Por muito tempo, o São Paulo foi apontado como um clube modelo de gestão. O tricampeonato brasileiro, contudo, parece ter subido à cabeça. Desde que fora campeão nacional pela última vez em 2008, o Tricolor voltou a levantar uma taça somente na Sul-Americana de 2012. Para piorar, neste final de semana, o Sampa passou a ser o grande clube brasileiro com o maior jejum de títulos estaduais.
O novo “rótulo” é culpa do Vasco, clube que ostentava a marca. O problema é que o Gigante da Colina quebrou um jejum de 12 anos sem conquistar o Carioca, neste domingo, quando bateu o Botafogo, por 2 a 1, e levantou o caneco. Agora, o São Paulo passou a ser o dono da marca, já que não conquista o Paulistão de 2005. E o pior é que desde então sequer passou à final. Em 2006, foi vice, mas o Santos acabou campeão por pontos corridos.
Assim como em 2006, na temporada 2005 o Paulistão foi disputado no sistema de pontos corridos. O Tricolor acabou conquistando o caneco de forma folgada, já que terminou na liderança, com 45 pontos. Corinthians e Santos ficaram, na segunda e terceira posição, respectivamente, com 37 pontos cada.
Naquela época, o Sampa era comandado pelo técnico Emerson Leão e tinha a base que seria, mais tarde campeão da Libertadores e Mundial em 2005. O time contava com destaques como Rogério Ceni, Lugano, Fabão, Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Luisão.
O fato curioso é que o segundo colocado é outro clube paulista. O Palmeiras não vence o Paulistão desde 2008. Naquele ano, foi campeão sobre a Ponte Preta. Depois disso, levou seis anos para chegar até uma decisão novamente. O que ocorreu apenas agora em 2015.
Há 17 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário