Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

quinta-feira, 20 de março de 2014

Deputados aprovam revisão no plano de cargos da Educação

Com a revisão do plano, o professor terá aumento de salário ao se qualificar
A revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação foi aprovada durante a sessão desta quinta-feira (20) da Assembleia Legislativa. A mensagem governamental 092/2014, que altera a Lei Complementar 322, de 2005, alterando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério teve dispensa de tramitação pelos líderes partidários e foi lida na sessão plenária de ontem (19).

Com a alteração proposta pelo governo, o professor ou especialista vai avançar no nível, sem alteração da letra, conquistando um benefício no salário superior ao que recebe hoje ao se qualificar. O projeto também revisa alguns trechos do Plano de Cargos do Magistério, como os que dizem respeito à jornada de trabalho, oficializando o que já está sendo praticado pela Secretaria de Estado da Educação, de acordo com a Lei Nacional do Piso.

Com isso, a jornada estadual anterior, com 24 horas semanais para exercício em sala de aula e 6 horas para planejamento, será alterada oficialmente para 20 horas em sala e 10 horas para planejamento. O Estado já cumpre essa organização na jornada do professor desde o ano passado, em acordo com a lei federal, mas a atualização do texto da lei estadual também é necessária e será feita.

O deputado Fernando Mineiro (PT) afirmou que a mensagem é um dos itens mais importantes entre as reivindicações que estavam sendo feitas pela categoria e para a correção dos desvios da carreira de professor. “Essa é a nossa contribuição para que a greve termine”, disse.

Teste de urina mais eficiente para câncer de próstata pode estar disponível em 2015

Um novo teste para diagnosticar o câncer de próstata de forma mais rápida e prática do que os exames disponíveis atualmente pode chegar ao mercado no ano que vem. Ele consiste em identificar, na urina do paciente, a presença de uma proteína chamada engrailed-2, ou EN2, que é produzida por células cancerígenas da próstata.

Em anúncio feito nesta semana, pesquisadores da Universidade de Surrey, na Grã-Bretanha, onde o exame EN2 foi desenvolvido, revelaram uma parceria com o laboratório britânico Rodox, que vai passar a fabricar e comercializar o teste a partir dos estudos desenvolvidos pela universidade. Para que possa ser aplicado na prática clínica, porém, o exame ainda precisará ser submetido à aprovação das agências reguladoras de cada país em que ele for utilizado.

Atualmente, o diagnóstico do câncer de próstata é feito principalmente pelo exame de PSA (proteína presente no sangue que, em altos níveis, pode indicar a doença) e o de toque retal. Um exame não exclui o outro – o ideal é que o paciente seja submetido aos dois testes. Isso porque, enquanto o PSA fornece informações como a progressão da doença e as chances de recorrência do câncer, o exame de toque pode dizer qual é a extensão do tumor e ajudar o médico a escolher o melhor tratamento para cada caso. Se derem positivo, os resultados de ambos os exames precisam ser confirmados por uma biópsia.

Precisão

Um estudo mostrou que o teste de urina que mede a proteína EN2 detecta o câncer de próstata com uma precisão aproximadamente duas vezes maior do que a do exame de PSA. “Enquanto o novo teste parece diagnosticar entre 60% e 70% dos tumores na próstata, o PSA, sozinho, identifica cerca de 30% a 40%”, diz Gustavo Cardoso Guimarães, cirurgião oncologista e diretor de urologia do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo.

Além disso, a mesma pesquisa indicou que ele praticamente não oferece falsos diagnósticos positivos. Segundo os resultados, o teste de urina deu o diagnóstico correto a 90% dos pacientes que não tinham câncer de próstata. Os outros 10% apresentavam um grau muito pequeno da doença, que não era clinicamente significante.

Segundo Guimarães, isso pode evitar procedimentos invasivos e tratamentos desnecessários em pessoas que têm a doença, mas que não apresentarão sintomas clínicos ou terão a saúde prejudicada. Essa é uma vantagem sobre o PSA que costuma dar resultados falsamente positivos. "Dois terços dos pacientes submetidos à biópsia após o PSA indicar suspeita de câncer não possuem a doença”, diz o médico.

Características

O novo teste de urina também parece dar informações sobre a extensão da doença, ou seja, o quão a próstata está comprometida com o tumor, segundo um estudo publicado em 2012. No entanto, o exame não diz qual é a gravidade da doença e nem prevê se haverá recorrência do tumor – o que pode ser detectado com o PSA. Além disso, diferentemente do exame de toque retal, não possibilita que o médico identifique o volume da próstata, o tamanho dos tumores locais ou o melhor tratamento para o paciente.

Por isso, o exame de urina, se for provado eficaz em pesquisas maiores e mais relevantes, não eliminaria a necessidade de o paciente passar pelos exames de PSA e de toque, mas sim serviria como um complemento não invasivo e mais prático para um diagnóstico mais preciso.

"É um teste extremamente promissor, mas ainda precisa ser submetido a pesquisas maiores para que receba a aprovação das agências reguladoras. Se for comprovado, sem dúvidas trará um enorme benefício aos pacientes”, afirma Guimarães. "Esse teste pode levar a um diagnóstico mais rápido, o que ajudaria a salvar milhares de vidas, além de ter o potencial de reduzir os custos com a doença", diz Hardev Pandha, professor da Universidade de Surrey que coordenou as pesquisas sobre o novo exame.

Ibope mostra estabilidade e Dilma mantém expectativa de vitória no 1º turno

Ibope fica estável e Dilma mantém a expectativa de vitória no 1º turno
A primeira pesquisa Ibope deste ano sobre a corrida presidencial revela um quadro de estabilidade: Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 43% das intenções de voto, o mesmo índice que foi registrado em novembro de 2013, data do levantamento anterior. O tucano Aécio Neves oscilou um ponto porcentual para cima, de 14% para 15%, e Eduardo Campos (PSB) se manteve com 7%.

Em outro cenário analisado pelo Ibope, em que os nomes de cinco "nanicos" são incluídos na lista apresentada aos entrevistados, Dilma, Aécio e Campos aparecem, respectivamente, com 40%, 13% e 6%. Somados, os demais candidatos ficam com 4%. Ou seja, mesmo assim, a representante do PT tem mais eleitores que a soma dos adversários (40% a 23%) - condição necessária para vencer no primeiro turno.

Em um eventual segundo turno, Dilma também seria vitoriosa. Contra Aécio, sua vantagem seria de 27 pontos porcentuais (47% a 20%). Em uma disputa direta com Campos, a distância chegaria a 31 pontos (47% a 16%).

Apesar do favoritismo da candidata do governo, a maioria (64%) do eleitorado afirma esperar que o próximo presidente "mude totalmente" ou "muita coisa" na próxima gestão.

Apenas 32% esperam continuidade "total" ou de "muita coisa".

O Ibope perguntou somente aos entrevistados que desejam mudanças se estas devem ser promovidas com Dilma ou com outra pessoa na Presidência. Nesse caso, a presidente tem apoio de apenas 27%. Outros 63% afirmam que querem mudar o País com outro governante.

Quando todo o universo de entrevistados é consultado, o resultado é diferente. Diante da pergunta "quem tem mais condições de promover as mudanças de que o País ainda necessita?", Dilma aparece com 41%, com larga vantagem sobre Aécio (14%) e Campos (6%).

O Ibope também testou cenários em que Marina Silva é listada como candidata, no lugar de Eduardo Campos - apesar da possibilidade remota de que a chapa do PSB seja alterada até a eleição. Em uma eventual disputa entre Dilma, Aécio e Marina, as intenções de voto são de 41%, 14% e 12%, respectivamente. Marina vem perdendo terreno nas simulações desde outubro, época em que era a preferida de 21% do eleitorado.

Em um eventual segundo turno entre a atual presidente e a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata a presidente pelo PV, Dilma venceria por 45% a 21%.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 17 de março. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31/2014.

O nível de confiança utilizado para calcular o tamanho da amostra e a margem de erro é de 95%. A pesquisa foi feita por iniciativa do próprio Ibope - o instituto aparece como contratante na documentação entregue à Justiça Eleitoral.

Parabéns meu Querido Encanto pelos seus 51 Anos de Emancipação Política.




Agenda do Fim de Semana do Diogo Bar da Cidade do Encanto/RN.


Fla vacila de novo, perde para o Bolívar e é lanterna na Libertadores

Fla vacila de novo, perde para o Bolívar e é lanterna na Libertadores
De novo, um vacilo. E, de novo, não deu. Mas, desta vez, custou caro. O Flamengo foi à altitude de 3.600 metros de La Paz, mas sofreu um gol do Bolívar logo de saída e encontrou sua segunda derrota na Libertadores, por 1 a 0. Pior do que isso, só mesmo a lanterna do grupo 7

Os rubro-negros continuam com quatro pontos, já que o León venceu o Emelec, com seis pontos, em casa, por 3 a 0, gols de Brito, Vazquez e Pena, e chegou sete para liderar a tabela. O Bolívar alcançou os cinco pontos e é o terceiro colocado da chave.

Na próxima rodada, o León recebe o Bolívar no México, daqui a uma semana. Já o Flamengo vai até Guayaquil, no dia 2 de abril, enfrentar o Emelec.

Secretaria de Assistência Social realiza encontros com os grupos sociais do município.



A Secretaria municipal de Assistência Social iniciou a temporada de encontros e acompanhamento dos grupos inseridos nos programas sociais implantados pelo Governo “Alberone Neri”. Os encontros mensais são realizados pela equipe da Secretária, Yria Queiroz, e tem por objetivo aprimorar e trabalhar o público alvo dentro do contexto dos objetivos administrados pela assistência social.

A Secretaria de Assistência Social já realizou nos últimos dias um encontro na zona rural com o grupo dos idosos das comunidades Nadador, Lages, Vaca Morta e Terra Boa, reuniu também os integrantes do Programa Eternamente Jovem, na praça de eventos, como também em outro momento, promoveu reunião com os pais do grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Governo do Estado encaminha projeto que revisa Plano de Carreira do Magistério para Assembleia Legislativa

A Governadora Rosalba Ciarlini encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa o projeto de lei que revisa a Lei Complementar 322, de 2005, alterando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério. A principal mudança, proposta pela secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, revisa o texto do artigo 45, que diz respeito a mudança de nível e progressão de carreira.

“De acordo com a lei em vigor, o professor ou especialista em Educação muda de nível, a partir de uma especialização, mestrado ou doutorado, mas retroage na classe, perdendo uma ou duas letras. Com essa mudança, ele vai avançar no nível, sem alteração da letra, conquistando um benefício no salário consideravelmente superior ao que recebe hoje ao se qualificar”, detalhou a secretária Betania Ramalho.

O projeto revisa ainda alguns trechos do Plano de Cargos do Magistério, como os que dizem respeito a jornada de trabalho, oficializando o que já está sendo praticado pela Secretaria de Estado da Educação, de acordo com a Lei Nacional do Piso. Com isso, a jornada estadual anterior, com 24 horas semanais para exercício em sala de aula e 6 horas para planejamento, será alterada oficialmente para 20 horas em sala e 10 horas para planejamento.

O Estado já cumpre essa organização na jornada do professor desde o ano passado, em acordo com a lei federal, mas a atualização do texto da lei estadual também é necessária e será feita.

Com o encaminhamento do projeto que revisa o Plano de Cargos do Magistério, o governo zera a sua pauta de benefícios represados com a categoria dos professores. Desde 2011, o Governo do RN concedeu aos professores da rede estadual de ensino um ganho real de 91,5% de reajuste salarial para ativos e aposentados nesses três anos; O último reajuste de 8,32% foi concedido em janeiro de 2014 para ativos e inativos. Na prática, o professor em início de carreira, somente com a graduação, sem especialização, mestrado ou doutorado, recebia um salário de R$ 930,00 quando a nossa gestão iniciou e agora está recebendo R$ 1.780,00.

Foram encaminhados anteriormente e aprovados três importantes projetos para Assembleia Legislativa, entre eles o que reajusta o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores das escolas, chegando a dobrar, em alguns portes, o valor do benefício; além disso, o Governo liberou a progressão horizontal, concedendo uma letra no plano de carreira a todos os professores e especialistas em Educação, sem a necessidade de avaliação, garantindo mais 5% de reajuste no salário, fora os 91,5% de reajuste acumulado.

Abertas as inscrições para a 10ª Copa Pauferrense de Ciclismo


A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da coordenadoria de Esportes, já articula a finalização dos últimos ajustes para realização da 10ª Copa Pauferrense de Ciclismo. Este ano a competição acontecerá no dia 30, o último domingo de março.

A cada edição, o evento vem conquistando mais participantes. Repetindo o sucesso de 2013, os atletas vão realizar as provas no Circuito Oiticica. Segundo o Coordenador de Esportes do município, Paulo Avelino, vão ser utilizadas algumas ruas do centro da cidade para a realização das disputas.

Os participantes serão divididos em quatro categorias: Elite, Master, MTB e MTBL e as premiações vão superar os 7 mil reais, além de uma moto para a categoria Elite. Além desta premiação, os pauferrenses em melhores posições vão receber uma premiação extra.

Segundo a coordenação do evento, as inscrições para aqueles que desejam participar, já estão abertas e podem ser realizadas na sede da Secretaria de Educação de Pau dos Ferros, na Avenida da Independência. Os participantes também podem entrar em contato através dos seguintes telefones: (84) 3351-3707 / 9973-0727 / 9127-4752 / 8145-5759.

“O incentivo a educação e ao esporte, são algumas de nossas prioridades. Por isso, a nossa gestão vem priorizando todas as ações voltadas a essa área. Este é um evento consolidado e de grande sucesso. Por isso, nosso esforço em manter e ampliar mais esta ação desenvolvida pela administração municipal”, afirmou o Prefeito, Fabrício Torquato.

Todo o trajeto será acompanhado por médicos e enfermeiros que estarão acompanhando, com uma ambulância, todos os participantes, caso ocorra algum incidente, além da equipe de coordenação, que estará presente durante toda a prova.

terça-feira, 18 de março de 2014

Marcelo Rodrigues e Dourado na Oásis Sorveteria e Petiscaria do Encanto/RN.


Secretária de Educação participa de Seminário em Natal.


A Secretária de Educação e Cultura, Maria Aparecida Granjeiro, participa em Natal de um Seminário estadual de educação infantil, promovido pela Secretaria Estadual de Educação e que congrega representantes de diversos municípios do estado do Rio Grande do Norte.

Aparecida está acompanhada da Diretora da creche infantil “Antônio Fernandes de Souza”, Tiquinha, sendo que o evento teve ocorre nesta segunda feira, ontem e hoje, terça feira.

O Seminário estadual de educação infantil tem por objetivos desenvolver um trabalho voltado ao aprimoramento de pesquisas, de projetos de extensão e de ensino com temáticas relacionadas a infância, às políticas públicas de educação, inclusão escolar, currículo e cotidiano da educação infantil.

A Secretária de Educação, Maria Aparecida, em contato com a imprensa disse que o evento é uma oportunidade também para se discutir e a problematizar as políticas educacionais para a infância no contexto contemporâneo e suas implicações no cotidiano educativo das creches e pré-escolas. Nesse sentido, o Seminário terá como um dos focos centrais de discussão a avaliação na Educação Infantil.

Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche na Zona Rural de Pau dos Ferros



"Nosso objetivo é trabalhar para ampliar a qualidade da educação em toda a cidade”, esta foi a definição do Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, sobre o seu trabalho voltado para a educação em Pau dos Ferros.

Prova deste comprometimento foi que, na manhã desta terça-feira, 18, o gestor pauferrense, entregou a obra de reforma, ampliação e melhoria em toda a estrutura da Creche Maria das Graças Feitosa Torquato, localizada no Perímetro Irrigado, Zona Rural do município e que contou com a presença de vereadores, secretários municipais, professores e alunos.

Apenas naquela unidade de ensino, a Prefeitura de Pau dos Ferros, em parceria com o governo federal, investiu aproximadamente 27 mil reais, ampliando, de forma significativa, a estrutura daquela unidade de ensino.

Segundo a Secretária de Educação, Francisca Dantas, além da ampliação, melhoria do sistema elétrico e hidráulico, foi realizada a acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Já segundo a diretora da Creche, Lena Queiroz, afirmou que “há muitos anos nós esperávamos por esta reforma. Agora ela chegou e melhorou a estrutura desta unidade, além de nos dar melhores condições de trabalho. Sem dúvidas, foi um grande e importante investimento realizado pelo Prefeito Fabrício”, comemorou a diretora.

Já o Prefeito, Fabrício Torquato, enfatizou a sua satisfação em sempre poder realizar a entrega de investimentos para a educação. “Muitos gestores consideram isso um gasto. Eu tenho o pensamento que isto é um investimento a longo prazo, quando, no futuro, teremos nestas crianças, adultos capacitados e com oportunidades no mercado de trabalho. E vamos ter orgulho de ter contribuído nesta formação”, destacou o Prefeito.

Segundo Fabrício, não é o fato de ser afastada da zona urbana, que torna a qualidade da educação naquelas unidades, inferior as demais. “Ao lado desta creche, temos a Escola Municipal José Torquato de Figueiredo, escola que teve a melhor média do IDEB em Pau dos Ferros”, destacou o Prefeito.

Ao fim, Fabrício destacou que a Escola José Torquato de Figueiredo, também recebeu investimentos, onde toda a estrutura física foi reformada e novos móveis e equipamentos foram entregues.

Servidores da Saúde iniciarão nova greve a partir de amanhã

Em assembleia realizada na sexta-feira passada,14, em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, os servidores da Saúde do Estado aprovaram a proposta de iniciar a greve amanhã, 19, com um ato público até a Governadoria.

A pauta dos servidores, entregue ao Governo, tem 27 reivindicações, com destaque para o cumprimento do acordo de 2013, a redução do déficit de pessoal nos hospitais, reajuste de 12% no salário-base e o não fechamento de serviços e de oito hospitais do interior. "É uma greve em defesa da saúde pública e da sobrevivência dos servidores", afirma Egídio Júnior, vice-coordenador do Sindsaúde-RN.

Seis meses depois do encerramento da greve de 2013, os servidores ainda aguardam a implantação da tabela corrigida do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Segundo do Sindicato, o projeto de lei está no gabinete da governadora e não foi enviado para a Assembleia Legislativa. Como é um ano eleitoral, o Governo tem poucas semanas para aprovar o projeto, a tempo de implantar a tabela neste ano.

Para a direção do Sindsaúde, o Governo quebrou os compromissos assumidos em 2013. Além de não enviar o projeto, modificou os prazos para a implantação da nova tabela do Plano de Cargos, que só será implantada em março (nível elementar), junho (nível médio) e setembro (nível superior). O Governo também deixou de pagar o valor retroativo do reajuste dos aposentados e abandonou todos os pontos acordados na comissão de revisão do plano, como a tabela de qualificação.

"O Governo caminha para não implantar a tabela e não dar reajuste nos salários dos servidores da saúde. Além disso, aumentou a sobrecarga nos hospitais. A situação é insustentável. Só no Walfredo faltam 256 técnicos de enfermagem e o pessoal tem que dobrar plantões. Como vai atender alguém, trabalhando 24 horas direto?", questiona Egídio Júnior.

Renovação de Messi pode custar R$ 815,9 milhões ao Barcelona

Messi: proposta de salário teria assustado o Barcelona (Foto: EFE)
Desde o fim da última temporada, o Barcelona tem em seus planos a renovação de contrato de Lionel Messi. Porém, o que antes era visto como uma forma de gratificar o atacante pode acabar se tornando uma enorme despesa para o clube catalão. De acordo com o jornal "As", o camisa 10 teria pedido um salário de € 25 milhões (R$ 81,5 milhões) anuais líquidos - o que, por conta dos altos impostos na Espanha, geraria um gasto de cerca de € 50 milhões (R$ 163,2 milhões) por temporada ao Barcelona. Ao fim de cinco anos, um total de € 250 milhões (R$ 815,9 milhões).

A publicação afirma que o clube está "escandalizado" com o pedido de Messi e assustado, uma vez que o valor estaria totalmente fora do que o clube pode desembolsar atualmente. Segundo o "As", o argentino estaria "com a pulga atrás da orelha" desde que o Barça contratou Neymar, suspeitando que o brasileiro, com os bônus, "seria o jogador mais bem pago do elenco", com ganhos de até € 20 milhões (R$ 58,7 milhões) anuais.

Por parte do clube, a principal motivação para pensar em um novo contrato foi a renovação de Cristiano Ronaldo com o rival Real Madrid, que transformou o português no jogador mais bem pago do mundo, em setembro do ano passado: um salário de € 17 milhões (R$ 55,4 milhões) líquidos anuais, em um contrato por cinco temporadas.

Atualmente, Messi tem vínculo com o Barça até junho de 2018, o que deixaria o clube confortável com relação a um possível assédio externo. Porém, antes mesmo da saída de Sandro Rosell, a diretoria blaugrana já mostrava seu desejo de oferecer um novo contrato ao argentino como uma forma de gratificação e adequação do salário do atacante aos valores pagos aos astros do futebol mundial por outros clubes - atualmente, o jogador recebe € 16 milhões (R$ 52,2 milhões) líquidos anuais.

Esta seria a sétima renovação de Messi, que tem contratos profissionais com o Barcelona desde 2005O "As" ainda afirma que nenhuma das partes tem pressa na negociação, uma vez que o clube vive uma fase decisiva na temporada - no próximo domingo, o Barça enfrenta o Real Madrid, no Santiago Bernabéu e, caso seja derrotado, ficaria muito longe da disputa do título espanhol.

Evangelho (Mt 23,1-12)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.