Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Nasa descobre planeta parecido com a Terra em zona habitável

Desde que a humanidade começou a explorar o espaço, a grande questão sempre foi: “existe algum planeta como a Terra, capaz de abrigar a vida humana?”. Um novo relatório da Nasa indica que talvez esta pergunta tenha sido respondida. A agência espacial encontrou o planeta mais parecido com o nosso, até o momento, com condições de existência de vida muito semelhantes.

Nomeado Kepler 186f, o planeta está na distância ideal de seu sol, possibilitando a existência de água líquida, o que permitiria o desenvolvimento de vida.

Outros planetas parecidos com a Terra já haviam sido encontrados, mas eles eram ou muito quentes, pela proximidade do sol, ou muito grandes, o que colabora para aumentar a gravidade e dificultar a existência de vida. O novo planeta é apenas 10% maior.

O Kepler 186f tem uma órbita bem menor que a da Terra, de apenas 130 dias, indicando que ele está bem mais perto do sol. No entanto, a estrela que ele orbita é significantemente menor do que o nosso sol. No fim das contas, os cálculos indicam que as condições são semelhantes às terráqueas.

Há alguns problemas, no entanto. Ele está bem no limite da zona habitável e a Nasa diz que ele recebe de sua estrela apenas um terço da energia que a Terra recebe do sol. Assim, bem ao “meio-dia”, seu brilho é quase o mesmo visto por aqui uma hora antes do pôr do sol. A composição e massa do planeta seguem desconhecidos, e não há evidências de uma atmosfera que seja capaz de abrigar vida.

Mesmo com todos estes pontos contra, ele ainda assim é o que mais próximo da Terra já foi encontrado no espaço. Mas, mesmo se ele tivesse todas as condições de abrigar a vida humana, ele dificilmente verá algum terráqueo ou qualquer sonda por um bom tempo. Ele fica a 500 anos-luz da terra, ou aproximadamente 4,7 quatrilhões de quilômetros. A sonda New Horizons, considerada a mais rápida a deixar o planeta terra, saiu com velocidade de 59 mil km/h. Se ela tivesse sido lançada na direção de Kepler 186f e mantivesse esta velocidade, ela só chegaria dentro de 9 milhões de anos.

Dilma cai para 37% mas ainda ganharia no 1º turno

Eleições 2014
As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) variaram de 40% em março para 37% neste mês, mas ainda assim ela venceria a eleição no primeiro turno se tivesse como adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) ou Aécio Neves e Marina Silva (PSB), além de outros sete candidatos de pequenos partidos, informa pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (17).

Um candidato vence uma eleição no primeiro turno quando a soma dos votos válidos dos rivais é inferior ao total de votos que ele recebeu. Para a Justiça Eleitoral, os votos válidos excluem brancos e nulos. As candidaturas somente serão oficializadas em junho, mês em que os partidos terão de realizar convenções para escolher os nomes que disputarão a eleição.

De acordo com o Ibope, Dilma acumula 37% tanto no cenário com Aécio e Campos quanto no cenário com Aécio e Marina – na última segunda-feira (14), o PSB anunciou a chapa com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos como pré-candidato a presidente e a ex-senadora Marina Silva como vice. Até 20 dias do primeiro turno da eleição, marcada para 5 de outubro, os partidos podem trocar de candidato.

No primeiro cenário, Aécio aparece com 14% e Eduardo Campos com 6%. Em seguida vêm Pastor Everaldo (PSC), com 2%; Denise Abreu (PEN), 1%; e Randolfe Rodrigues (PSOL), 1%. Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Eduardo Jorge (PV) não alcançaram 1%. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24% e os quem afirmaram que não sabem em quem votar ou não responderam, 13%.

No segundo cenário, Aécio está em segundo lugar com 14% e Marina Silva em terceiro, com 10%. Os demais são Pastor Everaldo (2%); Denise Abreu, Randolfe Rodrigues e Eduardo Jorge (1% cada); e Eymael, Levy Fidélix e Mauro Iasi (0%). Brancos e nulos são 23% e não sabem/não responderam, 12%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 140 municípios entre as últimas quinta (10) e segunda (14). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos – isso significa que a intenção de voto em um candidato com 10%, por exemplo, pode variar entre 8% e 12%. O levantamento tem nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00078/2014.

Anúncio do Evangelho (Jo 13,1-15)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + escrito por João.
— Glória a vós, Senhor.


1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou.14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Programação dos Eventos desta Quinta Feira 17 de Abril.




Inscrições para o concurso público do Banco do Nordeste iniciam nesta terça-feira

A partir de hoje estarão abertas as inscrições para o concurso público que preencherá quadro de vagas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
São ao todo 12 vagas para o cargo de Nível Médio - Analista Bancário 1, além de formação de cadastro de reserva para atendimento às demandas de provimento de vagas que venham a surgir nos quadros do BNB, para o cargo, durante o prazo de validade do concurso.
Interessados poderão se inscrever até o dia 8 de maio de 2014, pelo site da FGV Projetos – organizadora do concurso www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/bancodonordeste. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60.
As provas serão realizadas no dia 8 de junho de 2014, nas cidades de Aracaju-SE, Barreiras-BA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Cajazeiras-PB, Campina Grande-PB, Caxias-MA, Feira de Santana-BA, Floriano-PI, Fortaleza-CE, Ga-ranhuns-PE, Ilhéus-BA, Imperatriz-MA, João Pessoa-PB, Juazeiro-BA, Juazeiro do Norte-CE, Maceió-AL, Montes Claros-MG, Mossoró-RN, Natal-RN, Parnaíba-PI, Paulo Afonso-BA, Petrolina-PE, Recife-PE, Sal-gueiro-PE, Salvador-BA, São Luís-MA, São Mateus-ES, Sobral-CE, Teixeira de Freitas-BA, Teresina-PI,Teófilo Otoni-MG, Vitória-ES e Vitória da Conquista-BA.
Dúvidas e outras informações aos candidatos podem ser obtidas pelo site acima citado, pelo telefone 0800 2834628.

TSE mantém cassação e inelegibilidade de Larissa Rosado

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral Laurita Vaz, relatora do processo que transcorre na Justiça Eleitoral contra a deputada Larissa Rosado (PSB), negou o recurso impetrado pela defesa da parlamentar contra a cassação do mandato e inelegibilidade definidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em dezembro de 2013. O mérito do caso ainda será definido e a decisão sobre o registro da candidatura, que será tomada pela justiça de primeira instância, deve sair até amanhã (17).

Candidata não eleita na disputa pela Prefeitura de Mossoró em 2012, Larissa Rosado foi condenada por ao cargo de prefeito do Município por uso indevido e extemporâneo de meios de comunicação a favor de sua candidatura. Segundo a Justiça Eleitoral, ficou clara a utilização irregular de meios de comunicação ligados à família da parlamentar.

"Da análise do conjunto probatório coligido aos auto, percebe-se ter de fato havido superexposição do nome da pré-candidata Larissa Rosado, em período pré-eleitoral, o que foi, inclusive, constatado por esta Corte Regional mediante condenação do grupo midiático sabidamente pertencente à família da candidata recorrente", disse a ministra Laurita Vaz em sua decisão.

Afirmando que não havia "a fumaça do bom direito" para que a deputada comprovasse inocência, a ministra indeferiu o pedido de liminar, havendo prazo de três dias após a publicação oficial da decisão para que Larissa Rosado responda à ação cautelar.

"Em face, pois, da prática de propaganda consubstanciada nos diversos fatos já enumerados, é de se entender que está mais do que comprovado o abuso de poder através do uso indevido dos meios de comunicação, com gravidade evidente para caracterizar concretamente a possibilidade de quebra da isonomia do pleito, sobretudo, em relação às candidaturas de menor porte, que, sem a mínima dúvida, foram grandemente prejudicadas", disse a ministra.

Apesar da decisão, o mérito sobre a questão ainda será analisado pelo TSE, que vai decidir se houve ou não uso indevido dos meios de comunicação na eleição de 2012. A decisão sobre o registro da candidatura para a eleição suplementar de Mossoró, que ocorrerá em maio, ficará a cargo do juiz da 33ª zona eleitoral Mossoró, José Herval Sampaio Júnior.

Duelo de R$ 600 milhões agita final entre Real x Barça

superclássico entre Real Madrid x Barcelona vai agitar a quarta-feira de futebol. Os gigantes vão disputar o título da Copa do Rei no Estádio Mestalla, que pertence ao Valência. Com Cristiano Ronaldo lesionado e Messi jogando abaixo de seu nível habitual, os maiores astros do jogo vão ser Neymar e Gareth Bale que juntos, valem R$ 600 milhões. Veja mais sobre a rodada desta quarta.

Cristiano Ronaldo está lesionado e se tratando de maneira intensiva par jogar a  final e os jogos da Liga dos Campeões. Messi, que não rende há algum tempo, não é maior esperança catalã.

Neymar, que foi contratado por R$ 285 milhões, tem se destacado nos últimos jogos e arrancou muitos elogios da imprensa espanhola.

O galês Bale, que foi trazido pela bagatela de R$ 315 milhões, pode ser letal com a sua perna esquerda. Ele já tem 19 gols na temporada

Amanhã também é dia de oitavas de final da Libertadores. O Cruzeiro enfrenta o paraguaio Cerro Porteño, no Mineirão. É o primeiro time brasileiro a jogar essa fase em 2014. Na próxima semana, entram em campo Grêmio e Atlético-MG

O Santos tenta superar a perda do título Paulista para passar da primeira fase da Copa do Brasil diante do Mixto, do Mato Grosso do Sul. O primeiro jogo foi 0x0 e os santistas decidem a vaga na Vila Belmiro

O Vasco da Gama também decide a sua vaga em casa nesta quarta-feira (16). O primeiro jogo contra o também carioca Resende terminou sem gols.

Depois de um empate por 1x1, Vitória e J.Malucelli se enfrentam em Pituaçu, às 19h30

Evangelho (Mt 26,14-25)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Isca­riotes, foi ter com os sumos sacerdotes15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.
17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.
19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”
23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Caixa Econômica Federal autoriza a realização da licitação para construção do Santuário de São João Batista do Encanto/RN.

A Superintendência da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, acaba de autorizar a realização da licitação que vai contemplar a 2ª e última etapa de construção do Santuário de São João Batista. A notícia foi dada pelo Prefeito, Alberone Neri, que encontra-se em natal e recebeu a grande notícia na manhã desta terça feira.

O gestor disse que a publicação da autorização da realização da licitação sairá nas próximas horas no Diário oficial da União, sendo que, desta forma, o Governo Municipal fica autorizado a realizar através da Comissão Permanente de Licitação o referido procedimento para a contratação da empresa que vai realizar uma das maiores obras de turismo religioso de toda a região do alto oeste potiguar.

Alberone informou que os recursos alocados através de sua atuação política junto à esfera federal somam R$ 750.000,00 que vão contemplar a construção do audacioso projeto de engenharia desenvolvido pelo escritório que presta serviços ao município e que será um divisor de águas na história do município.

O prefeito citou que a 1ª etapa da obra já foi realizada e que consistiu na construção da escadaria até o topo do serrote de São João Batista que fica localizado ao lado da entrada do município, sentido Pau dos Ferros a Encanto.

“Agora vamos para a 2ª e mais importante etapa, que consiste na construção de todo o projeto no topo do serrote, a nossa cidade ganhará status de turismo religioso e isso elevará o Encanto a níveis conquistados aqui na região pelo município de Patu, que possui o Santuário do Lima”, concluiu o Prefeito Alberone Neri.

Pau dos Ferros: Vereadores aprovam projeto que proíbe utilização de animais em espetáculos



A cidade de Pau dos Ferros, na manhã desta terça-feira, 15, deu um importante passo com o intuito de ampliar a defesa dos direitos dos animais. Afinal, foi aprovado na Câmara de Vereadores um projeto de lei de autoria do Vereador, Gilson Rego, que proíbe a participação de animais em espetáculos.

Segundo o Vereador, que teve a sua proposta subscrita pelo colega Francisco José (Gordo do Bar), com a aprovação desta lei fica proibida a utilização de animais, sejam eles, selvagens, domésticos ou domesticados, nativos ou não, em espetáculos realizados no município de Pau dos Ferros.

Ainda de acordo com o Gilson Rego, já foi exaustivamente apresentado pela mídia, como os animais são previamente submetidos à cruel condicionamento para executarem performances, que quando não são obedecidas, acarretam-lhe em dolorosos castigos e privações, utilizando-se, muitas vezes, da força bruta e até de descargas elétricas.

Conforme a lei, que foi votado favoravelmente apenas por Gilson Rego, Francisco José e Gutemberg Bessa, o descumprimento deste dispositivo acarretará na aplicação de multa no valor de quatro salários mínimos, ao responsável pelo estabelecimento, além da cassação do Alvará de Funcionamento.

O projeto de lei agora segue para apreciação do Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que poderá sancionar e tornar lei, este projeto.

Tarde de Sol com Brenda Cibelly e Anderson no Balneário Meia Lua do Encanto/RN.


Programação da Semana Santa do Padre José Mário, Pároco do Encanto e Dr. Severiano/RN.

Programação da Semana Santa: de 13 à 20 de Abril de 2014

13/4 – Domingo de Ramos

6:30h – Reimplantação e Bênção do Cruzeiro (restaurado) de Frei Damião
Bênção e Procissão dos Ramos até a Igreja Matriz de São Sebastião – Encanto
8h – Missa Dominical
17h – Concentração e Bênção dos Ramos (Escola Municipal) e Procissão até a Igreja de Santa Luzia
19h – Missa Dominical

14/4 - segunda-feira

7h – Missa – Igreja matriz – Encanto
8 as 12h – Atendimento de Confissões – Igreja Matriz – Encanto
13 as 17h – Atendimento de Confissões – Igreja Matriz de São Miguel

15/4 - terça-feira

7h – Missa – Igreja de Santa Luzia – Dr. Severiano
8 as 12h – Atendimento de Confissões – Dr. Severiano
13 as 17h – Atendimento de Confissões – Capela de São Vicente – Novo Encanto
19 as 21h – Atendimento de Confissões – Dr. Severiano

16/4 - quarta-feira

7:30h – Missa e Unção dos Enfermos e Idosos – Igreja Matriz – Encanto
10h – Missa e Unção dos Enfermos e Idosos – Igreja de Santa Luzia – Dr. Severiano
13 as 17h – Atendimento de Confissões – Igreja Matriz de São Miguel
19 as 22h - Atendimento de Confissões – Coronel João Pessoa

17/4 - quinta-feira

8h – Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais – Mossoró
17h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés – Igreja de Santa Luzia – Dr. Severiano
18h – Inicio da Adoração ao Santíssimo Sacramento – Pastorais – Dr. Severiano
19h – Missa da Ceia do Senhor e Lava-Pés – Igreja Matriz – Encanto
20h – Inicio da Adoração ao Santissimo Sacramento – Pastorais – Encanto

18/4 - sexta-feira

8 as 12h – Atendimento de Confissões – Encanto
15h – Celebração da Paixão do Senhor – Igreja de Santa Luzia – Dr. Severiano
16h – Via-Sacra – Dr. Severiano
17h – Celebração da Paixão do Senhor – Igreja Matriz – Encanto
18h – Via-Sacra – Encanto (Itinerário: Igreja Matriz/Travessa Gonçalo Chaves/Tabelião Edson/RN 000/Capela de São Vicente)

19/4 – sábado

18h – Bênção do Fogo Novo e Procissão das Luzes – Dr. Severiano – (Concentração em frente ao Cemitério ate a Igreja de Santa Luzia)
19h – Inicio da Vigilia Pascal – Dr. Severiano
20h – Bênção do Fogo Novo e Procissão das Luzes – Encanto – (Concentração no Cruzeiro de Frei Damião ate a Igreja Matriz)
20:30h – Inicio da Vigilia Pascal e Batizados – Igreja Matriz – Encanto

20/4 – domingo

8h – Missa de Páscoa – Igreja Matriz – Encanto
10h – Missa de Páscoa – Encanto do Meio
16h – Missa de Páscoa – Comunidade Sitio Jardim
19h – Missa de Páscoa – Igreja de Santa Luzia – Dr. Severiano

UFRN abre inscrições para concurso de professor para o magistério Superior

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas, até o dia 22 de abril, para concurso público de provas e títulos, para preenchimento de vagas no cargo de professor do magistério superior. São oito vagas, nas categorias Adjunto A e Assistente A, que serão distribuídas no Instituto Metrópole Digital(IMD), Escola de Ciências e Tecnologia (C&T) e no Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAP).

Os professores aprovados deverão atuar nas áreas de Gestão de Infraestrutura em Tecnologia da Informação (01), Expressão Gráfica e Projeto Assistido por Computador (02), Matemática (04) e Cálculo Numérico (01).

As inscrições continuam até às 23h59 do dia 22 e devem ser feitas, exclusivamente, via internet, através do sítio www.sigrh.ufrn.br. A taxa de inscrição, nos valores de R$ 220,00 para Professor Adjunto A (Dedicação Exclusiva) e R$ 80,00 para Professor Assistente A (20h), pode ser paga até o dia 23 do mesmo mês.

A seleção será realizada no período de 01 a 13 de junho, em Natal, constando de três tipos de avaliação: Prova Escrita, Prova Didática, Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional e Prova de Títulos.

O edital, com informações mais detalhadas, estão disponíveis no sítio www.progesp.ufrn.br, ouwww.sigrh.ufrn.br.

Semas realiza encontro com os idosos na zona rural do Encanto/RN.





Dando sequência as atividades programadas para o ano em curso com os diversos programas sociais, a Secretaria municipal de Assistência Social, realizou novas atividades na zona rural, desta feita com encontro com o grupo de idosos das comunidades Vaca Morta, Nadador, Lages e Terra Boa, oportunidade em que foi comemorada a páscoa entre os presentes e a equipe da Semas.

A Secretária, Yria Queiroz, que conduziu a reunião, destacou a importância deste momento fraterno proporcionado pela páscoa, onde os ensinamentos cristãos devem prevalecer em nossos corações, mentalizando sempre a missão de todos nós em promovermos ações que façam com que o nosso mundo segue mais justo e humano.

A Secretária destacou também a grande missão da pasta por ela comandada em promover a otimização da assistência social do município, onde os programas sociais possam de fato promover a redução das desigualdades sociais e automaticamente inserir as famílias que vivam em risco de vulnerabilidade social no seio na sociedade como um todo.

Diogo Bar Apresenta OS JOTAS, Véspera de Feriado no Encanto/RN.


Tradicional Festa de Páscoa no Éden Clube de Pau dos Ferros/RN.


Veja imagens do eclipse 'Lua de sangue'

O continente americano viu nesta terça-feira (15) um eclipse lunar, ou a “Lua de sangue”, quando a Lua fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado.

No Brasil, o eclipse total poderia ser visto a partir das 3h, por cerca de 78 minutos, nas regiões Norte e Centro-Oeste, se as condições meteorológicas permitissem.

Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes. O último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004, segundo a agência espanhola EFE.

Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetirá apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.

Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses do Sol -- um em abril e outro em outubro.

A agência espacial americana (Nasa) explicou que a Lua de sangue é quando a região periférica da Lua ingressa no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar. É durante esse período que o satélite é visto da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre - algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos.

Ao longo da história, os eclipses solares e lunares estiveram rodeados de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.

Veja abaixo os eclipses previstos para 2014:
- 15 de abril: Eclipse total da Lua – visível na parte oeste da África, na parte oeste da Europa, Américas, Austrália e leste da Ásia
- 29 de abril: Eclipse anular do Sol (quando a Lua fica na frente do Sol e se forma um "anel" do Sol em volta da Lua) - visível na Antártica e Austrália
- 8 de outubro: Eclipse total da Lua - visível nas Américas, na Austrália e Ásia
- 23 de outubro: Eclipse parcial do Sol - visível na maior parte da América do Norte, no México e na Rússia

Evangelho (Jo 13,21-33.36-38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”
26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Isca­riotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.
28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.
31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me pro­curareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.