Segundo, o secretário de estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Vagner Araújo, esse será o primeiro Restaurante inaugurado esse ano, mas novas unidades serão abertas até o final de 2018. “O processo licitatório das novas unidades já está finalizado. As empresas ganhadoras estão em fase de contratação para dar início a instalação do programa em municípios como Natal, Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Touros, Goianinha, Caraúbas, Ceará-Mirim, Caicó, Baraúna, Extremoz e Cerro Corá”, explicou o secretário.
Vagner destacou que os restaurantes populares são uma importante ação de cidadania que o governador Robinson Faria estruturou desde o início do seu mandato, dentro da política de segurança alimentar financiada com recursos específicos do fundo de combate à pobreza que foi criado pela Constituição Federal. “Esse programa é muito bem avaliado por todos inclusive pelos efeitos colaterais positivos que traz, como a emancipação da mulher. Sim. Onde há restaurante popular dona de casa pode trabalhar, estudar, fazer um curso porque ela não precisa ficar em casa preparando o almoço. Não fica amarrada à chamada dupla jornada a que toda mãe de baixa renda é obrigada se quiser trabalhar e cuidar da casa ao mesmo tempo. Ela pode trabalhar ou estudar e recorrer ao restaurante, que é quase de graça, para o almoço da família. Isso é um ganho de oportunidade, também, para as mulheres”, ressaltou o secretário.
As novas unidades representarão um aumento de 224 mil refeições mês, somando 672 mil almoços por mês em todo o estado.
Atualmente, são servidos 448 mil almoços por mês nas 32 unidades instaladas no RN. O programa está nos municípios de Natal (Centro Administrativo, Alecrim, Planalto e na avenida Pompéia e Igapó, ambos na Zona Norte), Mossoró (Centro, Alto de São Manoel, Santo Antônio e UERN), Assu (Centro e Frutilândia), Caicó, Currais Novos, Macaíba, Pau dos Ferros, Parelhas, Areia Branca, Extremoz, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, João Câmara, Parnamirim, Jardim de Piranhas, Canguaretama, Jucurutu, Santo Antônio, São Miguel, São José de Mipibu e Apodi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário