Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Metade dos nordestinos não usa cartão de crédito, diz pesquisa

Entre os nordestinos, 73% não têm conta corrente e 59% não têm poupança, mas tendência é de crescimento do consumo na região
Nos últimos dez anos o Nordeste foi a região que mais impulsionou o crescimento econômico e a expansão do consumo no Brasil, e ainda tem potencial para expansão de seus mercados.

Isso porque, de acordo com a pesquisa “Serviços financeiros e hábitos de consumo no Nordeste”, realizada pelo Data Popular, apenas 57% dos nordestinos têm cartão de crédito, o que mostra um nicho grande a ser explorado.

A região também é onde menos pessoas têm conta bancária, apesar de contar com uma massa de renda de R$ 447 bilhões e concentrar 17% da massa de todo o país.

A pesquisa apurou que apenas a metade dos adultos do Nordeste (50%) tem o perfil do que ela chama de “bancarizados”. Segundo os dados, 27% têm conta corrente, percentual aquém do Índice Brasil, que foi de 42%. E um total de 41% têm poupança. No Brasil esse índice é de 48%.

A vendedora ambulante Fernanda Vasconcelos Soares de Lima, 37, faz parte dessas estatísticas. Ela diz que nunca teve uma conta bancária ou cartão de crédito. Segundo a comerciante, o medo de perder o equilíbrio sobre a vontade de comprar e os gastos a impediam de manter o relacionamento bancário.

“Nunca tive porque eu nunca quis mesmo. Também nunca fiz crediário em loja nenhuma. Quando eu compro, eu compro com dinheiro, à vista, porque sempre tive medo de me endividar. Mas agora que eu já sei como é que funciona, eu vou abrir a minha conta, já separei os documentos”, disse a ambulante.

Fernanda está entre os 73% de nordestinos que não possuem conta corrente, segundo o Data Popular. A pesquisa afirma que, se o Nordeste (onde 50% das pessoas tem algum vínculo bancário) atingisse o mesmo percentual de acesso aos serviços financeiros verificados no total Brasil, que é de 62%, haveria mais 4,4 milhões de pessoas “bancarizadas” e 1,8 milhão de novas marcas próprias de cartão de crédito.

Nenhum comentário: