Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sábado, 9 de novembro de 2013

Vem aí a Festa Brega na Arena Casa Branca de Pau dos Ferros/RN.


Henrique Alves descarta Governo do RN, no momento: “Sirvo melhor em Brasília”

Henrique: “Hoje ninguém governa sozinho. É preciso ter parceria na área federal”. Foto: Divulgação
A imprensa natalense, infelizmente, não pode acompanhar os políticos locais em todos os eventos ocorridos no Estado. Pelo menos, onde ela não pode estar, a assessoria de imprensa dos políticos se encarregam de relatar o que aconteceu. Claro que sempre privilegiando o que os assessorados querem que seja divulgado. E, nesse sentido, o que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, quer relatar é que, no momento, não é candidato ao Governo do Estado.

A declaração foi dada durante evento realizado no município de Alexandria, zona Oeste do Estado e a mais de 400 quilômetros de Natal. Durante os festejos de 87 anos da emancipação política da cidade, Henrique assistiu ao desfile cívico-estudantil e militar, conversou com lideranças políticas locais e foi convidado a disputar o Governo do Estado em 2014. Convite esse feito pelo prefeito de Alexandria, Nei Rossato.

Segundo a assessoria de Henrique, o presidente da Câmara dos Deputados deixou claro que, no momento, serve melhor ao Estado “por meio de sua atuação política em Brasília”. No momento, frisa-se, mostrando alteração no discurso do ano passado, quando ele afirmou que não era, nem seria, candidato ao Governo do Estado.
“Hoje ninguém governa sozinho. É preciso ter quadros, ter equipe, ter aliados e parceria na área federal. Acho importante que o Rio Grande do Norte preserve o espaço que tem no cenário nacional, de modo que o governador que vier possa ser ajudado na tarefa de reconstruir o nosso estado, que passa hoje por momentos muito difíceis”, explicou Henrique.

O presidente da Câmara dos Deputados também disse que ainda não é hora para a definição de nomes. O PMDB está empenhado na elaboração de um projeto real, simples, mas, claro e preciso, que defina os caminhos de sua reconstrução. Não será um projeto fechado, para ser imposto.

Contudo, esse não é o único problema para essa falta na definição de nomes do PMDB ao Governo do Estado. Até o momento, o partido não conseguiu lançar um nome. Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social e ex-governador, disse e repetiu que não será candidato, mesmo sendo bem avaliado nas pesquisas de intenção de voto. O filho dele, o deputado estadual Walter Alves, também negou a possibilidade, ressaltando que será candidato a reeleição. O próprio Henrique é cotado, mas perderia na disputa eleitoral para outros nomes – como Wilma, por exemplo – e, além disso, tem dito que planeja ser reeleito presidente da Câmara.

De qualquer forma, segundo Henrique, a intenção do partido é fazer um projeto aberto à contribuição de todos os partidos que estejam dispostos a discuti-lo, a contribuir para o seu aperfeiçoamento e para a sua execução. Henrique Alves assinalou que, a partir daí, democraticamente, sem radicalismo e sem intolerância, é que os nomes deverão ser definidos. (CM)

Evangelho (Jo 2,13-22)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os Judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Vereadores de Natal conferem o avanço das obras do Estádio Arena das Dunas


Doze vereadores da bancada de Natal visitaram o Estádio Arena das Dunas no início desta manhã (08). Acompanhados da Governadora Rosalba Ciarlini, os parlamentares conferiram de perto o andamento das obras e conheceram a nova estrutura.

A instalação dos dois novos placares eletrônicos (painéis com 60 metros quadrados, sendo 12 metros de comprimento por 5 metros de altura) já está quase finalizada. Um deles encontra em funcionamento.

Outro avanço conferido foi na parte da cobertura; apenas quatro das 20 pétalas previstas faltam ser fixadas. Nas primeiras, o trabalho de revestimento (isolamento térmico com manta de espuma) também está adiantado.

A Chefe do Executivo Potiguar também levou o grupo para conhecer o setor reservado aos camarotes, de onde puderam ter uma ampla visão do campo e de todo o Estádio.

Na visita, o presidente da Câmara, Albert Dickson, e a vereadora Júlia Arruda apresentaram à Governadora um Projeto de Lei da Câmara Municipal que solicita a construção de um Memorial do Machadão.

Rosalba Ciarlini aproveitou para explicar aos vereadores que já há a previsão da construção de um Museu dentro do Arena das Dunas. “O nosso projeto é ainda mais amplo: vamos dar visibilidade e destacar a história não só do glorioso estádio Machadão, como também de toda a história do nosso futebol. Queremos deixar essa marca na Arena, que será visitada por pessoas do mundo inteiro”.

O secretário especial da Copa (Secopa), Demétrio Torres, também acompanhou a visita e detalhou como serão os locais de entrada e saída do público, bem como dos jogadores e de equipes técnicas.

O vereador Dickson Nasser Junior, que pela primeira vez conferiu a estrutura interna do estádio, ficou admirado com a grandiosidade do local. “É impressionante como o espaço é grande, essa Arena é muito bonita”.

Quando concluída, a infraestrutura do complexo esportivo terá 40 camarotes, 2 mega-telões digitais, 2 vestiários, área de aquecimento, centro de imprensa, sala de conferência, controle de segurança com sistema de monitoramento de vídeo, sistemas de sonorização e de bilhetagem, 29 quiosques para venda de alimentos e bebida, arena indoor para pequenos shows (de 3 a 4 mil pessoas), 22.000 m2 de área externa para realização de feiras de automóveis, eventos de esportes radicais, vôlei de praia, escritórios e áreas comerciais e mídia center com sala de conferência-auditório para 250 pessoas com cabine de som e tradução simultânea.

Última das arenas a começar a ser erguida no Brasil, construída por meio de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado e a Construtora OAS, a das Dunas está localizada em um dos mais importantes corredores viários de Natal. Depois de inaugurado, o estádio será palco, além das partidas de futebol, de uma agenda intensa de eventos tais como shows artísticos e feiras.

Sindicato rebate Getúlio Rêgo: “Impeachment tem amparo legal”

Simone Dutra, do Sindsaúde, foi uma das autoras do pedido de impeachment. Foto: Divulgação
Simone Dutra, do Sindsaúde, foi uma das autoras do pedido de impeachment.


A presidente do Sindsaúde, Simoni Dutra, também se manifestou sobre a posição do líder do governo. Segundo ela, há uma tentativa de escamotear o fato de que a abertura de impeachment não é uma decisão técnica, mas sim política.

A tese do Sindsaúde é que o governo não prioriza a população e isso, levado à conta de decisão pessoal da governadora, é improbidade administrativa. “Tem que acabar com a cultura de que o governante pode fazer o que quiser, desde que não roube, deixando de fazer o que é obrigação. A Constituição prevê o afastamento e a investigação em caso de improbidade administrativa”, justifica.

Dutra afirma que a situação do Estado, do ponto de vista da arrecadação, é melhor que no passado. No entanto, o governo não garante o que é básico, que é, por exemplo, o pagamento dos salários dos servidores que prestam serviço à população. “Se a governadora não garante direitos elementares dos trabalhadores que trabalham e não recebem, ela não tem probidade administrativa”, afirma.

O fato de o governo aplicar mais recursos em propaganda do que em educação e saúde também mostra improbidade, segundo a visão do sindicato. “Pessoas estão morrendo por falta de UTI. E o governo tem coragem de retirar da saúde para aplicar em propaganda”, diz.

A linha do documento entregue aos deputados, afirma ela, é em cima do que a governadora não cumpre como gestora. “Parece que há uma cultura política no País, de que só existe impeachment se tiver escândalo declarado, e o governo Rosalba ainda não tem escândalo declarado, pelo menos à vista. Mas o que nós apontamos é a falta de probidade administrativa sobre várias questões”, salienta. “Por exemplo, o governo deve mais de 60 milhões aos municípios porque não repassa a verba do Ministério da Saúde relativa à Atenção e à Farmácia Básica. Está desde 2010 retendo esse recurso”, diz.

CONFISCO

O Sindsaúde acusa o governo de confiscar os salários e remunerações. “O terço de férias do mês de junho foi confiscado. Quem recebeu em junho, quando chegou julho teve o valor externado”, denuncia. Simoni Dutra afirma que se for feito um histórico da folha de pagamento da saúde estadual, haverá constatação de que o montante gasto está declinando, em vez de ascendendo. “Porque todo mês há confisco de salários, retirada de adicionais noturnos, não pagamento de plantões e de horas extras trabalhadas. Algumas pessoas não estão recebendo”, continua.

Dutra afirma que esse mês o governo fez o confisco de vantagem pessoal que servidores de nível superior da saúde, médicos, enfermeiros e dentistas, recebiam desde 2006. “Teve gente que chegou a perder 600 reais só este mês”, acrescenta. “Isso é para quê? O governo não é claro com as constas do Estado. Todo mês bate recorde de arrecadação. O Ministério Público aponta superávit de R$ 7 bilhões de tudo o que já foi arrecadado”, salienta.

“Diante de tudo que está acontecendo é necessário investigar e afastar a governadora para que se apure de fato se o seu governo vem cumprindo o que a Constituição e a Lei Orgânica do Estado determinam. O documento tem sim amparo legal. É todo em cima da legislação e aponta para denúncias de improbidade administrativa”, completa a sindicalista.

“Se o povo não tivesse pedido o ‘Fora Collor’, Congresso não teria se movido”

Simone Dutra disse, ainda, que o Sindicato irá se reunir na próxima semana com a Associação dos Defensores Públicos. O objetivo será compor um Fórum Estadual pelo “Fora Rosalba”, com a participação de sindicatos, movimentos organizados e entidades da sociedade para organizar um movimento.

“Porque na realidade essa decisão quanto ao impeachment não é jurídica. Quando falam que não tem fundamental jurídica estão escamoteando que essa é uma decisão política. A reversão disso só se dá com a participação da sociedade e das pessoas. É necessário que a sociedade se envolva e o movimento peça o ‘Fora Rosalba’, porque queremos que o rumo dessa história seja mudado. Os deputados só vão encapar isso se houver pressão popular”, defendeu.

Segundo Simoni Dutra, da mesma forma como aconteceu com o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo, é preciso que a sociedade se organize para destituir Rosalba Ciarlini. “Se o povo não fosse para as ruas pedir o ‘Fora Collor’, ele teria terminado o mandato porque o Congresso não teria se movido”, declarou.

Com 1,6 milhão como meta, Fla projeta 60 mil sócios antes de decisão

A torcida do Flamengo faz a festa no jogo contra o Goiás, no Maracanã (Foto: Cahê Mota)
Um contador que não para de girar. Essa tem sido a realidade da medição de sócios-torcedores do Flamengo desde a classificação para final da Copa do Brasil. Se o dia seguinte à vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, na semi, foi suficiente para ultrapassar o Corinthians e transformar o "Nação Rubro-Negra" em quarto programa mais bem sucedido do país - com média de 150 adesões por hora -, o departamento de marketing rubro-negro projeta um crescimento ininterrupto até a decisão contra o Atlético-PR, dia 27, no Maracanã. Com cerca de 48 mil membros na noite de quinta-feira, o clube estima superar a marca dos 60 mil nas próximas três semanas, ficando assim atrás somente de Inter (109 mil) e Grêmio (74 mil).

A explosão do programa se deve muito ao desejo dos flamenguistas em ter prioridade para compra de ingressos para finalíssima. Para se ter ideia, dos quase 50 mil bilhetes vendidos diante do Goiás, cerca de 20 mil foram adquiridos pelos sócios antes de serem destinados ao grande público. O retorno positivo empolga nos bastidores, e o diretor de marketing Fred Luz é claro ao relacionar o sucesso repentino à boa performance da equipe em campo. Tanto que as estimativas crescerão ainda mais em caso de título. Não somente pela empolgação natural, mas também pelo fator Libertadores - seja para ingressos ou formação do elenco.

- É uma coisa muito nova, mas acredito que temos uma chance muito grande de chegar aos 60 mil antes da final. Na hipótese de título, abre uma outra perspectiva: a Libertadores. Os reforços do time já terão que ser diferentes, como o Wallim já falou, e muda bastante essa equação. Se o Flamengo conquista o título, como esperamos, dá outro "boom".

Sessenta mil membros é uma meta ousada e palpável a curto prazo, mas está longe do objetivo traçado pela diretoria. Ter os cerca de 40 milhões de torcedores do clube efetivos no "Nação Rubro-Negra" é uma utopia, mas, com base no exemplo do Benfica, o diretor Fred Luz sonha alcançar a marca de 1,6 milhão de adesões.

- A ideia do programa é criar a espiral positiva. O torcedor ajuda o clube, o dinheiro é voltado exclusivamente para o futebol, que sai fortalecido, empolga e o torcedor se engaja. Tomara que isso não tenha fim até atingir os 40 milhões de rubro-negros. Até o momento, a maior conversão de torcedor em sócios é do Benfica, com 4%. Isso significa 1,6 milhão para o Flamengo. Estamos bem para este início, mas ainda muito longe do potencial de um programa bem estruturado. É o começo de um processo.

Para decisão contra o Atlético-PR, o Flamengo sabe que ainda vão sobrar ingressos para o público que não faz parte do projeto de sócio-torcedor. Futuramente, no entanto, a realidade pode ser diferente, o que fará com que o lucro cresça de acordo com a adesão de categorias mais privilegiadas. Atualmente, seis planos variam entre R$ 39,90 e R$ 199,90, com os sócios que pagam mais caro com prioridade na fila por bilhetes.

- Boa parte dos sócios está fora do Rio. Contra o Goiás, conseguimos colocar 54 mil ingressos à venda, mas o Maracanã tem muito mais lugares. Cerca de 20 mil sócios compraram. Está longe de lotar o estádio, mas isso vai acontecer. E quando acontecer as faixas de sócio vão importar mais ainda, pelas prioridades diferentes. Além disso, o sócio tem tido desconto.

Normalmente, o participante do "Nação" tem pago metade do valor que desembolsaria em condições normais (incluindo benefícios de meia-entrada). Na decisão, porém, é possível que o desconto seja menor.

Amanhã tem Sala de Reboco e Rogério Lima no Oásis Clube do Encanto/RN.


33ª Rodada do Brasileirão 2013 - Série "A"


RodadaDataHoraMandantePlacarVisitanteLocalCidade
33ª09/1118:30BahiaxAtlético-MGArena Fonte NovaSalvador
33ª09/1118:30PortuguesaxCoritibaCanindéSão Paulo
33ª09/1120:00FlamengoxGoiásMaracanãRio de Janeiro
33ª10/1116:00InternacionalxBotafogoCentenárioCaxias do Sul
33ª10/1116:00Atlético-PRxSão PauloVila CapanemaCuritiba
33ª10/1116:00Ponte PretaxVitóriaMoisés LucarelliCampinas
33ª10/1116:00CruzeiroxGrêmioMineirãoBelo Horizonte
33ª10/1118:30CorinthiansxFluminenseArena da FonteAraraquara
33ª10/1118:30NáuticoxCriciúmaArena PernambucoRecife
33ª10/1118:30VascoxSantosMaracanãRio de Janeiro

Evangelho (Lc 16,1-8)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.
8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Instalado o primeiro placar eletrônico do Arena das Dunas

O estádio Arena das Dunas já tem o primeiro placar eletrônico. Telão foi instalado no setor sudeste, na extremidade próxima do Centro Administrativo. Até sábado, um segundo telão deve ser instalado.

Com 18 frentes de trabalho e cerca de 1,8 mil trabalhadores na obra, o Arena das Dunas atingiu em outubro a marca dos 91% de conclusão, segundo a OAS, construtora responsável pela construção do estádio. A inauguração oficial está prevista para 31 de dezembro deste ano. Antes, três eventos-teste devem ocorrer no local.

“A obra alcançou os 91% e a inauguração será no final de dezembro, como está previsto no cronograma”, ratificou Arthur Couto, diretor de marketing da Arena das Dunas, que também adiantou a realização do primeiro jogo da Arena das Dunas. “Está agendado para o dia 12 de janeiro um jogo inaugural entre ABC e América. Mas, ainda não é certo”, adiantou.

Já foram instaladas 16 pétalas, como são chamadas as peças que cobrem as arquibancadas, além da montagem destas peças no solo e as instalações de revestimento em telha metálica na cobertura, segundo informou Arthur.

O gramado, que começou a ser plantado mecanicamente em 14 de agosto deste ano, já deu uma cara de estádio à Arena das Dunas. A grama do tipo bermuda Tifway 419 já recebeu o primeiro corte, inclusive. Ela foi cultivada em uma fazenda de Touros, município localizado no litoral potiguar, distante 90 quilômetros de Natal, e possui certificação internacional quanto à pureza genética.

As cadeiras, todas em tons de azul, estão sendo colocadas e já alcançou o percentual de aproximadamente 30% dos 32 mil lugares. Para a Copa serão colocadas mais 10 mil cadeiras (arquibancada móvel) por trás dos gols, ampliando a capacidade para 42 mil.

Fernando Mineiro, do PT, não aceita coligação do PMDB com o DEM e ameaça acordão

Mineiro antecipa: “Se depender de mim, não aceitarei. E se o PT quiser ficar (num palanque com o DEM), eu não ficarei”. Foto: Divulgação
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) disse que o PT não estará no mesmo palanque em que estiver o DEM no Rio Grande do Norte, reafirmando a posição nacional dos petistas, que exclui, além do DEM, o PSDB e o PPS dos palanques regionais. “Se depender de mim, não aceitarei. E se o PT quiser ficar (num palanque com o DEM), eu não ficarei”, disse o petista, durante entrevista ao “Jornal das Seis”, da FM 96.

As palavras do petista põe em xeque o acordo costurado entres os líderes do PMDB, Henrique Eduardo Alves, e do PT, Fátima Bezerra, com vistas à formação do palanque da oposição em 2014. Reunião recente no diretório nacional do PT, em São Paulo, chancelou o acordo entre peemedebistas e petistas. Tal acordo pretende impor a chapa Fernando Bezerra ao governo pelo PMDB, Fátima Bezerra pelo PT para o Senado.

Mineiro se referiu à proposta do líder peemedebista que visa juntar no mesmo palanque, além de PT e PMDB, o PSB e o DEM, partidos que estarão em palanques opostos ao da presidente Dilma Rousseff – especialmente o DEM, com quem o PT não admite aliança nem no primeiro, nem no segundo turno das eleições gerais do ano que vem. Segundo o deputado, caso seja confirmada a presença do DEM, ainda que na chapa proporcional, no palanque do PMDB, o PT não ficará neste palanque.

“Acho que o PT não ficará nesse palanque. Todos nós sabemos que existe um movimento do deputado Henrique buscando acordo amplo com todas as forças. São forças que são contraditórias. Evidentemente que se for essa a movimentação, certamente surgirão outras decisões. Até agora, não tenho conhecimento. Se depender de mim, não aceitarei. E, se o PT quiser ficar (num palanque com o DEM), eu não ficarei”, afirmou o petista.

Mega-Sena sorteia nesta quarta maior prêmio do ano: R$ 75 milhões

Mega-Sena pode pagar maior prêmio do ano
Acumulada, a Mega-Sena pode pagar nesta quarta-feira (6) o maior prêmio do ano. Quem acertar as seis dezentas sorteadas no concurso 1.545 levará para casa um prêmio de R$ 75 milhões.

Nenhum apostador acertou as seis dezenas no concurso 1.544, realizado na última sexta-feira (1º) por conta do feriado de Finados. Os números sorteados foram 02, 21, 30, 35, 45 e 50.

A quadra pagou R$ 556,70 e os acertadores da quina receberão R$ 26,6 mil. O maior prêmio pago este ano foi de R$ 43 milhões, no dia 1º de junho.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser efetuada até as 19h do dia do sorteio em qualquer uma das mais de 12.600 lotéricas do País.

Por causa do horário de verão, o apostador deve ficar atento ao horário do sorteio e do encerramento das apostas. A Caixa Economica Federal considera o horário de Brasília

Clientes da Caixa contam com uma facilidade a mais na hora de apostar na Mega-Sena. Basta ser maior de 18 anos, possuir uma conta Pessoa Física no banco, com acesso ao Internet Banking, para fazer sua aposta sem sair de casa.

Outra facilidade oferecida pelas Loterias é a Surpresinha, na qual o apostador pode deixar que o sistema escolha os números ou ainda concorrer com o mesmo jogo por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos, optando pela Teimosinha.

Bolão

Apostadores podem somar forças e concorrer ao prêmio com o Bolão CAIXA. Para isso, basta preencher no campo próprio do Bolão, no volante, a quantidade de pessoas que participarão da aposta.

O apostador também pode solicitar diretamente ao atendente da lotérica, informando os números da sorte e a quantidade de cotas desejada. O apostador também pode comprar cotas de bolões organizados pelas lotéricas.

Neste caso, poderá ser cobrada uma Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor da cota.

Evangelho (Lc 14,25-33)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Secretário de Agricultura e diretor Geral da Emater são empossados

Com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, foram empossados, no final da manhã desta terça-feira (05), o novo secretário de Estado da Agriculta, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Bezerra Dantas, e o novo diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Flávio Azevedo. O documento de posse foi assinado na Governadoria, no Centro Administrativo do Estado.

Tarcísio Dantas Bezerra é advogado, com especialização em direito tributário, também é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM).

Está na SAPE desde 2003 e atuou em vários cargos, como assessor técnico, membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e, mais recentemente, como secretário-adjunto.

Formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Flávio Azevedo Rodrigues de Aquino, foi prefeito do município de Nova Cruz entre 2009 a 2012. A nomeação para a direção da Emater foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).

“Eu tenho a certeza que tanto Flávio Azevedo como Tarcísio Bezerra têm uma dedicação muito grande pelo Rio Grande do Norte. Eles vão dar tudo para potencializar as ações que já estão no caminho certo”, disse a Governadora Rosalba Ciarlini durante a cerimônia.

Como tirar riscos da tela do celular; conheça algumas dicas caseiras

A tela de um celular é uma de suas partes mais sensível e não se pode negar que poucas delas passam ilesas ao bom e velho "risquinho". A melhor medida, claro, é evitá-los com películas, não deixar o celular jogado na bolsa com outros objetos, como moedas e chaves, e nem guardá-lo no bolso. Mas, se os riscos já existem, saiba que nem tudo está perdido. Felizmente, há algumas dicas para diminuí-los.

Borracha escolarAquelas borrachas que usamos para apagar textos a lápis é outro material que tira riscos do visor do seu celular. Basta esfregar levemente a borracha sobre o risco na tela. Depois, é só limpar a superfície e conferir o resultado. Se ainda restarem alguns arranhões, é só repetir o processo até eles sumirem.

Vaselina

Este é outro material usado no combate contra os riscos nos visores. Aplique uma gota de vaselina em um pedaço de algodão ou cotonete e esfregue por toda a tela por mais ou menos dois minutos e retire o excesso. Os riscos sumirão devido à densidade ótica da vaselina que se iguala a densidade da tela. Outros materiais, como silicone em pasta e óleo de soja (aqueles usados na cozinha), podem substituir a vaselina. Entretanto, eles não possuem a mesma eficácia e oferecem mais ameaça de danos na tela.

Creme dental

Pode parecer estranho e até engraçado, mas o creme dental ajuda a amenizar os riscos das telas. Com um pedaço de algodão ou um cotonete com a pasta dental (não pode ser em gel), você deve esfregar suavemente sobre a tela do seu celular por cerca de cinco minutos até que não reste nenhuma partícula do creme dental. Se restar algum arranhão no visor, tente repetir o processo. Entretanto, não é indicada a utilização deste processo por muitas vezes seguidas, pois pode comprometer a camada de verniz que protege a tela. Pode também comprometer o brilho do visor deixando-o fosco.

Displex

Este é um produto especial para tirar os arranhões das telas. Trata-se de uma pasta polidora que diminuem os riscos. Basta aplicá-la no local riscado, polir com um pedaço de algodão, cotonete ou um pano macio durante três minutos e retirar o excesso. Para alcançar melhores resultados, repita o processo mais uma vez. Importante ressaltar que o produto não deve ser usado constantemente, pois ele pode danificar a tela.

Lixa de água 1600 e pasta de polir

Este é um processo curioso, mas bastante eficaz. Lixe a superfície com uma lixa de água 1600 e limpe toda a tela com uma estopa. Aplique um pouco de pasta de polir branca (encontradas facilmente em casas de tintas) e passe na tela com movimentos retos, nunca circulares. Limpe novamente o display com uma estopa limpa. Se for necessário, repita a operação do polimento com a estopa, sem lixar novamente. O resultado fica muito bom.



Mas, como já diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Sendo assim, invista em capas e películas protetoras. São baratas e garantem a maior durabilidade do aparelho.

Sorteio da primeira fase destina 71,5% dos ingressos da Copa a brasileiros

Um total de 889.305 ingressos foi destinado a pessoas de 188 países durante o sorteio da primeira fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014™. Do total, 71,5% foram vendidos a residentes no Brasil e 28,5% a torcedores de outras partes do mundo.

De todos os ingressos disponíveis para venda, a FIFA, em conformidade com a Lei Geral da Copa (Lei nº 12.663), ofereceu aos torcedores residentes no Brasil um total de 342.740 ingressos da Categoria 4, com prioridade para estudantes, pessoas com 60 anos de idade ou mais e beneficiários do programa Bolsa Família. Como em uma série de casos houve menos demanda do que o estoque disponível, 216.618 ingressos foram destinados às pessoas com direito a desconto no Brasil. Todos os solicitantes dos 6,2 milhões de ingressos pedidos serão informados até no máximo 10 de novembro de 2013 se foram atendidos ou não, seja por correio eletrônico ou por mensagem de texto.

Observe que o valor correspondente aos ingressos distribuídos é automaticamente debitado do respectivo cartão de crédito. Facultativamente para os residentes no Brasil, um boleto será emitido para que o solicitante efetue o pagamento. É fundamental que haja saldo suficiente no dispositivo de pagamento ou, tratando-se de boleto, que o pagamento seja feito antes do vencimento. Caso contrário, o pedido será cancelado de acordo com o Regulamento de Venda de Ingressos, e os ingressos serão colocados à venda ao público em geral.

Fora do Brasil, que recebeu 625.276 ingressos, o maior número de entradas sorteadas foi para residentes dos Estados Unidos (66.646). A seguir, vêm Inglaterra (22.257), Alemanha (18.019), Austrália (15.401), Canadá (13.507), França (11.628), Colômbia (11.326), Suíça (8.082), Japão (5.021) e Argentina (4.493). Os pacotes mais populares de carnês de ingressos de sede específica foram para o Rio de Janeiro (94.500), Brasília (48.540) e São Paulo (46.916).

O sorteio foi supervisionado pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério do Esporte, assim como por um tabelião em Manchester, na Inglaterra. Este é, de longe, o maior número de ingressos distribuídos durante uma primeira fase de venda ao público em geral. Para a Copa do Mundo da FIFA 2006, 652.521 ingressos foram sorteados com êxito entre as oito milhões de solicitações recebidas. Já em 2010, dos 1,8 milhão de ingressos solicitados, foram vendidos 381.559. Cada solicitante pôde pedir um máximo de quatro ingressos por domicílio e por jogo, para um máximo de sete partidas.

"Todo o processo do sorteio ocorreu sem problemas. É claro que gostaríamos de atender muito mais torcedores nesta etapa, mas haverá outras fases de venda de ingressos – a próxima começa já em menos de uma semana. Ao usar o sorteio eletrônico, conseguimos garantir que todo o processo fosse justo e que todos os solicitantes tivessem a mesma chance. Isto é muito importante para nós", explicou o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil, responsável pela emissão de ingressos.

O próximo período de vendas começará exclusivamente no FIFA.com no dia 11 de novembro, às 12h CET (9h de Brasília) e terminará no dia 28 de novembro às 12h CET (9h de Brasília). Um total de 228.959 ingressos estará à disposição e será distribuído por ordem de pedido. Espera-se que os ingressos sejam vendidos rapidamente. Neste período de vendas, não haverá mais ingressos disponíveis para o jogo de abertura em São Paulo, para a final no Maracanã, para os jogos da fase de grupos de Brasília, para as oitavas de final em Belo Horizonte, nem para as duas semifinais em Belo Horizonte e São Paulo, que foram os jogos com mais excesso de solicitações. Vale lembrar que, durante os dois primeiros períodos de vendas, somente um milhão de ingressos estavam disponíveis.

Novos ingressos para todas as 64 partidas serão colocados à disposição depois do Sorteio Final, e a segunda fase de venda terá início no dia 8 de dezembro de 2013, assim que o calendário final de jogos para a fase de grupos for conhecido.

A FIFA gostaria de aproveitar esta oportunidade para reiterar que o FIFA.com é a única plataforma on-line de venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014™. Qualquer produto com ingressos oferecido por outras empresas ou plataformas não faz parte nem está relacionado com o programa oficial de venda de ingressos. A FIFA não indicou nenhuma empresa como sua representante para a venda de ingressos de jogos. Recomenda-se com veemência aos torcedores que não comprem ingressos por outros canais.

Evangelho (Lc 14,15-24)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.
18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Municípios da região Oeste registraram fortes chuvas nas últimas 24 horas

Alexandria 65 mm;
Luís Gomes 30 mm;
São Miguel 10 mm;
Cel. João Pessoa 30 mm;
Dr. Severiano 29 mm;
Encanto 35 mm;
José da Penha 65 mm;
Riacho de Santana 85 mm e
Taboleiro Grande 117



Blog do JP

Segurados do INSS poderão consultar pagamento do 13º

A Previdência Social irá liberar a consulta a segunda parcela do 13º salário no próximo dia 17 de novembro em seu site. Já o extrato da previdência poderá ser acessado até o dia 25 de novembro com o valor do que será pago.

O calendário de pagamento do INSS mostra que a partir do dia 25 de novembro, os valores serão depositados, primeiro, para os aposentados que ganham o benefício no valor de um salário mínimo (R$ 678). Entre os dias 2 e 6 de dezembro, o INSS inicia o pagamento para os segurados que recebem acima do mínimo.

Na segunda parcela do 13º, mais de 26 milhões receberão os valores, que terão o desconto do Imposto de Renda sobre o valor total. A mordida depende do valor do benefício e da idade do aposentado.

Neste ano, segurados e aposentados que ganham até R$ 1.710,78 são isentos do IR. Já os aposentados a partir de 65 anos de idade pagam menos imposto --apenas para benefícios superiores a R$ 3.421,56.

Depois do Outubro Rosa, agora chegou a vez do Novembro Azul

Depois do Outubro Rosa, agora chegou a vez do Novembro Azul
Depois do Outubro Rosa, que alertou a mulher sobre o câncer de mama, agora é o Novembro Azul, que chama a atenção dos homens para os riscos da próstata. O Homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta.

De acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados mais de 50 mil casos por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. E não são só os países em desenvolvimento que registra alta rejeição, os países desenvolvidos também apresentam este tipo de comportamento. Por esta razão foi criado na Austrália, o Novembro Azul em 2003 e o dia 17 de novembro passou a ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Prostata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). E, segundo o médico, diretor-técnico do Instituto de Oncologia e Hematologia da Bahia, Alberto Nogueira, a incidência do câncer de próstata na Bahia é alta apesar de ser um câncer comum que aparece com a idade. “O homem deve começar a se preocupar a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo ele procurar o médico mais estará se prevenindo contra a doença”, acentuou Nogueira.

Em valores absolutos é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é feito no sangue, é de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Riscos reduzidos

De acordo com o diretor técnico do IHOBA, Alberto Nogueira, “quando o câncer de próstata é diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos. Os sintomas mais comuns são dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, ou diminuição do jato da urina. O recomendável é que todos os homens, acima de 45 anos de idade, ou mais, façam um exame de próstata anualmente o que compreende o toque retal e o PSA”, ressalta o médico.

Os fatores de risco incluem, além da idade avançada (acima de 50 anos), também o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares, como manter uma dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas, além do sedentarismo e o excesso de peso. Apesar de os homens considerarem constrangedor o exame de toque retal, e por isso muitos evitarem os consultórios médicos, a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é a realização deste exame e a dosagem do PSA no sangue, como investigação inicial do câncer de próstata.

Segundo Nogueira, muitas vezes o cidadão não procura o médico por que acha que vai perder a virilidade. E isto é mito, não é verdade. Isto só irá acontecer, se a doença for descoberta tardiamente, já na fase de uma metástase. Por isso é importante começar a prevenção o mais cedo possível. Existe uma grande diferença entre o homem e a mulher. A mulher se cuida muito mais, vai ao médico faz os exames de prevenção contra os vários tipos de câncer, inclusive o de mama. Já o homem...

Risco do Vasco é de 45%; Flu, de 44%. Cruzeiro tem 99,8% para o título

Imagem Ilustrativa
O funil da zona de rebaixamento está cada vez mais apertado. Com a vitória do Vasco e a derrota do Fluminense, os rivais cariocas ficaram tecnicamente empatados em riscos de queda para a Segunda Divisão - 45% a 44%, respectivamente. Em condições semelhantes, mas ainda piores, estão Criciúma (77%) e Ponte Preta (76%), que empataram neste domingo. Definitiva mesmo, agora matematicamente, é a queda do Náutico. Com apenas 17 pontos, o time de Recife é o primeiro rebaixado do Brasileiro de 2013.

Praticamente definido também está o título do Cruzeiro. Segundo cálculos do matemático Oswald de Souza, o time de Minas Gerais tem 99,8% de chances de ser campeão. No próximo fim de semana, se os cruzeirenses passarem pelo Grêmio, e o Atlético-PR empatar com o São Paulo, em Curitiba, já pode dar a volta olímpica. Aliás, gremistas e paranaenses dividem igualmente 0,2% de chance de título que não pertence ao Cruzeiro. Mas, ao menos, as possibilidades de alcançar a Libertadores estão cada vez mais próximas: 84% para o Furacão e 80% aos gremistas. Com a derrota para o Goiás, o Botafogo diminuiu as chances para 68%, enquanto os esmeraldinos chegaram a 50% de possibilidades matemáticas de se classificarem para a competição continental.

Evangelho (Lc 14,12-14)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

domingo, 3 de novembro de 2013

Festival de Violeiros e Repentistas inicia os shows do "Natal em Natal"

Os acordes dos maiores violeiros do País, estarão animando o largo da Ribeira (praça Augusto Severo) a partir da próxima terça-feira (dia 5) com a primeira edição do Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste reunindo principais nomes da região a partir das 18h. A data não poderia ser mais convidativa para o evento – Dia Nacional da Cultura. A promoção está inserida no “Natal em Natal” promovido pela Prefeitura do Natal e coordenado pela Fundação Capitania das Artes com apoio da secretarias de Turismo de Natal, Serviços Urbanos, Educação, Esportes e Lazer.

Estão confirmados nomes lendários da viola e do repente do porte do paraibano Pedro Bandeira, do pernambucano Ivanildo Vilanova e outros nomes consagrados como Raimundo Caetano (PB), Zé Morais (PE), Rogério Menezes (PE), Raulino Silva (RN), Jairo Silva (PI), Antônio Lisboa (RN) e Edmilson Ferreira (PI). A apresentação acontece sempre em duplas.

Programação:

Recital: Aboios e parábolas da Pedra Só com o poeta José Inácio Vieira de Melo (Bahia)

Causos e poesia: Amâncio Sobrinho (RN)

Dupla:

Raimundo Caetano (Paraíba)

Rogério Menezes (Paraíba)

Dupla:

Antônio Lisboa (RN)

Edmílson Ferreira (Piauí)

Dupla

Jairo Silva (Piauí)

Jeferson Silva (Piauí)

Dupla

Ivanildo Vila nova (PE)

Raulino Silva (RN)

Dupla

Pedro Bandeira (PB)

José Morais (PB)

Cobertura da Arena das Dunas está quase pronta

A construção do estádio Arena das Dunas - construído para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 - já está com 70% da cobertura pronta. Das 20 partes previstas na cobertura, 14 já foram montadas no estádio.

O fotógrafo Canindé Soares registrou a obra em um voo aéreo e também registrou fotos dos camarotes, o piso da Arena e a instalação das poltronas. O gramado, plantado em 14 de agosto, já apresenta condições ideais de jogo. Em breve serão instaladas as traves definitivas para as partidas de futebol.

Última das arenas a começar a ser erguida no Brasil, construída por meio de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado e a Construtora OAS, a das Dunas está localizada exatamente no cruzamento dos mais importantes corredores viários de Natal e próximo aos principais hospitais da capital.

Depois de inaugurado, o estádio será palco, além das partidas de futebol, de uma agenda intensa de eventos tais como shows artísticos e feira.

Internet brasileira deve respeitar mínimo de 70% da velocidade

A velocidade também não deve nunca estar abaixo de 30% do valor contratado a partir de hoje. Foto: Divulgação
Entrou em vigor nesta sexta-feira (1º) a norma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que determina que os provedores de conexão de internet banda larga respeitem uma média mensal de, no mínimo, 70% da velocidade contratada pelo cliente.

A velocidade também não deve nunca estar abaixo de 30% do valor contratado a partir de hoje. Tais exigências eram, até quinta, de 60% e de 20%, e saltarão para 80% e 40% em novembro do ano que vem.

Isso significa que, em um teste de conexão, alguém que paga por um plano de 10 Mbps nominais deve verificar sempre que sua internet está acima de 3 Mbps. Essas porcentagens valem tanto para a taxa de download (dados recebidos) quanto para a de upload (dados enviados), que são quase sempre diferentes –a de upload é geralmente muito mais baixa.

As taxas médias são fiscalizadas pelo próprio órgão, com a ajuda de voluntários. Já a momentânea pode ser feita pelo usuário. A Anatel indica o site Brasil Banda Larga para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.

Há também aplicativos da Anatel para Android e para iOS feitos para aferir as taxas de transmissão usando o smartphone.

Abaixo, uma tabela do que foi definido pela agência em outubro do ano passado a fim de melhorar a qualidade do serviço de internet prestado no país.



MÉDIA NACIONAL

Segundo uma classificação da Akamai, o Brasil está em 73º lugar em velocidade média das conexões, num ranking com 243 países, com média nacional de 2,3 Mbps (abaixo da de 3,1 Mbps global).

Um relatório da Cisco divulgado nesta semana aponta que há 27,3 milhões de pontos de conexão de banda larga no país, incluindo os fixos (residenciais, 19,9 milhões) e móveis (7,3 milhões).

O relatório considera como banda larga móvel acessos feitos por meio de modem USB em planos pós-pago ou em modem embutido (caso de tablets) também pós pago.

Segundo a Cisco, a velocidade média das conexões de banda larga no país é de 4,88 Mbps, enquanto o preço médio pago pelo brasileiro por internet é de R$ 64.

Cinco municípios do RN recebem novos médicos estrangeiros a partir da próxima segunda-feira

Atividades de acolhimento dos novos profissionais foram encerradas hoje. Para Hugo (detalhe), análise do programa no RN é positiva. Foto: José Aldenir
A partir da próxima segunda-feira (4), os municípios de Natal, Venha Ver, Nova Cruz, Touros e Ceará-Mirim receberão 17 profissionais intercambistas – médicos brasileiros com formação no exterior e médicos estrangeiros -, do segundo ciclo do Programa Mais Médicos. Na manhã desta sexta-feira (1º), os profissionais médicos concluíram as atividades de acolhimento e integração elaboradas por técnicos da Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) / Mais Médicos, responsável pelo monitoramento do programa no Estado. O segundo ciclo do programa trouxe, no mês de outubro, mais 24 profissionais para o Rio Grande do Norte, sendo sete brasileiros e 17 estrangeiros, destes 11 são cubanos. Com os 32 médicos que chegaram no 1º ciclo do programa, o RN contará com 49 profissionais atuando em Estratégias de Saúde da Família.

“O objetivo principal foi transmitir conhecimentos aos médicos estrangeiros oriundos de Cuba, Bolívia e Peru, sobre o Sistema Único de Saúde, com prioridade para as áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além da realidade da saúde local e das especificidades da cultura norte-riograndense”, explica Uiacy Alencar, responsável pelo Provab no Estado, que a partir da próxima semana será apoiadora do Ministério da Saúde do Programa no RN.

Esse período de integração local é realizado apenas com os profissionais estrangeiros, que neste segundo ciclo chegaram no último sábado (26), depois de passarem por um treinamento durante 15 dias em Fortaleza, oferecido pelo Ministério da Saúde. Os sete profissionais brasileiros que chegaram no dia 1º de outubro não passaram por esse treinamento organizado pelo Provab e já estão em atuação.

O coordenador da Estratégia Saúde da Família no Rio Grande do Norte, Hugo Mota, explicou que durante a semana, os novos profissionais conheceram a realidade da saúde pública no Estado e hoje eles tiveram um contato com os gestores de onde eles vão atuar. Além disso, os médicos participaram de um treinamento sobre o Telesaúde, uma ferramenta que eles vão utilizar no dia a dia. Os médicos vão hoje à tarde para os municípios de destino e a partir da próxima semana, eles irão começar a atender a população, depois de um trabalho de ambientação com a rede municipal.

“Fazemos uma análise muito positiva do programa no RN, pois desde a sua implementação conseguimos aumentar e melhorar a quantidade de equipes. Natal, por exemplo, que recebeu o maior número de profissionais, quase que dobrou o número de equipes. Nos outros municípios mais carentes, que tinha dificuldade de contratar um profissional, hoje já tem um profissional, em tempo integral”, destacou Hugo Mota. O RN saltou de 863 equipes de Estratégia Saúde da Família para 911.

Hugo Mota conta que o RN deverá ser contemplado com novos ciclos, mas a data de abertura dos ciclos depende do Ministério da Saúde, que é o gestor maior do Programa Mais Médicos. A expectativa é que ainda este ano, novos profissionais possam atuar no Rio Grande do Norte. “Está sendo excepcional e, além disso, é uma oportunidade de intercâmbio entre os profissionais estrangeiros e com os nossos que já trabalham aqui. A troca de experiência é benéfica para a população”, considera o coordenador da Estratégia Saúde da Família no RN.

Os médicos estrangeiros deste segundo ciclo atuarão nos municípios de Natal, que receberá 12 profissionais, Nova Cruz (2), Touros (1), Venha Ver (1) e Ceará Mirim (1). Os sete médicos brasileiros já estão atuando nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo. Cada município recebeu um profissional. O Programa Mais Médicos trouxe 32 profissionais para o RN em sua primeira etapa. Os municípios beneficiados foram: Alexandria, Bom Jesus, Caraúnas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d’Água do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.

Evangelho (Mt 5,1-12a)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.