Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Governo Dilma Rousseff quer mudar cálculo para concessão de aposentadoria

Após anunciar aperto na concessão de benefícios sociais, incluindo pensões por morte e auxílio-doença, o governo Dilma Rousseff pretende mudar o Fator Previdenciário.
A informação é do Ministro da Previdência Social Carlos Gabas. A fórmula proposta pelo governo é a 85/95 que é soma da idade com o tempo de serviço; 85 para as mulheres e 95 para os homens. O objetivo da fórmula é retardar as aposentadorias no Brasil.

Ele defende " que fator previdenciário é ruim porque não cumpre o papel de retardar as aposentadorias, mas o trabalhador deve se aposentar com regra que leve em conta contribuição e idade". Segundo o ministro "fórmula 85/95 é a melhor para aposentados"

O problema principal apontado por Carlos Gabas é o déficit da Previdência que no ano passado foi de R$: 51 bilhões e para este ano deve aproximar-se dos R$ 60 bilhões. Alterações no seguro desemprego e abono salarial também estão previstas.

Entenda o Fator Previdenciário:

O Fator Previdenciário foi criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, em 1999, a ideia era retardar as aposentadorias. É uma fórmula baseada na expectativa de vida, no tempo de contribuição e na idade do contribuinte no momento da aposentadoria. Na ocasião a idade média de aposentadoria era de quase 51 anos. O Fator Previdenciário não conseguiu desestimular as aposentadorias precoces pois hoje quase 16 anos depois a idade média de aposentadoria é de 54 anos. O que ocorre na prática, é a redução do valor do benefício do segurado.

Nenhum comentário: