Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sábado, 2 de outubro de 2010

Grupo de pequenos poetas encanta a pacata Encanto

No ano de 2005, a turma do sexto ano da Escola Estadual Cid Rosado, do município de Encanto, 430 Km de Natal, no Alto Oeste Potiguar era uma turma barulhenta, daquelas de tirar o sossego do professor. Conversas paralelas em sala de aula, aviãozinho pra lá e pra cá, notas vermelhas, muita bagunça e pouco estudo. Porém, a professora Aparecida Grangeiro teve a sensibilidade para perceber, naquele barulho, um tino poético e pensou em uma forma de transformar a criatividade, observada nas tiradas engraçadas dos “espertinhos”, em produção cultural.

wendell camaraEsse grupo de alunos  participa do projeto da professora Aparecida Grangeito, em  Encanto(RN)Esse grupo de alunos participa do projeto da professora Aparecida Grangeito, em Encanto(RN)
A idéia de montar um grupo de pequenos poetas surgiu durante a realização de um evento no dia da poesia. A proposta era, não apenas apresentar, mas, principalmente, interpretar a mensagem dos autores e cultivar o apreço pelo gênero poético. Com essa proposta, a professora montou uma dinâmica de apresentações que consiste na declamação de textos poéticos, ao som instrumental de violão, intercalados com canções do conhecimento popular sob o comando de apresentadores pautados com textos sobre a temática do evento. As apresentações também contam com números de teatro e dança.

O trabalho resultou em diversos convites para apresentações em eventos culturais, pela região Oeste do estado, que rendeu ao grupo o título de “Os meninos da poesia” e na edição de um livro, escrito a partir da compilação de poesias escritas pelos próprios alunos, intitulado “Pequenos Poetas”. O lançamento da obra foi em outubro de 2005, no melhor estilo do grupo, com recital dos textos poéticos, intercalados por canções populares.

No Prolem

O grupo de pequenos poetas se apresentou, recentemente, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, durante o seminário do Programa de Leitura do Ensino Médio (PROLEM). Na ocasião, eles fizeram uma apresentação de 40 minutos e no final Tércio Pinheiro, Andreza Myrles, Daniele Raíres, Lupicínio Junior, Andreza Barros, Tayná, Polyana, Mariana Fernandes, Luana, Jeysse, Nina Vitória, Giovanni Sampaio, Brenda Souza e Eduardo foram aplaudidos de pé por uma platéia formada por educadores de todo o estado

Talento de quem sabe contar

Colando a vida

Mamãe escola, Papai roça, Mamãe cheirinho, Papai bonitinho...Mamãe brigona, Papai com razão, Mamãe charmosa, Papai gatão...Mamãe pouco, Papai demais, Mamãe lágrima, Papai jamais...Mamãe querida, Cheirosa, gostosa, Linda, danada, Boneca dengosa...Papai machão, Com jeito de gatão, Todo safadinho, Com o chicote na mão.

(Mariana Naiane, 10 anos)

Será?

Tenho 12 anos, Sou moça ou criança? Só sei que em ninguém Tenho mais confiança...Eu preciso compreender, Estou na fase da adolescência, Minhas roupas não vão mais ser as mesmas, Estou cheia de carência, Eu sou um botão Que preciso desabrochar...Cada dia murcho mais, Solidão vai me acabar...Eu tenho confiança Em deus que é meu pastor, Vai me dar esperança De encontrar um grande amor.

(Lais Giovana, 12 anos)



Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário: