Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Detran divulga calendário de pagamento das taxas de licenciamento

(Foto: Re´rpdi~ ap)
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou o calendário das taxas de licenciamento de veículos para 2016. O tributo não sofreu reajuste, custando R$ 60,

independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte. Segundo o setor de Estatística do Detran, há mais de um milhão de veículos no Rio Grande do Norte, sendo Natal com 369.687 e Mossoró com 133.592, os municípios com a maior quantidade de automóveis.

O primeiro grupo a efetuar o pagamento é o dos veículos com finais de placa 1 e 2, com datas de vencimento até os dias 16 e 17 de fevereiro, respectivamente. O calendário encerra no mês de julho.

Os contribuintes começam a receber, em uma única correspondência, os boletos relativos ao licenciamento, IPVA e o seguro obrigatório (DPVAT) em janeiro. A documentação também está disponível na internet, no site do Detran, preenchendo com a placa e o número do Renavan do veículo no ícone ‘Consulta de Veículos’. Quem tem conta no Banco do Brasil pode fazer o pagamento no caixa eletrônico, informando o CPF, sem a necessidade do boleto bancário.

O tributo que sofreu reajuste foi o Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), aprovado no pacote do Governo do Estado. O imposto subiu para 3% e é destinado para automóveis, caminhonetes, micro-ônibus, embarcações recreativas ou esportivas. Os veículos com mais de 10 anos de uso continuam isentos.

O presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira, Reinaldo Domingos, afirmou que o contribuinte deve se organizar com antecedência para o pagamento, já que é uma despesa fixa. “Esse planejamento é um dos princípios básicos da educação financeira, ou seja, primeiro se poupa, depois se gasta, e não se gasta para então ver como fará para honrar com o compromisso”, comentou.

Ele comentou que a dúvida comum é em relação a condição de pagamento, se paga à vista ou a prazo. Para isso, o contribuinte deve analisar a atual situação financeira. “Se estiver endividado ou equilibrado financeiramente, já se sabe que não conseguirá realizar o pagamento inteiro de uma vez, sobrando o caminho do parcelamento”, aconselhou. Domingos completou que caso o contribuinte esteja com uma situação financeira mais confortável é recomendado o pagamento à vista, para aproveitar os descontos oferecidos.

Reinaldo Domingos reforça que se deve evitar empréstimos, limites do cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito do mercado financeiro, pelos juros altos cobrados.

Nenhum comentário: