Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Negociações apontam para voo internacional e regional no Estado


Os desdobramentos das reuniões entre o Governador Robinson Faria e o secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar, com os presidentes e representantes das companhias aéreas e operadoras de viagem, em São Paulo, vão render bons frutos para o turismo do Rio Grande do Norte. As negociações apontam para a instalação de um voo Mossoró/Recife, que deverá ser operado pela Azul Linhas Aéreas, e a instalação de um voo internacional Natal/Bogotá (Colômbia), cujo interesse é da Avianca. “Posso assegurar que as perspectivas foram superadas. Encontramos uma abertura e sensibilidade por parte dos presidentes de todas as companhias. E o próximo passo será consolidar essas conversas em ações. Nossa meta para o ano é aumentar os percentuais de ocupação dos nossos 42 mil leitos destinados ao turismo que, ano passado, só tiveram 50% de sua capacidade ocupada”, disse o Governador Robinson Faria.

O secretário de Turismo, Ruy Gaspar, endossa as palavras do Governador, afirmando que nunca havia visto um chefe de Estado tão preocupado com o turismo como Robinson Faria. “Essas companhias aéreas já haviam procurado, em outras gestões, diálogos com o Governo. Dessa vez, cumprimos com o dever de casa e as procuramos primeiro. As medidas do Governo, que incluem a assinatura do Decreto que diminuirá da alíquota do ICMS de querosene de aviação (qav), marcada para o dia 26 de fevereiro, terá a presença confirmada de representantes de todas essas empresas com quem conversamos, será um dos passos que daremos rumo ao crescimento turístico”, comemorou o titular da pasta do Turismo.

Voo internacional Natal/Bogotá

Nessa sexta, 6, ocorreram mais duas reuniões. Com a Avianca, o Governador Robinson Faria negociou a possibilidade de ser instalado um voo internacional que ligará Natal a Bogotá (Colômbia). “A Colômbia, Peru e Chile, são os países que têm maior crescimento na América Latina e do Sul e tem um mercado consumidor muito grande. Seria bom para ambos os lados. Além disso, o turista potiguar teria uma outra opção de rota para chegar à América Latina e América Central, ou seja uma conexão mais rápida com os EUA, já que atualmente só se consegue fazer isso indo para São Paulo”, explicou Ruy Gaspar.

Voo Mossoró/Recife

Com a Azul, a equipe foi recebida pelo diretor de Planejamento da Azul Linhas Aéreas e Azul Viagens, Marcelo Bento Ribeiro que, após as conversas com o Governo, decidiu enviar uma equipe técnica para fazer um estudo de viabilidade de implantação de um voo Mossoró/Recife. “Para que isso aconteça, precisarão ser feitos alguns ajustes, dentre eles a reestruturação do Aeroporto de Mossoró, que necessita de aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Inframérica Aeroportos, que nos recebeu ontem e desde então decidiu nos acompanhar nas reuniões com as demais empresas, se prontificou a nos ajudar também nessa parte dos ajustes do Aeroporto de Mossoró, que é de responsabilidade do Governo do Estado”, adiantou Robinson Faria, acrescentando também que a Azul tem interesse de implantar esse voo o mais rápido possível, dentro de seu planejamento de investir na regionalização dos seus voos.

O Governador Robinson Faria e o secretário de Turismo, Ruy Gaspar, foram recebidos, em sua grande maioria, pelos próprios presidentes das companhias aéreas e operadores de viagens. Dentre eles, Cláudia Sender, da TAM; Sylvio Ferraz, da TAM Viagens e o presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Zé do Fole, Lagosta Bronzeada e Toca do Vale no Forró do Campo em Iracema/CE.


Encanto firma parceria com a UFERSA para execução do programa Acesso à Terra Urbanizada.

O Município de Encanto firma parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que em parceria com o Ministério das Cidades, está realizando o Programa Acesso à Terra Urbanizada, o qual visa promover a regularização fundiária deste município.

Segundo a coordenação do programa, outros nove municípios localizados na região Oeste Potiguar, também serão beneficiados, sendo, São Miguel, Venha Ver, Luís Gomes, Portalegre, Assú, Carnaubais, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís e Tibau. O município de Encanto será o primeiro a receber a equipe do Programa.

A Regularização Fundiária atualmente é regulamentada pela Lei nº 11.977/2009. Essa lei define os instrumentos que devem ser adotados para regularizar áreas de interesse social e específico. O Programa de Acesso à Terra Urbanizada trabalhará especificamente com as regularizações de áreas de Interesse Social, em virtude que, esse tipo está voltado à pessoas carentes o que assegura a gratuidade dos títulos para as famílias envolvidas.

Ao final do Projeto as famílias que atenderem aos critérios legais receberão a Escritura Pública de sua Terra, o que lhe trará diversos benefícios, tais como: garantia de posse contribuindo para a segurança e paz do núcleo familiar, a possibilidade de acesso a Programas Governamentais de Habitação e a minimização das desigualdades Sociais.

Nesse processo é indispensável que as comunidades e suas lideranças participem ativamente de todas as etapas e contribuam para a realização do trabalho. Portanto, a coordenação convida a todos a fazerem parte do “Programa Acesso à Terra Urbanizada” com a finalidade de promover melhorias na vida dos cidadãos e da sua cidade.

Governo encaminha à Assembleia Legislativa lei que concede reajuste de 13,01% no piso salarial do magistério

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na quarta-feira (4) a lei complementar que concede reajuste de 13,01% no piso salarial do magistério para professores e especialistas em educação. O novo valor do vencimento básico será aplicado aos profissionais cuja jornada de trabalho dos respectivos titulares corresponda a 30 horas semanais nas áreas direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação.

A lei complementar atende à obrigação, de abrangência nacional, através da lei federal nº 11.378, que valoriza os profissionais docentes e os especialistas em educação. Dessa forma, o piso salarial profissional nacional para professores e para especialistas. A descrição das classes e níveis seguem em anexo.

Os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de professor e de especialista de educação que excederem a jornada de 30 horas semanais terão os valores calculados de forma proporcional, com base no valor da hora-aula.

De acordo com o governador Robinson Faria, os reajustes para o Magistério confirmam que “a qualidade no ensino e a valorização dos servidores da educação são uma meta do nosso Governo, e estamos dando uma prova disso apenas um mês após iniciarmos nossa gestão. Estamos cumprindo, mais uma vez, o nosso compromisso, e reiterando o que declarei à Assembleia Legislativa, na mensagem anual, quando afirmei a contenção de gastos não atingiria os pilares da sociedade, que são saúde, educação e segurança pública”, afirmou.


O secretário de Estado da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, a medida é essencial para o setor. “A decisão é muito importante porque o Governo está cumprindo um encaminhamento de valorização dos profissionais, garantindo assim um dos aspectos importantes para os servidores que é a questão salarial”.

7° Batalhão de Polícia Militar recebe visita do prefeito Fabrício Torquato‏


O chefe do Executivo municipal realizou a visita à sede da Polícia
Militar em Pau dos Ferros também em companhia do comandante do 4°
Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (4° DPRE), o capitão Adelino
Alves, e do secretário de Governo, Vicente de Paula Fernandes.

A Prefeitura de Pau dos Ferros tem somado forças à instituição, em uma
parceria para melhorar algumas condições de trabalho. O compromisso
maior é, junto ao Governo do Estado, pleitear uma grande reforma,
necessária ao 7° BPM.

Outro assunto discutido no encontro foi a significativa melhoria que a
segurança já está tendo na cidade, devido à ação do governador Robinson
Faria em aumentar o número de policiais nas ruas.

De acordo com Vicente de Paula Fernandes, a gestão tem estado atenda à
proteção da população. “Na próxima semana, o prefeito Fabrício Torquato
estará levando para a sua agenda com o governador várias reivindicações
que irão melhorar ainda mais a segurança em nosso município”, revelou o
secretário.

Segundo o major Cavalcanti, os próprios moradores também podem
contribuir para a segurança. Em razão de qualquer denúncia de desordem,
basta discar o número (84) 3351-2729. Quando os indivíduos se unem às
autoridades, o bem coletivo fica mais próximo.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Prefeitura Municipal do Encanto renova cadastros do programa de casas populares.

O Governo Municipal de Encanto atendendo a recomendação da Caixa Econômica Federal, está renovando alguns cadastros de famílias inseridas dentro dos programas habitacionais do município. A determinação está sendo executada através da Secretaria de Habitação do município.

O Prefeito, Alberone Neri, explica a população que a medida é apenas uma exigência da Caixa Econômica Federal, pois alguns cadastros estavam vencidos, sendo necessário a renovação. “Não se trata de novas construções e sim apenas renovação de alguns cadastros”, ponderou o gestor municipal.

Programação do Carnaval da Adega de Riacho da Cruz/RN.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

FEMURN informa: Operação carro pipa será mantida nos 116 municípios do RN

A Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (FEMURN) está informando às Prefeituras que a Operação Carro Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro com recursos oriundos do Ministério da Integração, será mantida nos 116 municípios potiguares cadastrados no programa. O presidente da FEMURN, Francisco José Júnior, manteve contato nesta segunda-feira com os responsáveis pelo programa, que asseguraram a sua continuidade. “Prefeitos e prefeitas podem ficar tranquilos. A nossa mensagem chegou a Brasília através da senadora Fátima Bezerra. Conseguimos agir com rapidez e reverter este processo que seria muito prejudicial. O Ministério da Integração Nacional já tem agora orçamento e recursos. As comunidades necessitadas não ficarão sem a água dos carros pipa”, tranquilizou o presidente da FEMURN e prefeito de Mossoró.

Na semana passada, por falta recursos e dotação orçamentária, o Exército havia alertado para a iminente paralização do abastecimento através de carros pipa a partir de fevereiro. Uma ação rápida da FEMURN, através do trabalho de articulação, forçou o Governo Federal a adotar uma medida emergencial para o envio dos recursos, além de orçamento, necessários à operação. “Agradecemos a sensibilidade do Governo Federal para com a situação destas comunidades já tão castigadas com a seca terrível”, destacou Francisco José, informando que, ainda esta semana, cumprirá uma agenda de trabalho voltada para os interesses dos municípios no tocante às questões de abastecimento e de como enfrentar a seca permanente. Na próxima quarta-feira, por exemplo, o presidente da FEMURN deverá se reunir com a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado.

Campanha do uso racional da água é preparada pelo município de Pau dos Ferros/RN.

Devido à escassez de água no município e a necessidade de economizá-la,
a Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Meio Ambiente
(SEMA), dará início a uma campanha de conscientização e preservação do
líquido.

Com o nome “Uso racional da água, não deixe a fonte secar”, a
mobilização pretende renovar hábitos e atitudes da população, através de
um plano de educação ambiental que oriente a respeito da redução do
desperdício e do consumo.

“Neste primeiro momento, estamos entregando ofícios a instituições
públicas e privadas de ensino, igrejas e outros setores da sociedade
civil e organizada. Estamos solicitando o engajamento de todos, por
isso, as parcerias são imprescindíveis”, disse a secretária Fátima
Araújo.

Entre as ações que a Sema pretende realizar, estão blitz educativas,
distribuição de folders e programas de rádio sobre o tema. Hotéis,
restaurantes, pousadas, lava a jatos, salões de cabeleireiro e
instituições da administração pública constituem o principal
público-alvo da campanha.

Apesar de esta ser a pior estiagem já enfrentada em Pau dos Ferros e no
Alto Oeste, muitas pessoas ainda não têm a consciência do problema da
falta de água. “O desperdício cresce a cada dia e isso afeta a
sobrevivência de todos nós e do meio ambiente. Então, economizar água é
primordialmente importante sob qualquer aspecto. Somos responsáveis pelo
uso consciente de todos os recursos naturais que temos”, justificou a
secretária Fátima Araújo.

Carnaval Tradição do Clube Arca de Alexandria/RN.


Evangelho (Lc 2,22-40)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

ARRASTÃO DAS KENGAS E PURAS DE IELMO VAI ANIMAR A TERÇA DE CARNAVAL DA CIDADE

A irreverência promete marcar o último dia de Carnaval na cidade de Ielmo Marinho com o “Arrastão das kengas e puras de Ielmo”. Elas prometem vir mais fashionistas do que nunca. A fechação vai começar às 19h, com animação do Dj Nando em cima do Trio Elétrico.

Após toda animação e lavagem de peruca pelas ruas da cidade, as kengas e puras de Ielmo vão participar de um desfile em palco armado em frente ao Mercado Público para escolher a Kenga do Carnaval 2015 e vão mostrar para o público que estiver presente, quem são elas no mundo da moda.

Depois do desfile e da escolha da kenga do ano, as bandas entrarão em cena para encerrar a noite com estilo. Segundo o Coordenador de Comunicação e um dos organizadores do Carnaval, Gustavo Santos, o arrastão promete trazer um bom público para a cidade. “O arrastão das kengas e puras de Ielmo é o reflexo de que nossa festa atinge um público variado, e de que o Carnaval de Ielmo Marinho pode sim ser popular”, concluiu.