O projeto de ampliação foi elaborado pelo engenheiro Erlando Lopes, e visa o melhor aproveitamento do espaço físico, além de oferecer conforto e acessibilidade aos fiéis. Serão construídos dois banheiros, duas salas e rampas de acesso para facilitar a locomoção dos portadores de necessidades especiais.
No início, a comunidade católica local foi resistente à idéia, mas de acordo com o administrador paroquial de Encanto, padre Chagas, aos poucos a comunidade reconheceu a necessidade e está se empenhando. “A ampliação do espaço da Igreja era uma necessidade urgente, e isso podia ser visto principalmente nas festas de janeiro quando se tornava insuficiente para comportar os fiéis e oferecer o conforto.
Aos poucos, os devotos de São Sebastião foram vendo isso e hoje, já se mobilizam e arrecadam fundos para a concretização da obra.” Disse.
O padre Chagas lembrou ainda que devido o valor histórico do altar, será feito uma réplica do altar-mor da igreja e o aspecto arquitetônico será preservado.
O padre Chagas lembrou ainda que devido o valor histórico do altar, será feito uma réplica do altar-mor da igreja e o aspecto arquitetônico será preservado.
A primeira capela de são Sebastião na cidade de encanto foi construída em 1905, e a torre da igreja, em 1921. Nos registros, consta ainda que em 1938 foram construídas as arcadas e o altar-mor, já na responsabilidade do Sr. José Apolônio da Costa. Em 1949, foi feita a sacristia.
Segundo padre Chagas, a iniciativa é desafiadora, mas ele lembrou que, dentre tantos benefícios, a reforma será uma maneira de fortalecer a caminhada de fé da comunidade, porque aumenta a união e o trabalho fraterno.
Fonte: Folha em Dia com Ivanúcia Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário