Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sexta-feira, 4 de março de 2016

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. 32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Para Instituto Lula, ação da PF foi violenta e agrediu Estado de Direito

Para o Instituto Lula, a ação da Polícia Federal deflagrada hoje (4) foi uma ação “violenta”, com o objetivo de provocar “constrangimento público” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de mandados de busca em diversos endereços do ex-presidente, a Operação Aletheia cumpriu mandado de condução coercitiva para Lula, que presta depoimento, desde às 8h da manhã, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

“A violência praticada hoje contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal”, diz trecho da extensa nota. “É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história”, diz a nota do instituto.

Para o instituto, as ações de hoje foram precipitadas e a Operação Lava Jato “cometeu uma grava afronta” ao Supremo Tribunal Federal, já que agiu antes que as liminares pedidas pelo ex-presidente fossem julgadas pelo órgão. Na terça-feira (1), advogados do ex-presidente protocolaram no STF uma manifestação sobre as informações espontaneamente prestadas na Operação Lava Jato. Os advogados do ex-presidente Lula pediram à ministra Rosa Weber que apreciasse o pedido de liminar, que tem por objetivo suspender os procedimentos investigatórios sobre o apartamento tríplex no Guarujá e o sítio em Atibaia, até que o STF defina quem terá competência para julgar Lula: se o Ministério Público Federal ou o Ministério Público Estadual de São Paulo.

“A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do país, afronta que se estende a todas as instituições republicanas.

As ações da Operação Lava Jato estão sendo cumpridas hoje nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia. O nome Aletheia vem do grego e significa a busca pela verdade. A operação inclui buscas em Guarujá, Diadema, Santo André, Manduri e Atibaia. A casa do ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e o Instituto Lula também são alvos da operação.

Para o instituto, não é justificável levar o ex-presidente para depor de forma coercitiva, uma vez que ele sempre colaborou com a Justiça. “Nada justifica um mandado de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça espontaneamente ou sempre que convidado. Nos últimos meses, Lula prestou informações e depoimentos em quatro inquéritos, inclusive no âmbito da Operação Lava Jato. Dezenas de testemunhas foram ouvidas sobre estes fatos alegados pela Força tarefa, em depoimentos previamente marcados”.

O instituto também reclamou da quebra de seus sigilos bancário e fiscal, alegando que a Operação Lava Jato já recebeu todas as informações referentes a suas contas, e das quebras de sigilo bancário e fiscal do ex-presidente. “Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Lula, pois este sigilo já foi quebrado, compartilhado com o Ministério Público Federal e vazado ilegalmente para a imprensa – este sim um crime que não mereceu a devida atenção do Ministério Público”, diz a nota.

Segundo o instituto, Lula não deveria ser levado a depor sobre um apartamento, o tríplex no Guarujá, e um sítio, em Atibaia, que não são dele. “Além de esclarecer a situação do apartamento em nota pública – na qual chegou a expor sua declaração de bens – e em informações prestadas por escrito ao Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente prestou esclarecimentos sobre o sítio de Atibaia em ação perante o Supremo Tribunal Federal, que também é de conhecimento público”.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Com dois "chineses" e Kaká, Dunga convoca a Seleção

O técnico Dunga anunciou na manhã desta quinta-feira a lista com 23 jogadores convocados para as partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 contra Uruguai e Paraguai, nos dias 25 e 29 de março, respectivamente. As principais surpresas são as presenças de jogadores de mercado menos tradicionais no futebol.

Titulares na última partida de Seleção, a vitória sobre a Venezuela, Gil e Renato Augusto viviam a incerteza de serem chamados por terem se transferido para o futebol chinês. Mas, apesar disso, a ex-dupla do Corinthians foi lembrada. O meia Kaká, que atua no Orlando City, dos Estados Unidos, também foi lembrado.

A principal novidade na lista foi a convocação do goleiro Diego Alves, do Valencia, que retorna à Seleção após sofrer grave lesão. Quem perdeu a vaga foi Cássio, do Corinthians. O Timão, que na última lista de Dunga foi o líder em convocados com quatro atletas, não teve ninguém lembrado.

Antes de Dunga anunciar a lista, o coordenador de seleções Gilmar Rinaldi comunicou que o ex-zagueiro Lúcio será o auxiliar pontual do Brasil para as partidas contra Uruguai e Paraguai.

Confira a lista completa:

Goleiros: Alisson (Internacional), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Real Madrid), Filipe Luís (Atlético de Madri), Alex Sandro (Juventus)

Zagueiros: David Luiz (Paris Saint-Germain), Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Gil (Shandong Luneng)

Meio-campistas: Luiz Gustavo (Wolfburg), Fernandinho (Manchester City), Reanto Augusto (Beijing Guoan), Philippe Coutinho (Liverpool), Willian (Chelsea), Oscar (Chelsea), Lucas Lima (Santos), Kaká (Orlando City)

Atacantes: Douglas Costa (Bayern de Munique), Hulk (Zenit), Neymar (Barcelona) e Ricardo Oliveira (Santos)

Evangelho (Lc 11,14-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino?
Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Secretária, Yria Queiroz, participa da X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.


A secretária de Assistência Social, Yria Queiroz, coordenou a delegação do município de Encanto, que participou da X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta quarta feira (03), em Natal, das 08h às 18h, na Escola de Governo do RN (Centro Administrativo).

Além de Yria Queiroz, participaram ainda do evento, André Felipe e Fátima Nazário , na condição de delegados eleitos na Conferência Municipal realizada no Encanto.

A Conferência foi realizada em um único dia, tendo em vista a impossibilidade de hospedagem para os delegados da sociedade civil e adolescentes, uma vez que não existe ata de registro de preço, do estado, para contratação de tal serviço.

Governador defende ações de cooperação entre Estado, municípios e União para melhor gestão da segurança

O governador Robinson Faria fez uma prestação de contas das atividades realizadas na visita à Colômbia para conhecer de perto as ações públicas que transformaram aquele país num caso mundial de sucesso no combate à violência e à insegurança e proporcionaram as condições para que, hoje, seja um dos principais polos de atração do turismo na América do Sul. O balanço foi durante entrevista concedida à InterTV Cabugi na manhã desta quinta-feira (3).

“Fui à Colômbia porque o principal clamor da nossa população é em relação à segurança. E a Colômbia é um exemplo bem sucedido de combate à violência” explicou Robinson Faria. Lá, relatou o governador, a segurança pública é feita pelos três níveis da administração pública, o federal, o estadual e o municipal. No Brasil, apesar da Constituição prever a responsabilidade tripartite, o governador ressaltou que a cobrança tem recaído somente sobre o Estado. Robinson Faria destacou que pretende se reunir com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para discutir uma parceria entre Estado e Prefeitura e, especialmente, que ações podem ser desenvolvidas pelo município para contribuir com a melhora da segurança na capital.

Ele também disse que na Colômbia há uma forte utilização da tecnologia e de equipamentos, inclusive do serviço de inteligência. “Só em Medelin são 1.200 câmeras de monitoramento de ruas e locais públicos. Em Natal temos apenas 70”, comparou.

Robinson Faria também disse que o programa de maior sucesso lá é o “Quadrantes”, no qual se baseou o Ronda Cidadã, implantado pelo Governo do Estado nas zonas Leste e Oeste em Natal e que será ampliado. O governador ressaltou ainda que, com o anúncio da realização de concurso público para 2 mil vagas na Segurança Pública, haverá efetivo para a ampliação do programa.

Na visita à Colômbia, o Governo do Estado também recebeu das autoridades daquele país, um relatório sobre os programas que melhoraram a segurança pública e que servirão de base para novas ações no Rio Grande do Norte. E também deu início aos entendimentos para a assinatura de um termo de cooperação técnica na área de segurança.

Sobre o aumento no número de Crimes Letais Intencionais, o governador explicou que é preciso diferenciar as motivações destas ocorrências. Ele disse que, de acordo com os estudos e estatísticas da Secretaria de Segurança, a grande maioria dos crimes de homicídio se dá pela disputa no tráfico de drogas. “Tivemos um dos carnavais mais tranqüilos dos últimos anos. Mas muitas dessas mortes em fevereiro foram resultado de conflitos do tráfico e até entre criminosos e policiais”, afirmou.

O governador também disse que fez uma sugestão à presidente da República Dilma Rousseff para que o Governo Federal reúna os governadores e prefeitos das maiores cidades para adotar medidas em conjunto de enfrentamento à insegurança. “Segurança é um desafio permanente. Hoje só o Governo do Estado atua nessa área. É preciso o envolvimento maior do Governo Federal e das prefeituras. Na Colômbia é assim. Segurança é um desafio permanente e é uma luta diária do nosso Governo”, afirmou.

Ninguém acertou as dezenas do concurso 1795 da Mega-Sena

Ninguém acertou as dezenas do concurso 1795 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (2) em Caxias do Sul (RS). 

Com isso, a estimativa do prêmio para o sorteio do próximo sábado (5) subiu para R$ 24 milhões.

Os números sorteados foram:

 30 - 42 - 47 - 50 - 55 - 58.

terça-feira, 1 de março de 2016

Evangelho (Mt 18,21-35)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?' 22Jesus respondeu: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: 'Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo'. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.

28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: `Paga o que me deves'. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 'Dá-me um prazo! e eu te pagarei'. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: 'Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?' 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.'

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Encanto/RN - Prefeito Alberone Neri participa de mobilização dos municípios para evitar devolução do Fundeb em 2016.

O prefeito, Alberone Neri, participa da mobilização dos municípios para evitar a devolução dos recursos do Fundeb em 2016, que foram repassados a mais ano passado. Semana passada, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), promoveu uma reunião com prefeitos, a qual teve como pauta a devolução de R$ 192 milhões do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) ao Tesouro Nacional em 2016.

Na reunião ocorrida em Natal, foi explicado que o Tesouro Nacional detectou um erro de cálculo da própria União, no repasse da complementação do Fundeb, de janeiro a outubro do ano passado. Ainda que o Tesouro Nacional informou que os repasses mensais no valor de R$ 19 milhões não deveriam ter sido feitos. Por causa desse erro, o Estado e os municípios do RN estão obrigados a devolver, de imediato, agora em 2016 os valores pagos, o que tem deixado o Governo e municípios extremamente preocupados com o financiamento da educação neste ano.

Diante da situação, o prefeito Alberone Neri, disse que a intenção da reunião era mobilizar a equipe do Governo e os municípios para negociar com o Governo Federal, via Ministério da Educação e com o Tesouro Nacional, a possibilidade do Rio Grande do Norte não ser penalizado por um erro que não foi cometido pelo Estado, nem pelos municípios.

“Nós não recebemos os recursos de má fé. Além disso, todo valor recebido foi aplicado na Educação e no reajuste do salário dos professores. Na tentativa de negociação que vamos fazer, esperamos que o Tesouro Nacional leve essas questões em consideração”, finalizou Alberone Neri.

Festa de Emancipação Política de Francisco Dantas/RN.


AL potiguar possui 3.181 servidores. Destes, apenas 552 são efetivos e OAB quer que 'fantasmas' da AL/RN devolvam valores recebidos


O Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN) emitiu uma nota sobre o quadro de funcionários da Assembleia Legislativa do estado. O conselho quer que os 'funsionários fantasmas' devolvam os valores recebidos sem trabalhar. Na manhã desta terça-feira, um grupo se fantasiou de 'fantasma' e protestou em frente ao prédio da Assembleia, em Natal.

Divulgado há um mês, o novo Portal da Transparência revelou que a AL potiguar possui atualmente 3.181 servidores. Destes, apenas 552 são efetivos, sendo 173 aposentados ou pensionistas. Outros 51 são cedidos de outros órgãos e os demais 2.592 (o equivalente a 81,4%) são funcionários indicados pela Mesa Diretora ou deputados.

Na nota, a OAB informou que vai acompanhar as investigações do Tribunal de Contas do Estado sobre o número de funcionários e que vai exigir que a AL apresente os dados referentes às denúncias, "além de provocar a Casa Legislativa no sentido de que sejam chamados os eventuais 'funcionários fantasmas' para que devolvam aos cofres públicos os valores recebidos sem trabalhar", esclarece a nota.

A OAB condena a possível prática de nepotismo, "o descaso com o limite de gastos imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e o flagrante desrespeito ao princípio da eficiência, refletido na contratação de mais de 2.000 cargos comissionados, que exercem funções para as quais existem dezenas de candidatos aprovados em concurso público, ainda não convocados sem qualquer justificativa válida". Por isso, a OAB também promoverá uma medida judicial "com o objetivo de obrigar a AL/RN a efetivar a imediata contratação dos aprovados no concurso público, diante da clara demonstração de existência das vagas".

O protesto
Vestidos de ‘fantasmas’, manifestantes fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (1º) na frente da Assembleia Legislativa do estado contra o alto número de cargos comissionados. Manifestos também se multiplicam pelas redes sociais, todos em razão da recente publicação da quantidade dos servidores ativos e comissionados revelados pelo novo Portal da Transparência da AL.

Começa ano letivo na rede pública municipal de educação de Pau dos Ferros/RN.


O primeiro bimestre da rede de ensino do município de Pau dos Ferros foi
iniciado ontem, 29. Aproximadamente, 2.300 alunos, matriculados desde a
Pré-escola ao Ensino Fundamental, foram acolhidos em seus ambientes de
estudo por uma equipe competente de profissionais.

Segundo a secretária de Educação, Aldacéia Oliveira, que visitou várias
unidades na volta às aulas, o ano letivo 2016 teve início com alguns
prédios restaurados, rotas de transporte escolar garantidas, compra de
produtos à agricultura familiar, merenda de qualidade, entrega de kit
estudantil, professores concursados empossados e projetos pedagógicos
arrojados.

“É a gestão ‘Mais Trabalho, Mais Compromisso’ na luta pela garantia do
direito a aprender de crianças, adolescentes, jovens e adultos”, disse
Aldacéia, lembrando ainda a ampliação do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) em salas multifuncionais, da Educação Infantil e da
Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dessa forma, a administração do prefeito Fabrício Torquato segue dando
atenção especial a essa importante pasta do governo. “A gestão também está
no trilho da valorização do magistério público municipal”, acrescentou a
secretária, destacando o pagamento do terço de férias dos educadores em
fevereiro e o reajuste do piso salarial da categoria, a acontecer neste
mês de março.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Estudantes têm até hoje para aderir à lista de espera do ProUni

Hoje (29) é o último dia para os estudantes participarem da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para aderir à lista, basta acessar o site do ProUni e confirmar a participação. Podem se inscrever os estudantes que não foram pré-selecionados nas etapas anteriores do programa. A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas de estudo que não foram preenchidas nas chamadas regulares.

O ProUni oferece bolsas de estudo de até 100% do valor da mensalidade em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda dos estudantes. Nesta primeira edição de 2016, o programa teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas.

A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março. Todos os estudantes incluídos na lista deverão comparecer, entre os dias 8 e 9 de março, às instituições de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição. Os estudantes serão convocados pelas instituições de acordo com a nota que tiraram no Enem de 2015.

O candidato pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção feita na hora da inscrição no programa. Pode participar tanto aquele que não foi selecionado nas chamadas regulares quanto os que foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas que não tiveram turma formada.

Apenas aqueles cujas turmas correspondentes à primeira opção de curso não foram formadas, podem participar da lista de espera para a segunda opção de curso feita na hora da inscrição.

Evangelho (Lc 4,24-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor!

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.

28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.