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sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Professora do município de Pau dos Ferros representa o Nordeste no Prêmio Professores do Brasil deste ano


“É uma sensação muito boa, porque é o reconhecimento de um trabalho de um
ano”, disse a professora Deusineide dos Santos Nasário, ao falar da sua
classificação para a etapa nacional do Prêmio Professores do Brasil 2015,
que acontecerá na próxima semana.

A educadora, cuja primeira experiência em sala de aula data de 2005, já
ganhou R$ 7 mil na etapa regional do concurso. Deusineide ficou em
primeiro lugar no Nordeste na categoria 4° e 5° anos iniciais do Ensino
Fundamental, com o projeto intitulado “A previsão das chuvas no campo, à
luz do olhar do agricultor”, desenvolvido na Escola Municipal Francelino
Granjeiro, no Sítio Conceição.

Ao ser questionada sobre o que foi necessário para a obtenção da
premiação, a professora usou a expressão “coragem de se lançar”. “São
muitos professores com muitos trabalhos bons. A gente espera, mas fica
apreensiva”, completou Deusineide Nasário.

A professora premiada acredita na educação da zona rural e aproveitou para
elogiar os estudantes. “Quando a gente lança uma proposta, já estão todos
com os olhinhos brilhando. Eles gostam de fazer e eu confio. A gente tem
de confiar, porque eles dão conta”, revelou.

A gestão do prefeito Fabrício Torquato tem sido a maior incentivadora dos
servidores do município, em uma valorização dos profissionais. “A rede
municipal de educação está muito feliz, pois o projeto, a professora, os
estudantes e a comunidade envolvida são dignos desse reconhecimento”,
afirmou a secretária Aldacéia Oliveira.

Deusineide estará entre os dias 1 e 4 de dezembro em Brasília, onde
participará de diversas atividades. Ela ainda está concorrendo a um valor
extra de R$ 5 mil.


Projeto vencedor

“A previsão das chuvas no campo, à luz do olhar do agricultor” foi um
trabalho realizado por um grupo de 12 alunos. Iniciado em julho de 2014
com término em julho deste ano, tratou dos efeitos da seca e de políticas
públicas relacionadas à questão. De tema dinâmico, o projeto contou com
pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (entrevistas junto a
moradores).

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