Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sexta-feira, 3 de julho de 2015

V Conferência Municipal de Saúde é realizada com ampla participação dos vários segmentos sociais de Encanto.

O Governo Municipal de Encanto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta sexta feira, 03/07/2015, no auditório da Câmara Municipal, a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

A conferência é um espaço democrático de construção das políticas públicas de saúde, significando, assim, um compromisso do gestor público com as mudanças necessárias no sistema de saúde e tem por objetivo a avaliação e proposição de diretrizes de políticas públicas para o setor da saúde.

Compuseram a mesa de abertura; Vice prefeito, Alex Medeiros, secretário municipal de Saúde, Wagner Queiroz, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Ferreira Bessa, Vereador, Anchieta Fernandes e o Padre José Mário, representando a Igreja Católica. O evento aconteceu durante todo o dia. usuários no município.

O Vice prefeito, Alex Medeiros, que representou a gestão municipal, participou da solenidade de abertura e destacou a importância deste evento para o município, sobretudo por ser um espaço aberto também para a sociedade civil que é usaria direto do serviço de saúde. Usaram ainda da palavra o Secretário de Saúde, Wagner Queiroz, que abriu oficialmente o evento e o Assessor Técnico da secretaria, Idalécio Barros. O Conferencista foi o Enfemeiro Marcelo Viana – Dr. Em Ciências da Saúde e Professor titular do Departamento de Enfermagem da UERN, que fez a exposição sobre o tema central da conferência.

O Conselho Municipal de Saúde escolheu os delegados para conferência estadual, conforme orientação do Conselho Nacional de Saúde. O evento aconteceu durante todo o dia.

Pesquisa aponta aprovação do governo Robinson Faria por mais de 70% da população

O Governo do Estado é aprovado por 71,8% da população, considerando os índices ótimo, bom e regular. A informação é da pesquisa, encomendada pela FIERN e divulgada na tarde desta sexta-feira (3).

Na primeira pesquisa de opinião pública sobre a atuação do governo, que coincide com os primeiros seis meses de gestão, foram obtidos os seguintes resultados: 30,2% de ótimo/bom; 41,6% de regular; 16,5% de ruim/péssimo e 11,7% não responderam.

Melhorias na segurança e a manutenção dos salários dos servidores em dia foram as medidas que mais agradaram aos entrevistados. Outras ações lembradas foram melhorias na saúde e no saneamento básico.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto GPP, com sede no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de junho, em todo o estado, e ouviu 805 pessoas.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Secretaria de Assistência Social da Cidade do Encanto/RN, realizará arraia dos programas sociais.

Muita música, quadrilha e comida típica vão animar o “VII Arraiá” da Secretaria Municipal de Assistência Social de Encanto. A festa será realizada na próxima quinta feira (02), a partir das 18h, na praça de eventos. A programação contará com apresentações de quadrilhas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do grupo de idosos do CRAS e apresentações culturais. A festa será animada pelo autêntico forró pé de serra.

“Nosso objetivo é integrar todos os grupos sociais e interagirmos com a sociedade em geral e aproveitamos este período, quando ocorrem as tradicionais festa juninas, para isso”, afirmou a Secretária municipal de Assistência Social, Yria Queiroz, acrescentando que para nós que fazemos parte da Secretaria é sempre um prazer estarmos juntos e transformando um evento como este, em uma ação tão importante que é a inclusão social.

Para o idoso, Sr. Adalto, as festividades que a prefeitura realiza são maravilhosas e muito importantes para todos da terceira idade. “Esses eventos nos trazem muita animação, alegria e autoestima”, disse.

Pressão arterial deve ser medida antes das refeições e de remédios

A pressão alta é uma doença silenciosa que dificilmente dá algum sintoma. É comum o paciente achar que está bem, mesmo quando a pressão está lá em cima. E é ai que mora o perigo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, mais da metade dos idosos tem pressão alta, 30% da população em geral e 5% das crianças. E é sobre essa doença que o Bem Estar falou nesta terça-feira (30). Participaram do programa o nosso consultor e cardiologista Roberto Kalil e o nefrologista Décio Mion.

A hipertensão ou pressão alta é um problema crônico em que o sangue é bombeado com muita força, o que mantém a pressão das artérias elevadas e, em longo prazo, pode machuca-las tanto a ponto de entupi-las ou rompê-las, explica o nefrologista.

É muito importante medir a pressão em casa, mas é preciso escolher o aparelho correto. Você pode optar entre aquele que faz a medição no pulso e o que faz no braço. De acordo com o Décio Mion, os aparelhos automáticos são melhores.

O aparelho precisa ter a certificação do Inmetro ou de outro órgão que ateste aparelhos. Não importa se você está sentado ou deitado, o braço deve estar sempre na altura do coração. E quando medir? Sempre quando você estiver calmo e antes dos remédios e das refeições.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão tem uma tabela que classifica a pressão. Se ela estiver menor ou igual a 12 por 8, sua pressão está ótima; de 12 por 8 a 14 por 9, aumenta o risco de se tornar hipertenso e você deve reforçar os hábitos saudáveis, sem sal, com mais atividade física e menos estresse; se a medição der 14 por 9 ou mais é hora de procurar um médico.

V Conferência Municipal de Saúde será realiza nesta sexta feira no Encanto.

O Governo Municipal de Encanto realizará através da Secretaria de Saúde na próxima sexta feira (03), a V Conferencia Municipal de Saúde. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Encanto, apartir das 07:30hs , e terá como Tema: Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas.

O Secretário municipal de Saúde, Wagner Queiroz, informa que a conferência terá como finalidade avaliar e discutir os serviços de saúde pública e propor novos avanços para o setor. O Sistema Único de saúde (SUS), será amplamente debatido, para que se possa cobrar as melhorias da qualidade da saúde que tanto se busca, explica o secretário de Saúde.

Para Wagner Queiroz, a saúde de Encanto tem avançando na estrutura e nos serviços ofertados, tendo o Governo “Alberone Neri” investido bem acima do determinado por lei, para atender a todas as demandas apresentadas pelos usuários do sistema de saúde do município, acrescentando que a população tem sido atendida com qualidade e respeito.

Secretaria de Obras realiza manutenção e recuperação de estradas vicinais do município do Encanto/RN.

O Governo Municipal de Encanto por meio da secretaria de Obras e Serviços Públicos está realizando a manutenção e recuperação das estradas vicinais do município.

Segundo o secretário, Cosme Evandro, o estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. A conservação do bom estado das estradas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida.

Ele destaca que o Governo “Alberone Neri” vem se dedicando ao máximo para realizar a recuperação das estradas vicinais com qualidade todos os anos. O trabalho exige dedicação e um olhar atento para não deixar os ruralistas sem a merecida atenção. Citou que as comunidades do Sanharão, Carnaubinha, Cantinho e Ingá estão sendo atendidas neste primeiro momento e concluída nestas localidades a máquina se deslocará para a localidade Terra Boa, e assim sucessivamente a toda a zona rural do município.