Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Confira a programação completa do Carnaval 2012 em Macau

Festa todo dia e toda hora. O Carnaval mais movimentado do litoral Norte, em Macau, distante 176 quilômetros da capital, tem opções ininterruptas para o folião que busca uma overdose de diversão. Descansar praticamente é um verbo que passa distante do carnaval na cidade, um dos maiores e mais tradicionais do Rio Grande do Norte. O ritmo predominante durante a folia momesca é o axé, com destaque à swingueira e o forró elétrico. Amanhã já tem festa com a Banda Grafith no Distrito da Cohab, a 8 km da sede do município, e na sexta-feira, a final do campeonato dos blocos, outra tradição que antecede a abertura oficial às 22h, na Praça Dinarte Mariz. São dois trios elétricos abrindo oficialmente a folia, puxados pelas bandas Kabaço Molhado Elétrico e Saia Rodada Elétrica.

Mas é a partir do sábado que o clima esquenta na terra do sal, que terá esse ano atrações de peso como as bandas Aviões Elétrico, Fantasmão, Forró dos Plays, Cavaleiros, Grafith, Nagibe e Forró Pegado, apenas para citar algumas. A cidade chega a receber 200 mil foliões, sendo que a população da cidade, segundo o IBGE, é de 28.890 habitantes. O problema de reunir tantas pessoas assim é que, não raro, o comércio da cidade fica desabastecido de itens de mercearia e até mesmo de água para tomar banho. Sorte de quem tem caixas d'água grandes. Os organizadores dizem que, ano a ano, a estrutura da cidade é melhorada para evitar transtornos desse tipo. Por meio da assessoria de imprensa, a Caern informou que, tanto Macau quanto Assu e Guamaré vão receber bombas reservas para entrar em operação caso haja necessidade, e pede que haja uso racional da água, evitando banhos demorados.

Tudo pronto, banho tomado, é hora de cair na folia. "Aqui a festa começa cedo, às 11h da manhã. Todo mundo vai à praia de Camapum fazer a festa por lá. Lá pelo meio da tarde as pessoas descem para o arrastão, o mela-mela na entrada da cidade. O percurso foi implantado no anel viário, que tem aproximadamente 6 km de extensão. É umdos maiores percursos de trio do Brasil", conta o assessor técnico da Secretaria Municipal de Turismo de Macau, Vagner Richadilson Barbosa Leonez. "Depois do mela-mela, à noite, tem o frevo na Praça da Conceição, e às 22h a festa com trios e os grandes shows. O Largo de Eventos Mestre Avelino tem estrutura com dois palcos e cinquenta camarotes, dois deles temáticos, o Devassa e o Jardim Itaipava".

O assessor da prefeitura faz questão de ressaltar que todas as opções do carnaval de Macau são gratuitas. "O folião tem a opção de comprar camisetas dos blocos de tratores durante o mela-mela, mas o acesso em todos os eventos é de graça", afirma Vagner. Em Camapum, o carnaval de praia, a estrutura foi melhorada com a urbanização do calçadão, ampliação da iluminação e mais vagas de estacionamento. "E também não esquecemos o carnaval tradicional, as nossas raízes. Quem quiser o frevo e conferir a beleza das nossas escolas de samba, também está convidado. Está tudo pronto pra começar a folia", adiantou.

Flávio Veras, prefeito de Macau, disse que essas características fazem a diferença do carnaval na cidade dos outros carnavais pelo interior do Estado e até da capital. "Em Macau temos grandes bandas, quatro trios elétricos, palcos em vários polos, oferecendo uma programação totalmente gratuita para o folião que opta pelo nosso destino para brincar o carnaval", disse Veras.

Infraestrutura

Em um ritmo acelerado, a estrutura utilizada no carnaval de Macau começou a ser montada no Largo de Eventos há duas semanas. Foram instalados camarotes, palcos, estrutura de som, banheiros químicos e telões. O Carnaval de Macau só cresceu nos últimos sete anos, segundo o prefeito, após algumas mudanças como a erradicação da Vala Negra, a retirada da linha férrea, que antes excluía os moradores do bairro dos Navegantes, a abertura de novas Ruas, a pavimentação asfáltica em mais de 80% de ruas e avenidas. A implantação da Avenida da Integração e o Anel Viário foram ações determinantes para que o carnaval de Macau ganhasse a dimensão que alcançou.

Um dos quatro polos da folia, o Largo de Eventos Mestre Avelino foi ampliado e modernizado com a remoção da velha rodoviária que estava em ruínas. Outro ponto importante foi a erradicação dos velhos barracos de madeira que serviam como bares, tendo sido construída a praça de alimentação com dez quiosques de alvenaria. O novo espaço do largo de eventos tem capacidade para receber cerca de 80 mil pessoas em cada noite de festa. No largo serão montados, além dos particulares, os camarotes temáticos. Felipe Augusto, organizador de um deles, disse que o espaço vai receber uma média de 250 pessoas por dia do evento. "Vendemos quase todas as temporadas de seis dias, incluindo a programação oficial de sábado a domingo. Restam menos de cem ingressos para acompanhar a festa no camarote Devassa", disse o organizador.

Blocos, samba, frevo e ressaca

O Carnaval de Macau não tem opções apenas na praia, no mela-mela, na praça da Conceição e no Corredor da Folia. Há várias outras opções de diversão. Na sexta-feira, 17, acontece o Carnaval da Melhor Idade, um arrastão pelas ruas da cidade, com saída às 16h da Praça Dinarte Mariz. Dois blocos comandam a brincadeira: o bloco dos Idosos, com a Orquestra Harmonia do Frevo, e o bloco das Crianças, com Galinha Pintadinha. Também na sexta, ocorre a partir das 20h a tradicional final do Campeonato de Blocos no Ginásio Virgílio Barbosa. Um arrastão com os foliões dão boas vindas ao carnaval a partir das 22h, na Praça Dinarte Mariz. É a abertura oficial com dois trios: Kabaço Molhado Elétrico e Saia Rodada Elétrica.

Entre o domingo e a terça quem gosta de frevo ou de samba tem a opção de se divertir com o desfile da tribo dos Índios Guaranis, a partir das 20h, no domingo. A segunda, a praça da Conceição concentra, a partir das 16h, o Cordão da Fantasia, um arrastão com orquestra de frevo, e a terça-feira é a vez do Desfile das Escolas de Samba. São cinco agremiações: Azes do Ritmo, Imperadores do Samba, Beija-Flor, Bloco da Vitória e Tribo Guaranis. A quarta-feira de Cinzas também é de festa em Macau: o carnaval da ressaca ocorre no distrito de Diogo Lopes às 15, com o Bloco Burro Elétrico que tem como atrações Swing de Galpão e Trio Caboré. Às 20h, ocorre a apuração do desfile das Escolas de Samba na Praça da Conceição. Depois, às 20h, o carnaval se encerra com o Pagode Sem Compromisso. 




DN Online.

Nenhum comentário: