Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

terça-feira, 22 de maio de 2012

Arena das Dunas entra em nova fase

Hoje o projeto da Arena das Dunas entra numa nova etapa. O consórcio responsável pela construção do estádio que irá abrigar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Natal, dará início às 13h30 a instalação dos primeiros pilares pré-moldados e que servirão de suporte para fixação das arquibancadas da nova praça esportiva potiguar. A etapa, de acordo com o cronograma oficial do projeto definido pelo Comitê Organizador Local (LOC), só deveria ocorrer no dia 20 de julho, significando uma antecipação de quase dois meses na construção.
A instalação dos primeiros pilares vai fazer a construção da Arena das Dunas crescer de forma vertical
O engenheiro civil Eunélio Silva, ouvidor do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RN) e que realizou algumas vistorias na Arena das Dunas, elogiou o ritmo adotado na construção e ressalta que o estádio deve ser entregue com alguma antecedência a população potiguar.

"O ritmo que estão trabalhando e para entregar o projeto com, no mínimo, um mês antes do prazo previsto. A antecipação pode ser ainda maior se for aberto um terceiro turno de trabalho", destacou o engenheiro que possui 40 anos de experiência no ramo da construção civil.

Para marcar a importância dessa data, a governadora Rosalba Ciarlini alterou sua agenda e irá participar de mais esse passo significativo de Natal rumo à Copa de 2014. Antes da realização da cerimônia para marcar a abertura da nova etapa no canteiro de obras da Arena, a governadora irá participar de um almoço com os funcionários e toda direção do consórcio Arena das Dunas, no restaurante montado no próprio canteiro de obras.

O pilar que será fixado hoje tem 18 metros de altura, o equivalente a um prédio de seis andares, e pesa em torno de 22 toneladas. Ele será fixado com o auxílio de guindastes. Segundo dados atualizados no dia 30 de abril, a obra da Arena das Dunas atingiu 23,03% do projeto total. Mas esse ritmo deve acelerar, uma vez que até o final deste mês, cerca de 750 funcionários estarão trabalhando nas obras do estádio, previsto para ser entregue em dezembro de 2013.

"Com as máquinas apropriadas eles vão montar aquilo numa velocidade impressionante e realmente o leigo ficará com uma impressão melhor sobre a construção da Arena das Dunas. Ela passará a crescer no sentido vertical. Na etapa anterior, tudo o que vinha sendo realizado era para dentro do chão. As vigas para fixação dos batentes de arquibancadas estão sendo produzidas em grande número e depois eles terão apenas o trabalho de montar", destacou Eunélio Silva.

O vice-oresidente do Crea-RN, José D'Arimatéa reforçou a confiança na conclusão do projeto e elogiou a empresa responsável pela obra. "O pilar de engenharia está bem entregue a OAS, os processos de licenciamentos estão sem qualquer pendência e os recursos financeiros para realização do projeto também estão certos".

Nenhum comentário: