Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sábado, 19 de maio de 2012

Décimo Brasileirão começa hoje com duas partidas

Depois que a bola começar a rolar neste sábado, às 18h30, nas partidas entre Palmeiras x Portuguesa e Sport x Flamengo, terá início o décimo Brasileirão consecutivo sob a mesma fórmula, a dos pontos corridos, com turno e returno. Além de regras claras (e respeitadas) a respeito de rebaixamento e acesso.

Desde 2003, as únicas mudanças que ocorreram dizem respeito ao número de participantes. Em 2003 e 2004 foram 24 times. Em 2005, 22. Desde 2006 são 20 equipes, disputando o título ao longo de 38 rodadas.

Para se ter uma ideia do peso de tal estabilidade, vale lembrar que entre 1971 – quando começou a “era moderna” do Campeonato Brasileiro – até 2002, os regulamentos se alternavam a cada ano, assim como o número de participantes. As viradas de mesa, como a que originou a Copa João Havelange, em 2000, eram um eterno fantasma.


Vale dizer que a década dos pontos corridos teve, sim, suas turbulências. Nas duas primeiras edições (2003 e 2004), punições impostas pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) tiraram pontos de clubes por escalação irregular de jogadores, o que fez a tabela de classificação ficar “poluída” por asteriscos. Já em 2005, o escândalo da arbitragem protagonizado por Edilson Pereira de Carvalho provocou a anulação de 11 jogos, que foram disputados novamente.


Apesar de mancharem as três primeiras edições dos pontos corridos, tais fatos não provocaram batalhas jurídicas, tampouco viradas de mesa e mudanças no regulamento. Tal harmonia encontra amparo no Estatuto do Torcedor, aprovado também em 2003, que determina a manutenção de um mesmo regulamento por, no mínimo, dois anos seguidos.

O respeito a uma mesma fórmula por logo período é apontada como fator relevante na promoção de mudanças positivas no cenário do futebol brasileiro. Desde então, os clubes valorizaram suas marcas, tanto nas negociações das cotas de transmissão do campeonato, quanto nas ações de marketing relacionadas a seus jogadores e produtos. Além de Palmeiras x Portuguesa e Sport x Flamengo, o sábado ainda tem um jogo noturno. Trata-se de Figueirense x Náutico, que jogam às 21h.


No domingo, a primeira rodada prossegue com os demais sete jogos, confira:

Às 16h começam Botafogo x São Paulo; Corinthians x Fluminense; Internacional x Coritiba e Ponte Preta x Atlético-MG. Às 18h30 tem Vasco x Grêmio; Cruzeiro x Atlético-GO e Bahia x Santos.

Nenhum comentário: