O Brasileirão - criado de fato em 1971, quando teve no Atlético-MG o seu primeiro campeão – adotou os pontos corridos em 2003.
Esta edição de 2013 é, portanto, a 11ª disputada neste sistema.
O time que caiu para a Segunda Divisão com a maior pontuação, em todas essas onze disputas, foi o Coritiba, em 2009, com 45 pontos.
Baseados neste dado, a dez rodadas do final do Brasileirão 2013, Júlio Cesar Cardoso e seus colegas do ótimo Futdados.com fizeram o seguinte raciocínio de segurança: para ser o mais confiável possível, considerando ao menos o que se viu até aqui, uma tabela de projeção para escapar do rebaixamento deveria considerar a marca de corte mínima de 46 pontos conquistados ao final do campeonato.
E, com este pensamento, fizeram a interessante tabela publicada ao final deste texto.
Perceba, amado amigo, que, por exemplo, Flamengo e Corinthians, os dois com 37 pontos, necessitam, por essa lógica, de nove dos 30 pontos ainda em disputa para garantir lugar na Série A em 2014.
São 30% de aproveitamento. Ou três vitórias em dez jogos. Ou duas vitórias, três empates e cinco derrotas.
Não é muito. Mas com uma só vitória daqui para frente a coisa complicaria para ambos. Neste caso, teriam de empatar – ou seja, não perder – seis das nove partidas restantes. A missão complica um pouco mais.
O São Paulo, com 34 pontos, precisa de mais 12. Quatro vitórias em dez jogos. Ou três vitórias, três empates e quatro derrotas. Ou ainda duas vitórias, seis empates e apenas dois revezes até o fim. As duas últimas opções, admitamos, são apertadas.
Mas o cenário esteve bem pior para o Tricolor no início do campeonato. Mesmo porque a equipe tem, hoje, exatos 40,5% de aproveitamento. Isso é meio ponto percentual a mais do que os 40% (12 pontos em 30) necessários para livrar o pescoço da equipe do Morumbi.
Em resumo: se o São Paulo fizer, nas próximas dez partidas do campeonato, exatamente o que conseguiu fazer em termos de aproveitamento nas primeiras 28, quase certamente estará livre da degola.
O Vasco, com 32, precisa de mais 14. São quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. Ou três vitórias e pelo menos cinco empates nos sete jogos restantes. Situação complicada.
O Náutico poderá ter seu rebaixamento sacramentado nesta próxima rodada. Com apenas 17 pontos, precisaria de outros 29 em 30 possíveis.
Na prática: dez vitórias em dez partidas
Isso significa o seguinte: perdendo na 29ª rodada, restarão apenas mais 27 pontos em disputa. Se as contas do Futdados não estiverem rigorosas demais, a coisa para o simpático e amado time pernambucano acabará por ali mesmo.
E, se torcer para Cruzeiro, Botafogo, Grêmio e Atlético-PR, comemore e respire aliviado: você, amado amigo, está entre os felizardos garantidos na Série A do Brasileirão no ano da Copa por aqui.
Há 5 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário