Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

terça-feira, 28 de maio de 2013

Secretaria de Educação elabora Plano de Ação Articulada de Encanto.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura já iniciou a elaboração do Plano de Ações Articuladas de Encanto, cujo prazo de conclusão está fixado em Lei para o dia 30 de junho próximo.

De acordo com a titular da SEC, Maria Aparecida Granjeiro, o plano é meta estabelecida pelo Ministério da Educação, a partir da edição da Lei Ordinária nº 12.695/2012, a União, por meio do referido ministério, está autorizada a transferir recursos aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, com a finalidade de prestar apoio financeiro à execução das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR), sem a necessidade de firmar convênio, ajuste, acordo ou contrato.

Ela destacou que dessa forma, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa a utilizar o termo de compromisso para executar a transferência direta, prevista na referida lei, para a implementação das ações pactuadas no PAR, considerando as seguintes dimensões do plano: Gestão Educacional, Formação de Profissionais de Educação, Práticas Pedagógicas e Avaliação, e Infraestrutura e Recursos Pedagógicos.

Já a assistência financeira, ora mencionada, é concedida segundo os critérios técnicos estabelecidos para o PAR e regulamentada segundo a Resolução CD/FNDE Nº 14, de 8 de junho de 2012.

Aparecida citou ainda que o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condicionou o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao Compromisso, os entes federativos devem elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR). Todos os 5.563 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao Compromisso.



A Secretária de Educação explicou que o PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos — 2008 a 2011. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

Nenhum comentário: