Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sábado, 10 de março de 2012

Programação da Festa de Emancipação Política de Francisco Dantas/RN.


Governo do Estado divulga calendário de pagamento para o exercício 2012

Evangelho (Lucas 15,1-3.11-32)

 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
 

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.
14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome’. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Mercadante vem a Natal e anuncia distribuição de tablets para professores

O ministro da Educação Aloizio Mercadante esteve em Natal, participando da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) de 2012 e anunciou ontem pela manhã (8) a distribuição de tablets para todos os professores do ensino médio.

Para a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, esse é um momento crucial para alavancar a qualidade da educação, garantindo investimentos e valorizando os professores. “É a tecnologia chegando agregada ao uso pedagógico para focar o aluno, o ensino e a aprendizagem. Esse é o consenso que está sendo formado aqui”.

A governadora Rosalba Ciarlini ainda aproveitou a vinda de Mercandante à Natal para pedir-lhe celeridade na liberação das Emendas previstas para o Estado. Segunda ela, para comprar mais ônibus, equipamentos e adaptar mais escolas para serem Centros de Ensino Médio Técnico.

“Queremos melhorar a educação como um todo e são muitas as demandas, mas já estamos avançando em muitos setores e pretendemos criar um novo caminho para a educação do RN”.

Municípios já podem solicitar acesso a sistema e cadastrar gestantes para auxílio-deslocamento

Municípios em todo o país podem solicitar, a partir de hoje (9), acesso ao sistema que permite cadastrar e monitorar gestantes que vão receber o auxílio-deslocamento. O benefício, de até R$ 50, serve para pagar o deslocamento tanto para a realização de consultas pré-natal quanto para o parto.

Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, 23 estados e 1.685 municípios iniciaram o processo de adesão. A expectativa é que cerca de 1 milhão de mulheres passem a receber o auxílio-deslocamento ainda este ano – 40% do total de gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A orientação é que, na primeira consulta pré-natal, a gestante assine o requerimento que autoriza o pagamento do benefício. O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 25. Para receber o valor integral, a mulher deverá fazer o requerimento até a 16ª semana de gestação. Quem solicitar o benefício depois desse período só terá direito a uma parcela.

Até 2013, a meta do governo é que todas as grávidas atendidas na rede pública – 2,4 milhões, no total – passem a receber o benefício. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações previstas no programa Rede Cegonha, lançado no ano passado com o objetivo de ampliar e qualificar a assistência prestada a gestantes no SUS.

Saúde tira Ricardo Teixeira da cadeira de presidente

Notícias sobre o possível afastamento de Ricardo Teixeira do cargo corriam desde o início de  fevereiro


O presidente Ricardo Teixeira pediu afastamento do comando da Confederação Brasileira de Futebol. Por meio de um comunicado enviado às Federações estaduais, o mandatário alegou problemas de saúde e colocou em seu lugar o vice José Maria Marín.

A licença do dirigente foi confirmada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. "Estou fora da sede, mas eu tomei conhecimento disto, porque fiz contato com a Federação. Já me informaram que chegou este documento", afirmou o mandatário da FPF, "Quando se está com a saúde ruim é preciso cuidar dela. Ele pediu licença e indicou o José Maria Marín para ficar em seu lugar", informou.


O dirigente, porém, preferiu não falar sobre o tempo que Teixeira ficará longe do cargo máximo do futebol nacional. "Ele não marcou prazo, mas disse que é por motivos de saúde. Fará alguns exames e logo estará de volta".

Teixeira pode tirar no máximo três licenças por ano. No ano passado, o dirigente se ausentou do cargo ao ser internado para tratar de uma diverticulite (processo inflamatório e infeccioso do divertículo - bolsas circulares da parede do colón que têm ligação com o intestino grosso). O futuro de Ricardo Teixeira à frente da CBF vem sendo colocada em dúvida e o pedido de afastamento era dado como certo. No mês passado, a hipótese de o dirigente abandonar o cargo fez surgir discursos de descontentes de Federações estaduais, mas o presidente abafou a hipótese de motim durante assembleia geral.

Agora, Teixeira deixa o cargo de forma provisória, mas Del Nero alega que Marín seguirá as diretrizes já determinadas em relação ao futuro da CBF e também da Copa do Mundo de 2014.

Com gol de Love e muitas vaias para R10, Flamengo vence na libertadores


Foi no sufoco, mas o Flamengo virou líder do Grupo 2 da Libertadores ao superar o Emelec por 1 a 0, na noite desta quinta-feira. Com um gol de Vagner Love no início do segundo tempo, a equipe deixou os seis desfalques para trás e fez o dever de casa. O torcedor, que compareceu em grande número ao Engenhão (27.826 pagantes e 31.859 presentes), no entanto, não gostou nada do desempenho irregular do time, muito vaiado após o apito final. O Rubro-Negro teve um homem a mais em campo por 45 minutos, após expulsão de Marlon de Jesús, e viu os equatorianos gostarem do jogo e levarem perigo em alguns lances.


Quem mais sofreu durante a partida, disparado, foi Ronaldinho Gaúcho, que irritou o público em lances de efeito - e pouco produtivos. Foi vaiado quando tinha a posse de bola e ouviu o coro "Ei, Ronaldinho, vai..." apesar da atuação razoável, acima das de alguns companheiros, como Deivid e Negueba, responsável por algumas chances perdidas. Na saída de campo, o camisa 10 comentou a reação pouco favorável:



- É uma motivação a mais para eu correr dobrado, dar a volta por cima. Minha carreira sempre foi assim - rebateu R10.



Com todas as equipes do Grupo 2 com duas partidas disputadas, o Fla soma quatro pontos, um a mais do que Olimpia-PAR e o próprio Emelec. O Lanús-ARG tem só um ponto. Na próxima quinta-feira, os cariocas recebem os paraguaios no Engenhão, às 22h. Dois dias antes, os argentinos jogam em casa contra os equatorianos

Começa Hoje a Festa de São José, Padroeiro de Coronel João Pessoa - RN..

ABERTURA DA FESTA:
 

DIA 09/03:
18:30h – Chegada da Imagem.
19:00h – Celebração da Santa Missa, e Hasteamento da Bandeira.
 

CELEBRANTE: Padre José Mário
 

Novenário de 10 a 18 de Março


Venha e traga toda a sua família para esse momento de fé e alegria!

Presidente do Barcelona diz que Messi é o melhor da história.Sandro Rosell chama o jogador de estratosférico e diz que ele já superou PELÉ e MARADONA.


1) A atuação de Lionel Messi diante do Bayer Leverkusen, em que marcou cinco gols na goleada por 7 a 1, no Camp Nou, encheu os olhos do presidente do Barcelona, Sandro Rosell. Fã do argentino, o mandatário considera que seu camisa 10 é indiscutivelmente o maior jogador da história.
.
2) “Temos a sorte de viver para acompanhar o que Messi faz. Ainda vejo discussão se ele é o melhor ou não de todos os tempos. Para mim, não há comparação, ele é o melhor jogador da história e não veremos outro como ele. Vamos desfrutar, porque é algo estratosférico”, ressaltou.
.
3) A tietagem sobre o argentino é um dos destaques na imprensa europeia nesta quinta-feira. No jornal Bild, da Alemanha, Messi foi considerado “o Deus do futebol”. Além disso, o camisa 10 do Barça foi exaltado por ser “magistral” e “monstruoso”.

É de Jardim de Piranhas o primeiro vereador do Estado que perde mandato por fidelidade partidária




...O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em sessão realizada ontem quinta-feira (08), julgou procedente ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, para reconhecer a desfiliação sem justa causa e decretar a perda do mandato do vereador Otoniel Rodrigues, o Nié de Chico Nicolau, por desfiliação partidária. O parlamentar integra a base de apoio do prefeito Antônio Macaco.

Na ação, o Ministério Público alegou que o vereador desfiliou-se, sem justa causa, do PDT para filiar-se ao PV, violando assim a legislação que disciplina o processo de perda de cargo eletivo, bem como de justificação de desfiliação partidária. 


O juiz Nilo Ferreira, relator do processo, ao votar, julgou procedente o pedido, destacando a ausência de manifestação do vereador no processo, que não contestou a ação, reputando-se assim os fatos alegados pelo MPE como verdadeiros. Todos os membros da Corte Eleitoral acompanharam o voto do relator, sendo determinado ainda que o presidência da Câmara de Jardim de Piranhas fosse comunicada da decisão, para que seja empossado o 1º suplente do PDT, Alcimar dos Santos, o Cimar.

 

Marcos Dantas

Evangelho (Mateus 21,33-43.45-46)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.

35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos.
45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 8 de março de 2012

CBF divulga tabela: RJ e SP terão clássicos diferentes na rodada final

A CBF divulgou na manhã desta quinta-feira a tabela básica do Campeonato Brasileiro deste ano, que começa no dia 20 de maio e termina em 2 de dezembro. A tabela detalhada, com o desdobramento das rodadas e os horários das partidas, será publicada pela entidade nos próximos dias.

Clique e confira a tabela do Brasileirão 2012

Os clássicos estão mantidos na última rodada, mas com algumas mudanças em relação ao ano passado. O último Gre-Nal de 2011, por exemplo, foi no Beira-Rio. Desta vez o encerramento está marcado para o Olímpico. No Rio e em São Paulo os duelos mudaram. O Corinthians, que foi campeão com um empate em 0 a 0 com o Palmeiras no Pacaembu, desta vez fecha o ano contra o São Paulo no Morumbi - o Santos recebe o Palmeiras na Vila. Já o Vasco, que terminou a temporada passada empatando com o Flamengo em 2 a 2, desta vez pega o Flu - o Fla pega o Botafogo.


Outra mudança: em 2011, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Vasco fizeram dois duelos regionais seguidos nas partidas finais. Neste ano, só o Vasco teve o mesmo destino - antes do Flu na rodada derradeira, terá o Fla pela frente na penúltima. Flamengo, Corinthians e Santos são os outros que fecharão a competição com dois clássicos seguidos.

Flamengo x Botafogo e Fluminense x Vasco estão marcados para o mesmo local, o Engenhão. Em 2011, o Vasco, que brigava pelo título, tentou levar o clássico com o Flamengo para São Januário, mas não conseguiu devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelos clubes durante o estadual daquele ano, inviabilizando a realização deste tipo de duelo na casa cruz-maltina. A solução encontrada no fim do ano passado foi levar o jogo entre Botafogo e Fluminense para o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Ou seja, neste ano a decisão dos estádios das rodadas finais também só deverá ser tomada em cima da hora.

O Blog Parabeniza todas as Mulheres do Brasil em Especial as Encantenses.


Nove estados ainda não pagam valor do piso nacional dos professores para 2012

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última semana o valor do piso nacional do magistério para 2012: R$ 1.451. Mas apenas em 18 unidades da Federação os professores da rede estadual receberão na folha de pagamento de março valor igual ou superior ao definido pela lei (veja quadro abaixo). Levantamento feito pela Agência Brasil, com informações repassadas pelas secretarias estaduais de Educação, mostra que 12 estados já praticavam valores superiores ao estipulado para este ano e seis reajustaram a remuneração do seu quadro logo depois que o MEC anunciou o aumento.

A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determina um valor mínimo que deve ser pago aos professores da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Pelas regras, o piso deve ser reajustado anualmente a partir de janeiro, tendo como critério o crescimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Entre 2011 e 2012, o índice foi 22% e o valor passou de R$ 1.187 para R$ 1.451.

Governos estaduais e prefeituras alegam dificuldade para pagar o novo piso e 11 ainda não garantem a remuneração mínima. No Ceará, o estado pagava o valor do piso até 2011 mas, com o reajuste, aguarda a aprovação de um projeto de lei pela Assembleia Legislativa para aumentar a remuneração dos profissionais. Em Alagoas, o piso também era cumprido até o ano passado e segundo nota divulgada pela Secretaria de Educação, “o desejo do governo é continuar pagando”, mas antes será feito “um estudo do impacto financeiro da implantação”. A mesma situação se repete em Santa Catarina.

O Piauí também pagava o piso até 2011 e, segundo a secretaria, deverá começar a cumprir o novo valor a partir de maio. O governo do Amapá informou que está em negociação com o sindicato da categoria para definir como se dará o reajuste para atingir o piso.

O Rio Grande do Sul, a Bahia e o Tocantins não têm previsão de quando irão cumprir os R$ 1.451 determinados para 2012. A Secretaria de Educação do Paraná se negou a informar quanto recebem os profissionais de nível médio, alegando que a maioria do quadro tem nível superior. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), os professores com nível médio e jornada de 40 horas – parâmetro estipulado pela Lei do Piso – têm vencimento inicial de R$ 1.233, portanto, abaixo do valor definido para 2012.

“O fato de nove estados ainda não pagarem o piso mostra que os gestores públicos ainda não entenderam a importância dessa lei para termos uma educação de qualidade no país. É a prova de que as leis no Brasil costumam ser esquecidas. Quatro anos depois da lei aprovada, o gestor dizer que agora vai fazer um estudo orçamentário para ver como pagar é um desrespeito aos trabalhadores e ao Estado brasileiro”, criticou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A entidade planeja uma paralisação da categoria na próxima semana para cobrar o cumprimento da lei.

A situação mais crítica é a dos professores da rede estadual gaúcha que recebem piso de R$ 791 – o menor do país. De acordo com o governo do estado, o problema ocorre porque o vencimento básico dos professores ficou “achatado” ao longo dos anos. Para “inflar” o salário, a remuneração total é composta por extras, como gratificações a abonos. Mas a Lei do Piso determina que o valor mínimo se refere ao vencimento inicial e não pode incluir na conta esses adicionais. A Justiça do estado determinou que o governo pague conforme determina a regra.

A Lei do Piso prevê complementação da União caso o município ou estado comprove que não tem capacidade financeira para pagar o piso a seus professores. Para isso, precisa atender a critérios como, por exemplo, ter um plano de carreira para os docentes da rede e investir 25% da arrecadação de tributos em educação, como determina a Constituição. De acordo com o MEC, nenhum estado entrou com pedido de complementação após o reajuste do piso.

Confira o valor do piso pago em cada unidade da Federação

Norte

Acre - R$ 1.451*

Amapá – R$ 1.085

Amazonas – R$ 1.905

Pará – R$ 1.451*

Rondônia – R$ 2.011

Roraima – R$ 2.142

Tocantins – R$ 1.329

Nordeste

Alagoas – R$ 1.187

Bahia – R$ 1.187

Ceará – R$ 1.270

Maranhão – R$ 1.451*

Paraíba – R$ 1.737

Pernambuco – R$ 1.451*

Piauí – R$ 1.187

Rio Grande do Norte – R$ 1.451*

Sergipe – R$ 1.451*

Centro-Oeste

Distrito Federal – R$ 2.314

Goiás – R$ 1.460

Mato Grosso – R$ 1.760

Mato Grosso do Sul – R$ 1.489

Sudeste

Espírito Santo – R$ 1.540

Minas Gerais – R$ 2.200

Rio de Janeiro – R$ 1.732

São Paulo – R$ 1.894

Sul

Paraná – R$ 1.233**

Santa Catarina – R$ 1.281

Rio Grande do Sul – R$ 791

Fonte: secretarias estaduais de Educação

*Reajuste aprovado será pago na próxima folha

**Valor informado pelo sindicato da categoria no estado

Operários do Arena das Dunas vão dar continuidade as obras

Na manhã da última terça-feira, os operários da Arena das Dunas entraram em assembleia e logo depois entregaram uma pauta de reivindicações para a OAS, responsável pela obra. Agora o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do RN (Sintracomp) espera uma resposta até o dia 16 para que a empresa cumpra o que foi pedido. Entretanto, uma possível paralisação está descartada no momento.

Mesmo com a pauta entregue para a OAS os trabalhos para a construção da Arena das Dunas não serão interrompidos, pelo menos é o que garante o presidente do Sintracomp/RN, Assis Pacheco. "No momento não existe a menor possibilidade de greve. A empresa terá 10 dias para analisar a pauta que passamos. Depois iremos ter mais uma assembleia com eles", destacou. Ainda de acordo com Assis, a OAS está cumprindo com tudo o que foi determinado na convenção coletiva firmada no início das obras.

"Eles (OAS) estão pagando tudo corretamente. Fazer assembleia com os trabalhadores é normal. Sempre acontece. Mas acreditamos quealgumas melhorias precisam ser feitas. Foi isso que passamos para a empresa. No nosso próximo encontro iremos conversar com a empresa mais uma vez e negociar".

Mesmo sem querer se aprofundar sobre o conteúdo das reivindicações que foram feitas, Pacheco explica que a intenção a igualar algumas questões com a de outras convenções coletivas que existem para os operários que trabalham em obras dos estádios para a Copa do Mundo de 2014, principalmente nas cidades do Nordeste.

"Estudamos algumas situações que acontecem nas obras dos estádios, principalmente no Nordeste. Então percebemos que alguns ajustes podem ser feitos por aqui. Vamos tentar fazer um termo de acordo de hora extra e carga horária de trabalho. Mas vamos esperar os próximos dias para sentar com a empresa e fechar. Mas no momento não existe nenhuma possibilidade de greve", finalizou Assis Pacheco.

Maré alta adia início de obras

Com previsão de 2,6 metros, a maré de hoje, será a mais alta do ano e, por isso, adia o início dos trabalhos de reconstrução do calçadão da avenida Erivan França, na praia de Ponta Negra.
 

Calçadão da praia de Ponta Negra foi destruído devido à força do mar. As obras paliativas devem custar aos cofres da Prefeitura cerca de R$400 mil
 

De acordo com a tábua de maré que é divulgada no site da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte - https:// www.mar.mil. br/ cprn/ -, a maior preamar de 2012 atinge 2,6 metros por volta das 16h45. Já às 5h06 de amanhã, sexta-feira, a maré vai atingir 2,5 metros e só volta a este patamar às 5h47 do sábado, dia 10.

Durante os 60 dias de previsão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para término das obras de restauração de cinco pontos do calçadão de Ponta Negra, a maré voltará a ter 2,6 metros às 16h23 da Sexta-Feira Santa, dia 6 de abril.

A Semsur informou que as obras de recuperação do calçadão de Ponta Negra vão custar cerca de R$ 400 mil e que em virtude da urgência, foi contratada emergencialmente a Construtora Vecon Ltda para a sua execução.

A Prefeitura do Natal também vai firmar parceria com os Departamentos de Geografia e Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para monitorar o comportamento do oceano na costa de Natal.

Para evitar que a maré alta leve o que resta dos trechos destruídos do calçadão, a Semsur informa que será feito um reforço com sacos de areia para enfrentar a ressaca.

A Semurb ficou de orientar de onde pode ser retirada a areia e colocada em Ponta Negra, principalmente nos pontos que não foram prejudicados pelo avanço do mar. A retirada da areia da própria praia, como os comerciantes e ambulantes vem realizando, não é recomendada já que prejudica a ação natural do mar. "É uma medida paliativa que precisa ser tomada neste momento, mas estamos focados numa solução definitiva para este problema ocasionado pela natureza", diz o secretário Luis Antônio Lopes.

Autor de uma tese de doutorado que serviu de base para construção de guias marítimos na praia de Areia Preta, a fim de conter o avanço e a ressaca do mar, o geólogo Eugênio Cunha diz que "essas obras de proteção costeira precisam de manutenção", como a de Areia Preta, que foi executada há dez anos, "e nenhuma revisão foi realizada até agora".

Eugênio Cunha disse que um guia também foi feito na Redinha Nova e, embora executado parcialmente, resolveu o problema. Ele lembra, apenas, que no caso de Areia Preta, havia a previsão de se urbanizar o guia marítimo, o que nunca ocorreu, a exemplo do que foi feito no guia da Redinha Velha, onde se construiu um passeio público, que hoje é usado por moradores, veranistas e turistas.

Cunha relembra que como se tratava de uma obra emergencial, os recursos vieram do Ministério da Integração Nacional (MIN), por intermédio da Defesa Civil.

Evangelho (Lucas 16,19-31)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Programa "Colhendo Mais" concluirá na próxima semana corte das terras para o plantio deste ano

O Governo Municipal de Encanto estima que até a próxima semana concluirá o Corte das Terras que está sendo executado através do Programa “Colhendo Mais” e que está beneficiando todos os agricultores cadastrados no município através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

De acordo com o Prefeito Alberone Neri, toda a demanda apresentada pelos produtores rurais do município está sendo atendida pelo Governo “Acreditando no Desenvolvimento”.


Ele acrescentou que este ano, a uma previsão de 1.100 horas de trator, de acordo com o cadastro realizado pela Secretaria de Agricultura do município.


O Prefeito estima que 70% da demanda estabelecida para este ano já foi atendida pelos tratores que executam mais esta ação de governo.


Alberone explicou que o corte das terras começou desde o mês de janeiro, com o início das chuvas, dando prioridade inicialmente as terras localizadas em baixio.


O gestor municipal cita o diferencial adotado pelo seu governo, através do Programa “Colhendo Mais”. O Encanto é o único município da região a disponibilizar tantas horas de máquina, atendendo desta forma, a toda a demanda dos agricultores.


Ele concluiu dizendo: “Aqui o importante é atender de forma satisfatória todos os agricultores, para que a colheita seja farta e garanta desenvolvimento e progresso para o homem do campo".

Êmylle Campello representa o Circo do Fuxiquinho no de Cara com a Fera do Faustão


No próximo domingo a garotinha Êmylle Campello (09 anos) vai estar no programa Domingão do Faustão representando o Circo do Fuxiquinho no mais novo quadro do programa que se chama "De cara com a fera".
 

Êmylle que nasceu na cidade de Mossoró, tem raízes na cidade de Pau dos Ferros, pois é filha da jovem pauferrense, Emanuelle Barros de Almeida e de Alexander Campello, o famoso "Palhaço fuxiquinho", fazendo parte então da 4ª Geracão da familia Campello.

Brasil sobe para quinto no ranking da Fifa, que tem Espanha ainda na ponta



O gol contra no último minuto contra a Bósnia, que garantiu a vitória por 2 a 1 em amistoso realizado no último dia 28 em St Gallen, na Suíça, representou para a Seleção Brasileira um “upgrade” no ranking da Fifa. 


O time comandado pelo treinador Mano Menezes subiu de sétimo para o quinto lugar (1.157 pontos) na relação divulgada pela entidade na manhã desta quarta-feira. 

Atual campeã mundial, a Espanha permanece na frentre, com 1.561 pontos). Completando a lista dos cinco primeiros, seguem, pela ordem, a Holanda (vice na Copa de 2010), Alemanha e Uruguai. Em sexto lugar aparece a Inglaterra, logo à frente de Portugal. 

A Argentina, de Lionel Messi, também subiu de posto. O triunfo por 3 a 1 sobre a Suíça (com direito a todos os gols do genial craque), também em duelo amistoso, valeu aos hermanos a elevação para a oitava posição.

Confira os 20 primeiros no ranking da Fifa:

1º - Espanha (1.561 pontos)
2º - Holanda (1.379)
3º - Alemanha (1.332)
4º - Uruguai (1.289)
5º - Brasil (1.157)
6º - Inglaterra (1.121)
7º - Portugal (1.106)
8º - Argentina (1.102)
9º - Itália (1.062)
10º - Croácia (1.049)
11º - Dinamarca (1.025)
12º - Rússuia (1.003)
13º - Grécia (953)
14º - Chile (950)
15º - Costa do Marfim (944)
16º - França (938)
17º - Suécia (926)
18º - Suíça (891)
19º - República da Irlanda (872)
20º - Austrália (868)

Ministro da Educação prestigia entrega de ônibus escolares aos municípios do RN

O Governo do Estado amplia o Programa de Transporte Escolar e entrega nesta quinta-feira (8), 100 ônibus escolares a 64 municípios do Rio Grande do Norte. A solenidade contará com a presença do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e será realizada às 14h, no Centro de Convenções de Natal.

São 70 ônibus e 30 micro-ônibus adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado, representando um investimento global de R$ 21.458.800,00.

"Este grande investimento mostra que o Governo do Rio Grande do Norte trabalha verdadeiramente por uma Escola de qualidade e para todos. Agora estamos eliminando as distâncias que existiam entre as comunidades e nossas Escolas. Estamos dando também melhores condições de transporte aos nossos alunos", afirma a secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho.

A nova frota de ônibus beneficia de imediato 28 mil estudantes do Ensino Médio e Fundamental nas diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Em Natal, já estão rodando, desde o início do ano letivo na última semana, 26 novos ônibus escolares, atendendo a mais de 4.000 crianças e jovens alunos das Escolas Estaduais Walter Duarte Pereira, Professor Antonio Pinto de Medeiros, Peregrino Júnior, José Fernandes Machado, Luiz Antonio, Djalma Aranha Marinho e Walter Gurgel.

Os outros 74 ônibus escolares serão entregues as prefeituras de municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte, através de convênios com a Secretaria Estadual da Educação.

Município adquire mais três veículos para frota local

Com o objetivo de melhorar a qualidade nos transportes dos pacientes, a administração municipal entregou à Secretaria de Saúde e a Unidade de Saúde Dr. Genibaldo Barros no sábado passado, dia 3, uma ambulância tipo Doblò, bem como um Fiat/Doblò com sete lugares e mais um Fiat Uno completo.
 

A chegada dos veículos gerou uma ansiedade muito grande para a população local, sendo que uma multidão se concentrou na praça pública a espera da chegada dos três carros, muitos outros não se contentaram e foram até a Comunidade do Sítio Jacu e de lá acompanharam os veículos até o centro da cidade, em carreata, onde ocorreu informalmente um ato administrativo de entrega à população.
 

O prefeito municipal de Francisco Dantas, Gilson Dias (PTB), o vice-prefeito Ribeiro Alecrim (PR), e os vereadores Iltan Alves Moura, Wandeilton Bezerra, Manoel Torquato do Rêgo e toda equipe administrativa junto à população estiveram presentes durante a cerimônia de entrega dos veículos. Gilson Dias, em seu pronunciamento, ressaltou a importância dos motoristas no transporte dos doentes. "Este é um momento de muita alegria, gostaria de ressaltar a importância dos nossos motoristas que com muita dedicação e carinho conduzem nossos pacientes. Quero parabenizar toda nossa equipe pelo excelente trabalho desempenhado em nossa cidade". Gilson mencionou que os três veículos novos foram pagos à vista, salientou a credibilidade que a administração ganhou junto à população e a comunidade regional citou ainda muitas obras e diversas medidas e programas para melhorar ainda mais a qualidade de vida do povo local. O gestor comprometeu-se que vai continuar trabalhando para equipar o município que no início de 2009 estava completamente abandonado, tanto de equipamentos naquilo que é essencial quanto pela realização de obras estruturantes. Ele disse que mais um carro modelo Fiat Uno, um veículo do tipo Fiat/Doblò com sete lugares e uma ambulância vão proporcionar mais qualidade nos serviços prestados a população das diversas comunidades. Já se somam dez aquisições de veículos automotores com recursos próprios em uma cidade que não dispunha de um único carro sequer.
 

O povo presente vibrou com a chegada dos três veículos novos, ficando a certeza de que a administração tem conduzido com responsabilidade e compromisso a gestão dos recursos públicos na cidade de Francisco Dantas. O prefeito agradeceu a presença de todos e convidou toda a população a se empenhar na grande festa de emancipação política com foco no dia 26 de março, quando a cidade completa 49 anos de história. De acordo com a secretária de Saúde, Maria Francisca, estes novos veículos vão trazer mais comodidade, agilidade e segurança para os pacientes. "Agora a Secretaria de Saúde pode contar com mais três veículos para fazer tanto o serviço dentro da cidade quanto fora. Estamos sempre buscando melhoria na qualidade dos serviços prestados à população", finalizou.
 

Os veículos Fiat Uno, a ambulância e a Doblò foram adquiridos com recursos próprios e custaram R$ 160.600,00 (Cento e sessenta mil e seiscentos reais) ao município.





gazeta do oeste.

Evangelho (Mateus 20,17-28)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.

20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 6 de março de 2012

Secretaria de Saúde implementa ações de combate a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Encanto adotou como estratégia, a implementação de ações de prevenção e controle da Dengue, com vistas a inserir essas ações na rotina da população como ocorreu nos últimos anos e necessita de reforço constante.

O objetivo principal é estimular mudanças de comportamento da sociedade e para isso é necessário o apoio de todos os segmentos na tarefa de eliminar e evitar os possíveis criadouros do mosquito em residências, pontos comerciais, terrenos baldios, imóveis fechados, entre outros.


A Secretária Municipal de Saúde, através da Coordenação de Endemias, reforça o convite para a participação e apoio de todos os segmentos da sociedade Encantense neste trabalho permanente de combate a dengue no município.


O Secretário de Saúde, Marcos Rodrigo, disse que o Encanto vem colhendo bons resultados neste trabalho de combate nos últimos anos, mas a luta é constante e precisamos que a população esteja vigilante e trabalhando junto com o setor público para que o município continue vencendo esta importante batalha.

Encanto está entre os 70 municípios de melhor desempenho no SUS no estado

O município de Encanto foi avaliado na 68ª posição no ranking de melhor saúde do Rio Grande do Norte, pelo índice de desempenho do SUS (IDSUS), que é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatoriais e Hospitalares e das Urgências e Emergências.

É importante lembrar que o índice é em relação a todos os 167 municípios do Rio grande do Norte, sendo que o Encanto está bem na frente de municípios maiores e em posições geográficas importantes no estado, como Caicó, que ficou na posição de número 122 e até Mossoró que ficou 140ª colocação.


O Prefeito, Alberone Neri, disse que os números refletem o grande trabalho realizado pelo seu governo na área da saúde pública e os investimentos realizados, tanto na contratação de uma equipe diversificada para atendimento diário no Hospital Municipal, como também no investimento maciço em infraestrutura, como a aquisição de ambulâncias novas para atender a toda a demanda do município.


O Chefe do Executivo informou que saúde não tem preço, e esta meta tem sido priorizada pelo Governo “Acreditando no Desenvolvimento.

Lula vai receber antibióticos por 10 a 14 dias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuará a ser medicado com antibióticos pelos próximos 10 a 14 dias, afirmou o médico Artur Katz. "Não obrigatoriamente esse período terá que ser no hospital", afirmou.

No domingo, Lula foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por causa de uma pneumonia. Segundo o médico, a doença é efeito da baixa imunidade causada pelo tratamento contra o câncer na laringe. "O tratamento o qual o presidente fez é extraordinariamente pesado", afirmou. O tumor foi diagnosticado em outubro.
 

Katz disse que novos exames foram feitos para detectar a presença de tumores e nada foi encontrado. Segundo ele, porém, os exames não são conclusivos porque a radioterapia, terminada em 17 de fevereiro, ainda tem efeitos sobre o organismo do ex-presidente. "O inchaço não permite uma avaliação adequada." O médico explicou que o ex-presidente sente incômodo para se alimentar.
 

De acordo com o médico, Lula não tem mais febre e está se sentindo bem. No entanto, ele afirmou que não há previsão de alta. "Seria precoce mandá-lo para a casa, por exemplo, hoje."
 

Os médicos do ex-presidente também não estão permitindo visitas. Katz afirmou que a medida serve para dar um "descanso na corda vocal". Os deputados petistas João Paulo (PE) e Jilmar Tatto (SP) tentaram encontrar o ex-presidente no hospital, mas foram impedidos. 

"Os médicos disseram que Lula passa bem. Está sem febre e tomando soro em companhia de dona Marisa", disse João Paulo.

Festa de São José Padroeiro de Coronel João Pessoa - RN.



Imagem - Blog de Coronel João Pessoa.

Evangelho (Mateus 23,1-12)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.