Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

domingo, 26 de maio de 2013

Ginástica digital

Tem crescido o uso de aplicativos desenvolvidos para controlar a prática de atividade física
Nem mesmo a prática de atividade física tem resistido aos avanços tecnológicos. É crescente entre desportistas amadores o uso de aplicativos desenvolvidos para ginástica. Baixado na internet gratuitamente ou com baixo custo, eles monitoram velocidade de corridas, tempo, queima de calorias, frequência cardíaca, desempenho e até número de passos de uma caminhada. Porém, apesar de todas as vantagens, nenhum desses programas substituiu a presença do educar físico ou personal trainer.

Tem aplicativo para musculação, caminhada, corrida, ciclismo e até ioga. A maioria é compatível com os sistemas Adroid e também para iPhone.

Segundo o educador físico e personal trainer Igor Costa, o uso dos aplicativos tem aumentando consideravelmente de dois anos para cá, ganhando adesão de aluns e professores. Ele próprios diz usar o Runner durante as corridas com um dos seus alunos.

“O acesso a esses aparelhos melhorou com a queda dos preços e, consequentemente, com a facilidade de baixar esses aplicativos na internet”, comenta o personal, comentando ainda que os aplicativos acabaram substituindo grandes e caros equipamentos, como um monitor cardíaco e um frequenciêmetro, por exemplo, que têm custo médio de R$2 mil, no mercado. “Como aplicativo, passa a custar dois dólares. E outros você encontra até gratuitamente. E eles são confiáveis.”

A administradora de academia, Eliane Maia, já aderiu ao uso dos aplicativos. Ela comenta que melhorou até sua comunicação com o professor, além de ter dado mais segurança. “É um aparelho fácil de manusear, já vem com todo treinamento. Na ausência do professor, você consegue fazer seu treino com tranquilidade e o resultado é excelente”, afirma Eliane.

Mas deve-se tomar cuidado para não passar da conta, nem exagerar. O fisiologista Márcio Mousinho alerta para se estar atento às respostas do seu corpo, ao que o treinamento está lhe proporcionando e como está sendo sua reação ao programa de treinamento sugerido. “Faça suas anotações, registre. Mas não fique bitolado ao aplicativo, afinal ele nem lhe conhece. Ainda é melhor conversar com os profissionais da saúde: médico, educador físico, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros.”

Nenhum comentário: