Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Estado estreita parceria com a Petrobras para aumento da produção de biocombustíveis

O desenvolvimento de tecnologia e a produção de biocombustíveis pela Petrobras no Rio Grande do Norte terá maior incentivo pelo Governo do Estado. Esta orientação foi dada pelo governador Robinson Faria em reunião nesta sexta-feira, 20, com o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Alberto de Oliveira Fontes Júnior, com o gerente regional da Liquigás – empresa subsidiária da Petrobras – Antonio Levantino e com o gerente da Liquigás no estado, Marco Aurélio.

A planta de produção de biodiesel nas instalações da Petrobras no município de Guamaré é um centro que desenvolve tecnologia na área de combustíveis renováveis e vai começar a operar de forma comercial. A tecnologia desenvolvida no RN será replicada pela Petrobras em suas unidades em todo o país e no exterior.

Em Guamaré a Petrobras tem capacidade de processar biocombustíveis a partir do óleo de soja, óleo de algodão, girassol, de gorduras animais e de óleo de cozinha usado.

Paralelo ao aumento da produção de biocombustíveis a Petrobras, através da Liquigás, está intensificando a coleta domiciliar de óleo de cozinha. Esta iniciativa se dá através dos caminhões da companhia que entregam botijões de gás nas residências. “Além de estarmos coletando matéria prima de menor custo, estamos contribuindo para retirar da natureza o descarte do óleo usado que polui o meio-ambiente e cursos de água. A coleta, inclusive, contribuirá para reduzir o custo do tratamento de água pela Caern”, explicou Alberto de Oliveira.

O governador Robinson Faria considera importante a atuação da Petrobras no RN “para o desenvolvimento de tecnologia, que gera novas oportunidades econômicas, aproveitamento de matérias prima e oportunidades de trabalho e renda”.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Município de Pau dos Ferros incentiva empreendedorismo nas escolas



Na noite de ontem, 19, durante a abertura da VII Jornada Pedagógica, o
prefeito Fabrício Torquato assinou o contrato de licenciamento para
implantação do programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos”
(JEPP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(SEBRAE).

Já em funcionamento em outras cidades do país, a idealização capacita
professores do ensino fundamental para desenvolver atividades lúdicas de
empreendedorismo e gestão de negócios junto aos alunos.

A finalidade do programa é a construção de um ambiente de aprendizagem
que sensibilize os estudantes a assumirem riscos calculados, tomarem
decisões e enxergarem as oportunidades de inovações.

Para o chefe do Executivo municipal de Pau dos Ferros, com essa nova
parceria do Sebrae, a Educação Básica do município irá ganhar ainda mais
qualidade, através da disseminação da cultura empreendedora entre
crianças e jovens, motivando-os e transformando-os.

UERN Abre Inscrições para Cursos do Parfor em Pau dos Ferros/RN.

Os cursos do PARFOR serão realizados no CAMEAM/UERN a partir de julho/2015. As inscrições já estão abertas

É voltado a professores e profissionais das escolas de ensino básico. 

Tem cursos de 1ª e 2ª licenciaturas


Secretaria de Educação e cultura da Cidade do Encanto realiza a Jornada Pedagógica 2015.

O Governo Municipal de Encanto realiza através da Secretaria de Educação e Cultura, a Jornada Pedagógica 2015, cuja abertura ocorreu na manhã desta quinta feira (19), na Escola Municipal Maria Pereira Leite. O evento reúne educadores, gestores e equipe pedagógica e por objetivo consolidar o planejamento para o ano letivo de 2015, a partir de reflexões sobre o desempenho da escola e do estabelecimento de ações, metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos da rede.

De acordo com a secretária, Maria Aparecida Granjeiro, a expectativa para o ano letivo são as melhores possíveis. “Tenho certeza de que uma educação de qualidade se faz por meio da união de forças, com a participação e o envolvimento de toda comunidade escolar, assim agradeço a todos os gestores e coordenadores pedagógicos de cada unidade escolar e da secretaria municipal de educação do nosso município pelo envolvimento e planejamento dessa jornada”, destacou Aparecida.

COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO, GUSTAVO SANTOS, DIZ QUE CARNAVAL FOI UM SUCESSO E PROMETE AMPLIAR PARA 2016

Clique para obter Opções
O coordenador de comunicação de Ielmo Marinho, Gustavo Santos, classificou seu primeiro carnaval na função como "um sucesso", embora acredite que há detalhes a serem observados. "O carnaval de Ielmo Marinho foi um sucesso. É evidente que a gente aprende muito com os erros e os problemas detectados serão corrigidos", afirmou.

"A primeira coisa que temos que manter é o espírito do folião. Estamos sofrendo uma concorrência com Caicó, Macau, Natal e São Paulo do Potengi que investem em carnaval de rua", pontuou. Gustavo Santos também apontou números da folia que considerou positivos. "Nesse carnaval ocorreu uma boa movimentação financeira no município e alguns empregos foram gerados direta e indiretamente na festa", elencou.

Gustavo reforçou o desejo que a prefeitura tem demonstrado em organizar um carnaval muito maior em 2016. "Para o próximo ano esperamos trazer novidades e tornar o carnaval de Ielmo Marinho um dos melhores do estado”, destacou.

Detran/RN alerta para as falsas notificações enviadas por emails!


                                       
É preciso ficar alerta com os e-mails falsos que circulam na internet. Usuários de serviço de correio eletrônico têm recebido uma falsa mensagem de notificação de infração de trânsito solicitando ao destinatário que clique em links ou ícones para ter mais informações.

O coordenador financeiro do Detran/RN, Júlio Cesar, alerta aos usuários que a autarquia “não manda nada de mensagem de interesse do condutor e do proprietário do veículo por rede social, principalmente por e-mail. “Qualquer correspondência é emitida pelos Correios”, avisa.

Ele não tem dúvida de que esse tipo de mensagem é falsa e quem abri-la pode contaminar seu equipamento com vírus. O procedimento correto é deletar a mensagem imediatamente quando perceber que ela foi disponibilizada na sua caixa de entrada.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 quer aprofundar diálogo entre Igreja e sociedade

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou hoje (18) a Campanha da Fraternidade 2015. O tema escolhido este ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade e o lema "Eu vim para servir". A ideia é aprofundar, a partir do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade como serviço ao povo brasileiro.

A campanha propõe ainda buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de levar a palavra a cada pessoa. O secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, lembrou que o momento escolhido para o lançamento da campanha – o início da Quaresma – é considerado de extrema importância para a Igreja. "Queremos ajudar a construir uma sociedade mais humana e mais divina", disse. "Sermos pessoas de fermento na massa. Esse é o desejo da campanha."

Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, destacou o compromisso do governo com a emancipação dos pobres. "Defendemos os pobres, não a pobreza. Queremos que os pobres se libertem", disse. "Queremos que as pessoas se tornem protagonistas, sujeitos de sua vida e de sua história."

Para a secretária executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, pastora Romi Márcia Bencke, a campanha destaca a necessidade de promover o debate de valores éticos e também do papel missionário da Igreja. "O tema da campanha deste ano nos desafia para uma ética global de responsabilidades. Nos ajuda a refletir sobre o nosso papel enquanto igrejas e enquanto religiões."

Por fim, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Vinícius Furtado, defendeu medidas urgentes para a proteção e o acolhimento aos mais pobres e uma reforma política no país. "A luta por dignidade, justiça e igualdade é o elo que deve nos unir", disse. "Precisamos dar um passo adiante na atual situação de um sistema político desigual. Há a necessidade de todas as instituições participarem desse esforço em busca de um sistema político igualitário."

Mesmo com enredo polêmico, Beija-Flor volta a vencer Carnaval do RJ

<p>Escola conquistou 13º título</p>
AGREMIAÇÃO FEZ DESFILE IMPECÁVEL NA SAPUCAÍ

A taça é azul e branca! Nesta quarta-feira (18), a Beija-Flor de Nilópolis conquistou o título de grande campeã do Carnaval 2015 do Rio de Janeiro.

Esta é a 13ª vez que a agremiação consegue a primeira colocação na disputa do Grupo Especial carioca.

Ao entrar na Avenida, a escola foi para lá de aplaudida. Impecável, terminou sua apresentação já apontada como favorita.

Como foi o desfile da campeã:

A Beija-For voltou a ser a Beija-Flor. A escola de Nilópolis, ao optar por falar sobre a Guiné Equatorial, foi na sua bola de segurança e que nunca falha: um tema africano, apagando a péssima imagem deixada após o enredo sobre Boni, em 2014.

Houve até certa polêmica agora em 2015, já que a Guiné Equatorial vive sob uma ditadura há 35 anos. O país teria dado aporte financeiro para ajudar a Beija-Flor a desenvolver o enredo.

No entanto, na Avenida o que se viu foi a Guiné servindo apenas como pretexto para a África voltar a se tema da Beija-Flor. Apenas a última alegoria fez referência ao país num bem amarrado enredo.

O azul e branco, cores da escola, foi deixado um pouco de lado, com o verde da natureza sendo prioridade. A escola não empolgou a Sapucaí, mas deu um show de harmonia, ponto forte da Beija-Flor, que aposta sempre no chão de sua comunidade.

O samba enredo talvez seja o mais bonito de 2015, bem levado por Neguinho da Beija-Flor, intérprete que completou 40 anos de avenida pela mesma escola. Selminha Sorriso, porta-bandeira, e Claudinho, mestre-sala, fizeram 20 anos de Beija-Flor.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Vai-Vai faz homenagem a Elis Regina e vence em São Paulo

<p>Vai-Vai conquistou 15º título no Grupo Especial</p>
A Escola de Samba Vai-Vai venceu o carnaval de São Paulo e quebrou uma sequência de três campeonatos seguidos da Mocidade Alegre. Com o samba-enredo Simplesmente Elis – A Fábula de uma Voz na Transversal do Tempo, a agremiação alcançou 269,9 pontos, três décimos a mais do que a segunda colocada, a Mocidade Alegre. O terceiro lugar ficou com a Rosas de Ouro. Foram rebaixadas a Tom Maior e a Mancha Verde.

A escola campeã, do bairro do Bixiga, na Bela Vista, região central da capital, soma agora 15 títulos. O último havia sido conquistado em 2011. A escola foi a penúltima a entrar na avenida, na madrugada do domingo, e empolgou a plateia com trechos do samba enredo que lembravam canções de Elis Regina.

A Liga Independente das Escolas de Samba manteve, neste ano, a apuração das notas longe do público. A medida foi tomada para evitar tumultos, como o ocorrido em 2012, quando um integrante de uma das agremiações pulou o alambrado e rasgou os papéis que definiriam a escola campeã.

Este ano, os simpatizantes das agremiações tiveram que acompanhar a apuração nas quadras das escolas de samba. O acesso ao local de apuração, no Sambódromo, foi liberado somente para a imprensa, para os presidentes das agremiações e para convidados indicados por eles.

Tecnicamente impecáveis, Beija-Flor e Tijuca se destacam no segundo dia de desfiles

A Beija-Flor foi uma das destaques no segundo dia e credencia-se para a disputa do título Foto: Marcia Foletto / Agência O Globo
A metade final do espetáculo das grandes escolas de samba do Rio revelou duas concorrentes ao título de 2015. Beija-Flor e Tijuca juntam-se ao Salgueiro no rol de postulantes ao primeiro lugar da disputa dos bambas, que este ano não teve, mais uma vez, desempenhos arrebatadores. O apuro técnico é o pendor comum entre as três melhores escolas que passaram na Sapucaí neste carnaval. A diferença em alguns detalhes determinará a campeã.

ESTANDARTE DE OURO: Imperatriz conquista o prêmio de melhor escola

O trio acumula méritos, mas tem seus pecados para lamentar. O Salgueiro e a Tijuca devem perder décimos em samba-enredo; a Beija-Flor, em comissão de frente. As três podem sofrer também em enredo - e só. No mais, foi um conjunto de virtudes o que passou na avenida, garantindo uma corrida apertada na sufocante Quarta-Feira de Cinzas, dia de conhecer o resultado.

Das candidatas, a Beija-Flor tem mais motivos para comemorar. A turma de Nilópolis finalmente se livrou da dor pelo sétimo lugar de 2014, ao cruzar a Sapucaí num desfile rico e preciso sobre a África. A controvérsia do patrocínio vindo da Guiné Equatorial foi esquecida por componentes e plateia. Havia o temor de uma vaia na entrada da escola, que não se confirmou, e a mítica comunidade da Baixada cantou com a força de sempre até a Praça da Apoteose. Pegou o caminho de casa com uma certeza: a Beija-Flor está de volta às posições que se acostumou a ocupar, no andar de cima da classificação.

Terá certamente a companhia de outra habitué. A Unidos da Tijuca ignorou a ausência de Paulo Barros - substituído por um grupo de cinco profissionais - e passou impecável, confirmando seu status de escola dominante do carnaval atual. O enredo difícil, sobre a Suíça, deu num desfile atraente, com pitadas de humor, apesar do samba desenxabido. Construída quesito por quesito num desenho lógico, a escola do Borel transformou-se numa máquina de desfilar.

A frustração da noite coube à superfavorita Portela. A azul e branca não se apresentou mal, mas não causou o arrebatamento que dela se esperava com o enredo sobre os 450 anos do Rio. O impacto restringiu-se ao início, com a águia gigante, imitando o Cristo Redentor. Os componentes cantaram animados o ótimo samba, mas as alegorias e fantasias deixaram a desejar. Além disso, houve vários acidentes de percurso, como as luzes que não acenderam no carro do Jardim Botânico. A (ainda) maior campeã da festa provavelmente voltará no sábado, mas é quase impossível que seja no posto de primeira colocada. A Portela divide o anticlímax com a União da Ilha, de quem muito se esperava no enredo sobre a beleza, mas que deu num desfile opaco.

A segunda-feira revelou outra surpresa, no caso positiva, logo no início da maratona. A São Clemente encantou a avenida com o trabalho brilhante da carnavalesca Rosa Magalhães, dentro do enredo-homenagem a Fernando Pamplona. Um sucesso nas alegorias de muito bom gosto e fantasias no alto padrão característico da maior vencedora individual da Passarela do Samba. O povo de Botafogo deve experimentar sua melhor colocação em muitos anos. Vai ser, possivelmente, vizinha da Imperatriz e sua África colorida, na reverência a Nelson Mandela, um dos grandes personagens que cruzaram o altar do carnaval, no epílogo da festa de 2015.

Evangelho (Mc 8,14-21)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão.15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”

Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Horário de verão termina no próximo dia 22 de fevereiro

O horário de verão que teve início no terceiro domingo de outubro de 2014, termina em 22 de fevereiro, data em que os relógios terão de ser atrasados nas regiões que aderiram à medida.

A data estipulada para o encerramento do horário de verão é sempre o terceiro domingo de fevereiro, mas nos casos em que coincide com o carnaval é adiado para o próximo final de semana, como acontece em 2015 em que o carnaval será celebrado no dia 17 de fevereiro.

O principal objetivo da mudança é a economia de energia. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com uma hora a mais de luz natural no período, a expectativa é de que a demanda no horário de pico diminua 2.595 MW - uma redução que varia de 4,5% a 5% das cargas totais dos subsistemas. A economia prevista é de e aproximadamente R$ 278 milhões, em função da diminuição de geração térmica.