Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aprovação de Rosalba cai e Carlos Eduardo Cresce

O natalense não está nada satisfeito com a gestão da governadora Rosalba Ciarlini. É o que revela a quarta rodada da pesquisa Consult/Sinduscon divulgada na tarde de ontem. De acordo com a pesquisa, o governo de Rosalba Ciarlini é desaprovado por 67,4% da população da capital contra 17,6% que aprovam, enquanto 15% dos entrevistados disseram não ter opinião formada sobre o assunto. Na pesquisa anterior, divulgada no início de abril, o índice de desaprovação do governo estadual era de 59,7%. Já o índice de desaprovação ao governo da prefeita Micarla de Sousa teve uma pequena redução: de 88,6% na última pesquisa para 87,8% na atual. Na contramão das desaprovações dos governos estadual e municipal, a administração da presidenta Dilma Rousseff é aprovada por 69,9% dos natalenses.

O índice de reprovação do governo de Rosalba Ciarlini aumentou oito pontos percentuais de janeiro (59,6%), data da primeira pesquisa, para cá (67,4%). Em janeiro, o governo estadual era aprovado por até 25,1% dos entrevistados e agora por apenas 17,6%. O diretor presidente do Instituto Consult, Paulo de Tarso, atribuiu o aumento no índice de reprovação do governo de Rosalba Ciarlini à crise enfrentada na saúde pública. "Rosalba ainda não criou sintonia com a população natalense e a pesquisa aponta uma rejeição do povo aos gestores locais", disse.

Em relação à gestão municipal, a avaliação do natalense teve uma pequena oscilação de janeiro para cá. Na primeira pesquisa a gestão de Micarla de Sousa era reprovada por 90,2%, e agora o índice de reprovação é de 87,8%, uma diferença de 2,4 pontos percentuais. Paulo de Tarso não comentou a redução no índice de desaprovação da gestão municipal por estar dentro do "índice de erro".

Carlos Eduardo amplia vantagem, diz pesquisa

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) ampliou a vantagem para os demais concorrentes, na corrida pela sucessão da prefeita Micarla de Sousa (PV). O pedetista apareceu em primeiro lugar, com 47,3% das intenções de voto, na última pesquisa Sinduscon/Consult estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados), realizada nos dias 4, 5 e 6 de maio. Esse é o maior percentual conquistado por ele desde o início deste ano. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Em segundo lugar, aparece a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), com 18,1%. Em terceiro, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), citado por 6,7% dos entrevistados. O quarto colocado foi o deputado estadual Hermano Morais (PMDB), com 3,7%. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) ficou em quinto, com 3%. A prefeita Micarla de Sousa (PV) apareceu em último, com 1,5%. Os eleitores que disseram não votar em nenhum deles somaram 9,5%. Os que não souberam responder chegaram a 10,2%.

A corrida permanece estável,com o ex-prefeito ampliando a vantagem. Ainda não houve mudança nas posições. Em janeiro, Carlos Eduardo tinha 42,8%; em fevereiro, 44,2%; em março, ele oscilou para 42,5%; em maio, chegou aos 47,3%. Wilma de Faria se manteve no mesmo patamar. Teve pequenas oscilações dentro da margem de erro. Em janeiro, tinha 19,2%. Em fevereiro, 19,8%. Em março, 19,1%. Em maio, aparece com 18,1%.

Rogério Marinho também apresentou oscilações. Começou o ano com 5,2%. Em fevereiro, atingiu 6,8%; em março, 8,1%. Caiu em maio para 6,7%. Hermano Morais iniciou com 3,3%; subiu para 3,7%. Chegou a 4,4% e desceu para 3,7%. Os índices de Mineiro também variaram pouco: 2,6%, 3,7%, 4,1% e 3%. A prefeita Micarla de Sousa, em janeiro, tinha 2,2%. Em seguida, caiu para 1,1%. Foi para 1,7%. Iniciou maio com 1,5%.

Em janeiro, o número de indecisos era de 9,1%; em fevereiro, 8,4%; em março, 10,8% e chegou a maio com 10,2%. As oscilações que ocorreram estão dentro da margem de erro. O número de eleitores que pretendem não votar em nenhum dospré-candidatos também se manteve estável. Em janeiro, era 12%; em fevereiro, 9,7%; em março, 8,9% e em maio, 9,5%. Todas as pesquisas ouviram, em cada sondagem, mil eleitores natalenses, nas quatro regiões da cidade. O índice de confiabilidade das pesquisas é de 95%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea (aquela onde os entrevistadores não apresentam os nomes dos candidatos), o número de indecisos continua sendo destaque. Nesta quarta rodada, 56,1% dos entrevistados disseram não saber em quem vão votar. Já 8,9% afirmaram que não pretendem votar em ninguém. Dos que se posicionaram, a maioria optou pelo nome de Carlos Eduardo, que lidera com folga. O ex-prefeito foi citado por 23,6% dos entrevistados. Wilma recebeu 5,7% das citações. Rogério Marinho e Fátima Bezerra (PT), que não é pré-candidata, somaram 1,1%. Os demais pré-candidatos não pontuaram.

Rejeição

A prefeita Micarla de Sousa foi líder de rejeição. Quando questionados em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, 78,4% apontaram a gestora. O deputado Fernando Mineiro (PT) foi o segundo mais rejeitado, com 20,7%. Em terceiro, ficou Wilma de faria, com 18,5%; o quarto mais lembrado foi Rogério Marinho, que recebeu 15% das indicações; em quinto apareceu Hermano Morais, com 14,7%. O menos rejeitado foi Carlos Eduardo, escolhido por 7% dos natalenses.

Nenhum comentário: