lotada voltam à tona e geram preocupação.

Os confrontos contra Santo André pela Copa do Brasil, em 2004, e América-MEX pela Copa Libertadores, em 2008, são lembrados neste momento. Para evitar um novo trauma, o Flamengo aposta na força da torcida e na euforia dos torcedores – mas sem exagero.

Evangelho (Lc 19,45-48)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Festa de Comemoração dos 05 Anos de Diogo Bar e Ribeirinhos - Encanto/RN.

So lembrando galera que neste Domingo!
Em comemoração dos 5 anos de Diogo Bar e Ribeirinhos!

Vamos comemora com as seguintes atracões:
Chegou Samba A nova onda,
& Rafael e forro Atrevido Que sempre esteve com agente!


Contamos com sua Presença!


Tradicional Festa de Várzea Nova - Encanto/RN.


Dengue: procura por diagnóstico cresce na proporção em que a doença avança em Pau dos Ferros

Vivendo uma verdadeira epidemia de dengue, Pau dos Ferros é um dos cinco municípios do RN que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos. De janeiro até 19 de outubro, quando saiu o último boletim epidemiológico, divulgado pela Sesap, já haviam sido registrados 1.320 ocorrências.


Na mesma proporção em que cresce a incidência da dengue no município, aumenta também a procura por exames para diagnosticar a doença.


Entre 10 e 15 pessoas se dirigem diariamente a um laboratório particular de Pau dos Ferros, em busca de realizar o teste clínico com essa finalidade.


A demanda é tanta que, no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, vira e mexe, a máquina usada no diagnóstico da doença acaba quebrando, forçando a suspensão temporária dos exames, como já ocorreu esta semana e que se encontra em funcionamento.


Segundo o farmacêutico-bioquímico Francisco Lobo, o motivo, dentre outros, é o alto índice de casos de dengue no município, que leva a uma busca maior pelo diagnóstico da doença.


Para ele, que também já foi vítima da doença, é necessário que haja uma ação urgente envolvendo o uso do carro fumacê no combate aos focos do mosquito da dengue.


Um dos motivos de preocupação é a chegada do verão, quando as chuvas rápidas características criam condições favoráveis à proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue.


De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue, alguns cuidados básicos são indispensáveis: não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas.

Evangelho (Mt 12,46-50)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Atlético-PR e Flamengo iniciam final da Copa do Brasil

O Flamengo fez um treino secreto de pouco mais de uma hora, nesta terça-feira, no último ajuste para o início da decisão da Copa do Brasil, nesta quarta, às 21h50, contra o Atlético Paranaense, no estádio Durival de Britto, em Curitiba. O técnico Jayme de Almeida ensaiou algumas jogadas, sem a presença de repórteres, em atividade realizada pela manhã, no campo anexo do Olímpico, o estádio do Grêmio, em Porto Alegre. O time ficou no Sul, onde atuou no último domingo pelo Campeonato Brasileiro contra o próprio clube tricolor gaúcho.


Apesar do mistério, ele não deve mexer na estrutura do time que chegou à final da Copa do Brasil. No ataque, Paulinho e Hernane são nomes certos. Uma dúvida, a princípio, seria no gol. Paulo Victor está bem, mas vinha substituindo Felipe, já recuperado de uma cirurgia no joelho. Os dois treinaram nos últimos dias com desembaraço. Mas não será surpresa se Jayme de Almeida escalar algum "trunfo" de última hora.


Ele pediu aos atletas que não falassem com a imprensa sobre o que foi feito no treino fechado. O lateral-direito Leonardo Moura deixou escapar que “quem entrar vai dar conta do recado”, em uma frase que pode ser interpretada de duas maneiras: ou Jayme de Almeida mantém o time ou faz alguma mudança inesperada pela torcida.


O técnico ficou irritado com a derrota para o Grêmio no fim de semana, pelo Brasileirão, porque queria pelo menos um empate para que o Flamengo se visse totalmente livre do risco de rebaixamento na competição e assim se dedicasse exclusivamente aos dois jogos finais da Copa do Brasil - o outro vai ser no próximo dia 27, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.


Mas, desde que acabou a partida com o Grêmio, passou a falar apenas do Atlético, adversário que ele considera muito perigoso e com várias virtudes. “Não é por acaso que eles estão decidindo a Copa do Brasil e brigam pela vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Fazem um trabalho sério e competente”, declarou Jayme de Almeida.


No Atlético Paranaense, o técnico Vagner Mancini faz mistério, mas a lateral esquerda pode ter novidade. Recuperado de lesão, o antigo titular Pedro Botelho pode entrar no lugar de Juninho, que assim voltaria para a lateral direita - Jonas seria o sacrificado. Outra dúvida é no meio de campo. O volante João Paulo não participou do treino e Zezinho é a opção para a vaga.

Programa Mulheres Mil vai beneficiar 50 mulheres do município de Encanto.

O programa Mulheres Mil, que faz parte das ações do Brasil Sem Miséria, cujo objetivo principal é promover a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando com a lógica de melhoria da renda e do desenvolvimento do ensino nas comunidades atendidas, vai beneficiar 50 mulheres do município de Encanto.

As 50 mulheres que foram cadastradas, atendendo aos pré-requisitos do programa, receberão uma bolsa mensal de R$ 100,00 e participarão de cursos de formação profissional, corte e costura e outros. As aulas acontecerão no campus do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte) em Pau dos Ferros, a partir da próxima segunda feira, 25 de novembro, no período da tarde, sendo que o ônibus escolar sairá às 13:00 horas, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Encanto, conduzindo o público alvo do programa.

O programa Mulheres Mil é executado, em parceria, pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres. Estruturado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, funciona a partir da oferta de cursos de formação personalizados, que trazem em seus planos de cursos temas como direitos e saúde da mulher, relações interpessoais e inclusão digital.

Hulk e Robinho marcam e Brasil encerra 2013 com vitória sobre Chile

Hulk abriu placar da partida
A seleção brasileira finalizou o ano de 2013, com um amistoso diante do Chile, em Toronto, no Canadá. Felipão contou com os retornos de Júlio César e Thiago Silva e optou pela quarteto Oscar, Hulk, Neymar e Jô, A equipe canarinho encontrou dificuldades, mas venceu por 2 x 1. Com gols de Hulk e Robinho.

Na primeira etapa, a seleção brasileira teve o domínio de grande parte das ações e chegou ao gol com Hulk, aos 13 minutos. A defesa chilena saiu jogando errado, Oscar roubou a bola na intermediária e fez grande assistência para o camisa 19 que finalizou sem chances para Bravo.

Aos 21 minutos, Valdivia entrou em campo no lugar de Fuenzalida. A alterção de Jorge Sampaoli parece ter melhorado a equipe chilena, que passou a pressionar mais a defesa brasileira.

Na sequência, aos 42, Neymar também teve chance de ampliar, mas pecou pelo 'preciosimo' ao conduzir demais.

Já no segundo tempo, logo aos cinco minutos, Robinho entrou na vaga de Jô. Aos 11, novamente a seleção brasileira assustou com Hulk, que de fora da área mandou uma bomba no travessão. Paulinho também chegou bem na área, mas parou em Bravo.

Valdivia, que tinha entrado no primeiro tempo, deixou o campo com dores e foi substituído por Matias Fernández, aos 14 minutos da segunda etapa.

Aos 26 minutos, o goleiro Bravo cobrou o tiro de meta, Beausejour escorou de cabeça para Vargas, que da meia lua bateu no canto, sem defesa para Júlio César. O Brasil chegou ao 2 x 1, no minuto seguinte, porém Neymar estava impedido. A seleção brasileira passou a sair mais para o jogo e aos 33, Neymar fez boa abertura para Maicon, o lateral cruzou de primeira para Robinho, que escorou de cabeça praticamente com o gol vazio.

No final, Felipão promoveu as entradas de Hernanes e Lucas Leiva, nos lugares de Paulinho e Neymar, respectivamente.

Prefeitura de Pau dos Ferros desenvolve ações para auxiliar afetados pela seca


Diante de um quadro de extrema dificuldade, resultado da escassez de chuvas na maior seca dos últimos 50 anos em todo o nordeste, a Prefeitura de Pau dos Ferros tem realizado uma série de atividades para amenizar os efeitos desta estiagem.

Através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, a gestão municipal tem atuado em diversas vertentes e este trabalho tem amenizado os efeitos da falta de chuvas.

Exatas 1774 pessoas estão sendo atendidas através da “Operação Pipa” em toda a Zona Rural de Pau dos Ferros. Estas pessoas estão distribuídas em 25 comunidades rurais, com 43 pontos de abastecimentos.

Ao todo, um milhão e duzentos mil litros de água própria para o consumo são entregues a população, sem nenhum custo e são transportadas através de cinco caminhões pipas.

Desde o dia 1º de setembro, a Prefeitura de Pau dos Ferros assumiu os custos para retirada da água do poço Pescolândia, na cidade de Apodi. Segundo o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, até então, a água era retirada da Barragem de Santa Cruz, na mesma cidade, onde foi identificada que a mesma estava inadequada para o consumo.

“Para não afetar a qualidade da água entregue a população assim como não suspender o fornecimento deste importante serviço, imediatamente buscamos outra fonte e não interrompemos este trabalho ofertado à população”, explicou o Prefeito.

Fabrício segue buscando alternativas e mecanismos que possam auxiliar a população na convivência com a seca. “Nosso trabalho e comprometimento em melhorar esta situação é contínuo. Por isso, vamos seguir buscando formas e parcerias que gerem mais qualidade de vida para todos”, afirmou Fabrício.

Segundo o presidente da COMPDEC, Vicente de Paula Fernandes, o trabalho que vem sendo realizado em parceria com o Exército tem sido ostensivo no sentido de combater possíveis fraudes e eventuais quedas na qualidade da água distribuída. Para isso, semanalmente, todos os 43 pontos de abastecimentos são inspecionados pela equipe, como forma de evitar o armazenamento inadequado, além de acompanhar se toda a quantidade de água contratada é entregue.

Já de acordo com o Coordenador da COMPDEC, Carlos Rodrigo, a cada 30 dias, os contratos com os caminhões são renovados e todos tem o seus veículos inspecionados, desta forma, verificando se os mesmos continuam a atender todas as exigências para atender satisfatoriamente a população.

Evangelho (Lc 19,11-28)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse:
“Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’.
14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. 16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’.
18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’.19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’.20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O Maior Show do Ano Será no Forró no Campo de Iracema/CE.


Programação Social da Festa de Nossa Senhora da Conceição de Pau dos Ferros/RN.


Obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água de Encanto estão em ritmo acelerado.

Um pleito encampado pelo Prefeito, Alberone Neri, junto ao Governo estadual do Rio Grande do Norte, está próximo de se concretizar. Com recursos oriundos do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento), as obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água da cidade de Encanto estão em ritmo acelerado.


A batalha pela ampliação do sistema de abastecimento de água de Encanto é uma luta travada pelo Prefeito Alberone Neri, que reivindicou também, a substituição do sistema de captação que funciona atualmente através de poços tubulares e que não atendem mais a demanda da cidade para o açude público do município.


Ele explicou que o manancial de água está localizado no Encanto de Cima, tendo capacidade para praticamente 10 milhões de metros cúbicos de água é e sempre o 1º a sangrar na região, quando do período invernoso.



Para a implantação do novo sistema de abastecimento da cidade, a CAERN está aplicando recursos da ordem de R$ 987.469,61 e a direção da empresa se comprometeu com o Prefeito Alberone Neri, em entregar a obra durante a festa do Padroeiro do município, São Sebastião, que ocorre no período de 10 a 20 de janeiro do próximo ano.

Secretaria de Educação realiza encontrão do Programa Brasil Alfabetizado.


A Secretaria de Educação e Cultura do município de Encanto realiza um encontrão-confraternização do Programa Brasil Alfabetizado com ampla participação do público alvo do programa.

A Secretária Maria Aparecida destacou que o evento foi realizado na última sexta feira, no sítio Sanharão e contou também com a participação do Prefeito Alberone Neri, equipe da Secretaria de Educação e Coordenadores do Programa.


O Programa Brasil Alfabetizado foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura desde 2003, sendo voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

O programa tem o objetivo de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

Evangelho (Lc 19,1-10)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade.2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus
chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.