Dona Izabel Emiliana de Oliveira, moradora da comunidade Várzea do Barro, município de Parelhas, completou 110 anos no último dia 26 de agosto. A certidão de casamento da mulher centenária diz que ela nasceu em 1901, mas dona Izabel garante que houve um erro no momento do registro e que ela é, na verdade, de 1900. Ela mora com quatro, dos nove filhos que teve. Três morreram ainda bebês. A residência que pertenceu ao pai é afastada do barulho da cidade. Há mais de vinte anos ela não vai à zona urbana de Parelhas e declara não sentir a menor falta.
Neta de Felix Gomes, uma dos fundadores de Parelhas, dona Izabel diz não ter muitas recordações do passado e tem pouca noção do presente, não sabendo, por exemplo, qual o nome do atual presidente do Brasil, nem quem são os candidatos deste ano, lembrando apenas de governantes do passado como Getúlio Vargas.
Dona Izabel também sabe a data do seu aniversário, porém não gosta de comemorações e nem que cantem o tradicional "Parabéns pra você" no dia em que completa mais um ano de vida.
Glorioso mártir São Sebastião, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer, que fazem viver sem fé, sem esperança e sem caridade. Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. São Sebastião, Advogado contra a Epidemia, a Fome e a Guerra, rogai por nós. Rezar o Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai
Nenhum comentário:
Postar um comentário