Os símbolos do São João em todo o Brasil, os fogos de artifício e as fogueiras estão no alvo de controle do Corpo de Bombeiros e devem ser acionadas com segurança, atendendo as orientações dos técnicos.
As tradicionais “bombinhas” de São João que são consideradas brinquedos para as crianças no período junino tem despertado atenção do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte que vem fazendo campanha para que os números de acidentes com queimaduras e descargas elétricas, diminua.
De acordo com o tenente Daniel Glaedson, responsável pelo trabalho de combate e orientação do Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros do RN (SERTEN), todo os anos a preocupação é com a prevenção a acidentes, principalmente elétrico que tem resultados mais recorrentes. “Em todas as festas, as instalações elétricas são alvo de atenção por causa dos acidentes e dos fios desencapados que geralmente ficam perto de estruturas metálicas e são ignorados pelos organizadores”, explica.
As recomendações para evitar acidentes com fogo também são direcionados a fogueiras, como destaca o tenente Glaedson. “A dica é que os organizadores de festas juninas não montem fogueiras perto de aglomerações, de árvores, nem de forma empilhada, sempre formando uma base mais larga evitando que as fogueiras se espalhem quando estiverem acessas”, argumenta.
No quesito fogos de artifício, o tenente aconselha a observação da embalagem e indicação da faixa etária. “Os acidentes mais comuns são com o manuseio de fogos de artifício com crianças e para isso, o Corpo de Bombeiros pede aos pais que se informem sobre o efeito dos fogos e a classificação de perigo para que os fogos tenham uso correto e não provoquem acidentes”, destaca.
O período de festas juninas deve continuar até meados de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário