Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Campanha de Combate a Doença de Chagas na Cidade do Encanto/RN.


O governo municipal de Encanto através da Secretaria de Saúde e Equipe de Endemias realizara neste mês de maio, campanha de combate a doença de chagas -- também conhecida como mal de Chagas, chaguismo e tripanossomíase americana -- é uma infecção causada pelo parasita Trypanosoma cruzi.

A forma mais comum de contágio é através do contato com as fezes de insetos conhecidos popularmente como barbeiro, que se alimentam sugando sangue humano e de animais. A doença de chagas também pode ser transmitida das seguintes formas: mãe para bebê (congênita), transfusão de sangue e transplante de órgão.

A doença de Chagas tem uma fase aguda e outra crônica. Se não for tratada a infecção pode durar a vida toda. A fase aguda da doença de Chagas ocorre logo após a infecção, pode durar de algumas semanas a meses, e parasitas podem ser encontrados na circulação sanguínea.

A infecção pode ser moderada ou assintomática (sem sintomas). Pode ocorrer febre ou inchaço ao redor do local da inoculação (onde o parasita entrou na pele ou membrana mucosa). Em raras ocasiões, a infecção aguda pode resultar em inflamação severa do músculo cardíaco ou do cérebro e seu revestimento.

Segundo técnicos da Secretaria de Saúde existem casos positivo de chagas em nosso município.



Endemias Encanto.

Nenhum comentário: