Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Resultados da ANA permitem ao Encanto visibilidade em evento no Sudeste do país

Nos próximos dias 12 e 13, a cidade de Encanto contará com representatividade em um encontro brasileiro do programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC), a ser promovido na cidade de São Paulo.

O motivo do destaque foi o desempenho, acima do satisfatório, alcançado pela Escola Municipal Maria Pereira Leite na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) aplicada no ano passado, nas três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, conduzidas pelas professoras Katiana Pereira, Celda Oliveira e Anailta Castro, estas apoiadas pela coordenadora local Zilene Pereira.

“A gente fica muito feliz porque é um reconhecimento. Se já tínhamos um incentivo ‘x’, agora, com um incentivo ‘y’ acredito que os frutos vão ser maiores”, declarou o secretário Leandro Roberto, em relação ao convite feito pelo Ministério da Educação (MEC) de enviar dois nomes da unidade de ensino à região Sudeste – viagem com tudo pago pela União – para breve exposição da metodologia que possibilitou os resultados positivos do exame de múltipla escolha.

A diretora Fátima Marcelino será uma das representantes da escola no evento, ao lado da formadora do PNAIC Amanda Ferreira. Ela frisou, sem esconder a alegria, a dedicação das educadoras e de todo o corpo docente. “O quadro de professores do Maria Pereira é excelente. Eles trabalham diretamente ligados ao aluno”, afirmou.

Os índices, recentemente divulgados pelo Governo Federal, apontam o município como um dos destaques educacionais do Rio Grande do Norte, sobrepondo-se a outros inclusive de porte superior. O letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) atingiu os níveis mais elevados.


Trabalho em sala de aula

“O terceiro ano é, eu diria, bem crítico. Porque o aluno vai concluir o seu ciclo de alfabetização lá. Eu recebo alunos que já estão no nível adequado, mas também recebo alunos que ainda não estão. Então, a gente tem que ir adaptando os planos de aula para atender a todas as exigências”, disse Katiana.

Segundo a professora, as competências e habilidades dos estudantes começam a se desenvolver desde a Educação Infantil, sendo fundamental trabalhar baseado nos direitos de aprendizagem (objetivos a serem alcançados).

Para a ANA, em específico, Katiana Pereira revelou a prévia preparação imposta aos alunos, através de atividades sistematizadas. “O foco foi, realmente, na leitura; o PNAIC nos dá esse embasamento. Todo dia em sala de aula temos um momento destinado à leitura, tanto a livre quanto uma leitura mais direcionada”, finalizou.

Encanto/RN - Vila Cidadã chega à cidade com suporte da gestão ‘Cuidando da Nossa Gente’

A administração municipal de Encanto, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, vai realizar nesta sexta-feira, 8, na Escola Maria Pereira Leite, a partir das 9h, o projeto intitulado “Vila Cidadã”, oportunidade na qual inúmeros serviços serão oferecidos à população gratuitamente.

Em um apoio irrestrito à idealização da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), pastas municipais e Câmara de Vereadores prestarão atendimento ao público, além de órgãos diversos parceiros da ação, que já teve 26 edições promovidas em demais cidades potiguares.

A iniciativa visa atender os encantenses de forma eficaz, possibilitando acesso a documentos e esclarecimentos básicos, indispensáveis à construção da cidadania, conforme explicou o gestor Atevaldo Nazário.


Programação completa
Órgãos / Atendimentos e critérios

ITEP: Emissão de RG (300 unidades)
1ª via – Duas fotos 3x4 e certidão de nascimento
2ª e 3ª vias – Uma foto 3x4, certidão de nascimento e nº do RG;

Central do Cidadão: Emissão de CPF (100 unidades)
1ª via – Certidão de nascimento ou RG original, certidão de casamento original, comprovante de residência e título de eleitor
2ª via – Todos acima, incluindo nº do CPF anterior;

DETRAN: Informações, educação de trânsito, abertura do primeiro processo de habilitação;

Agência de Fomento do RN (AGN): Orientação sobre microcrédito;

Sistema Nacional de Emprego (SINE): Intermediação de emprego;

Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB): Programas habitacionais;

CAERN: Atendimento comercial;

SESAP: Atividades DST/AIDS, verificação de pressão arterial, teste de glicemia;

Programa Estadual de Artesanato (PROART): Emissão da Carteirinha do Artesão;

PROCON/IPEM: Consultas, denúncias, orientações;

IDEMA: Oficinas de reaproveitamento;

Secretaria Mun. de Assistência Social (SEMAS): Apresentações de atrações locais, atualizações do Cadastro Único;

Secretaria Mun. de Saúde (SEMUS): Enfermagem, testes rápidos de: HIV, sífilis, hepatite B e C;

Câmara Municipal: Orientação jurídica e contábil, cópias de documentos.