Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Areia Branca inicia o maior carnaval da Costa Branca potiguar

Localizada na foz entre três rios e o Oceano Atlântico, Areia Branca realiza o maior carnaval do polo Costa Branca, reunindo milhares de foliões que lotam a cidade potiguar, distante 330 quilômetros de Natal e que tem 25.315 habitantes. Nessa época do ano, com o fluxo de gente na cidade, a população circulante chega a 150 mil pessoas. A folia já começou desde a quarta-feira, quando houve a abertura oficial, e prossegue até a próxima quarta, a de Cinzas, com o tradicional Mela-Mel. Por sinal, o mel de abelha é quem dá o sabor da tradição de se sujar com o doce para comemorar a folia momesca às 15h na Ponta do Mel.

Toda a festa de momo deste ano é dedicada à carnavalesca Maria de Virgílio. "Faz quatro anos que criamos um troféu, entregue ao Rei Momo, à Rainha do Carnaval e aos Blocos de Rua. Esse ano escolhemos para nomear esse troféu uma figura com grande participação na folia em anos anteriores, e que já faleceu. Maria de Virgílio criou um bloco, o Papangu, que sai no sábado animado com orquestra de frevo. Ela foi homenageada porque ajudou a tornar nosso carnaval uma tradição", explica Francisco Melo, gerente de Turismo, Comunicação e Eventos de Areia Branca.

Durante o chamado Esquenta, na quarta-feira, e ontem à noite, na final do 12º Campeonato de Blocos Carnavalescos de Futsal 2012 realizado no Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral (BR-110), já era possível prever como serão os principais dias do Carnaval, entre o sábado e a terça. "A cidade já está cheia de gente. Tivemos já no Esquenta uma mostra do quanto será bom nosso carnaval. O arrastão foi impressionante", relatou Francisco Melo.

A festa sempre começa ao meio-dia na Praia de Upanema, que fica na orla urbana de Areia Branca. Depois, há um arrastão às quatro horas da tarde, que literalmente arrasta as pessoas até o cais no centro da cidade. Depois disso, às dez da noite, a festa que se realiza na praça tem dois palcos montados, sempre animados com duas bandas. O Largo da Folia fica na entrada da cidade. Além das pousadas e hotéis lotados, incentivamos as pessoas a saírem de suas casas e alugarem aos foliões que vêm de fora", ressalta o gerente de Turismo.

Para incentivar a participação cada vez maior de pessoas no Carnaval de Areia Branca, a prefeitura incentiva a saída de algumas famílias de suas casas, para alugá-las aos foliões. "No sábado organizamos uma caravana para distribuir kits para esses foliões se divertirem, e no domingo, fazemos um evento de boas-vindas. Sorteamos uma das casas alugadas, levamos orquestra de frevo e um kit enorme com cerveja, gelo, energético. Até pagamos o aluguel da casa", conta o gerente de Turismo. Atualmente Areia Branca tem 50 casas alugadas para famílias inteiras, grupos de amigos e colegas que se juntam para se divertir durante a temporada na cidade. "Foi a forma que encontramos de acomodar bem o turista que visita Areia Branca".

Infraestrutura

No que se refere a infraestrutura, a prefeitura de Areia Branca contratou 250 homens de uma empresa particular deMossoró para fazer a segurança dos foliões. O Governo do Estado também enviou 100 homens a mais da Polícia Militar, que se somarão ao efetivo do Pelotão Destacado totalizando 350 policiais para garantir tranquilidade durante toda a folia momesca. "Apesar de grandioso, nosso carnaval tem zero de violência", garante Francisco Melo.

Unidades móveis de saúde com médicos e enfermeiros de plantão estão montados no percurso do arrastão e no Largo da Folia há uma unidade fixa de saúde para eventuais emergências. O Corpo de Bombeiros realiza hoje a vistoria do palco montado no Largo da Folia, e dos 40 camarotes particulares existentes na festa. Quarenta e seis banheiros químicos também serão distribuídos pela prefeitura tanto na Praia de Upanema quanto no palco.

Animação e muita folia pelas ruas

Para uma festa segura e tranquila é preciso animação. Obviamente, isso não falta em Areia Branca. A principal marca da folia areiabranquense são os grandes arrastões entre o Cais Tertuliano Fernandes, na região portuária, e a Tropical Casa Show. Nesta sexta-feira, 17, é o bloco Pererê quem comandou a festa animado pela banda Simpatia do Samba de Fortaleza (CE). Ainda amanhã, na casa de shows Tropical, os integrantes do Pererê cairão na folia ao som de Briola & Cavalo de Aço Elétrico. Haverá venda de abadás. Após a festa com Cavalo de Aço Elétrico, o arrastão segue no sentido inverso, em direção ao cais, e a festa continua animada até o raiar do dia seguinte. Já no 'Sábado de Zé Pereira', a festa com trios acontece na Praia de Upanema, com a Banda Sob Medida a partir do meio dia. Às 16h, um arrastão com Trio Porradão será animado pela cantora macauense Lane Cardoso, e à noite, a festa acontece no Largo da Folia, centro, com Roberto e Meus Amores, Pawlera do Brasil e Amaré do Brasil.

Ao meio-dia do domingo, dia 19, a praia de Upanema será palco para o show da Banda Chamego, à tarde haverá arrastão animado por Cavaleiros Elétrico, e á noite a folia é animada pela Banda Cia do Kuarto, Sergynho e Banda e Abadalá. Já a segunda terá Nilson Viana na praia, Banda Inala no trio e as bandas Sob Medida, Prabalá e Tabakana no Largo da Folia. A terça gorda será animada por Banda Porreta Music ao meio dia na praia, o arrastão será comandado por Saia Elétrica, e Forró dos Três, Bonde do Maluco e Banda Introza vão animar a festa no Largo da Folia.

Ainda sobra disposição? Claro que a Quarta-feira de Cinzas tem mais festa. Logo cedo, no cais, às 6h da manhã sai um arrastão do bloco Vadios da Quarta. A turma segue animada pelas ruas da cidade animados por um trio elétrico e com orquestra de frevo. À tarde, o Mela-Mel de Ponta do Mel também terá trio e orquestra, além da animação do cantor Ramon Rodey. Em Areia Branca o domingo de carnaval também terá Desfiles de Escolas de Samba, festa na Casa do Frevo diariamente a partir das 22h, e na segunda-feira, por volta das 16h, um bloco de nome sugestivo: A Soma dá Mais de 300. Dada a programação, feito o convite. Seja mais um nessa contagem de alegria.

Nenhum comentário: