Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

terça-feira, 7 de maio de 2013

Messi iguala o número de gols de Maradona

Mesmo fora das condições ideais há um mês, desde que se lesionou no jogo de ida contra o Paris Saint-Germain, ainda pelas quartas de final da Liga dos Campeões, e embora por isso mesmo pareça estar em baixa após a eliminação do Barcelona da luta pelo título europeu, ainda assim Lionel Messi continua marcando a diferença em campo, até quando joga apenas meia hora.

Este foi o tempo necessário para o argentino fazer dois gols e ajudar o Barcelona a vencer o Bétis por 4 a 2, domingo. Se para o clube catalão, os dois gols serviram para deixar o título espanhol mais perto - falta uma vitória em quatro jogos -, para Messi o valor também é histórico: aos 25 anos, o craque chegou a 345 gols em partidas oficiais, igualando a marca do maior ídolo do futebol argentino, Diego Maradona.

A distribuição dos gols de Messi e Maradona é parecida. O camisa 10 do Barça, que nunca defendeu outro time, soma 313 gols com a camisa azul e grená, apenas dois a mais que Maradona somou pelos seis clubes em que atuou profissionalmente (Argentinos Juniors, Boca Juniors, duas vezes, Barcelona, Napoli, Sevilla e Newell's Old Boys). Já pela seleção, a diferença é a mesma, só que a vantagem é do Pibe de Oro: 34 gols contra 32 da Pulga. Ambos ficam longe do maior goleador da Argentina, o ex-atacante Batistuta, com 56 gols.

O que impressiona é a velocidade com que Messi chegou aos 345 gols. O atual melhor jogador do mundo só precisou de nove temporadas para alcançar o campeão mundial de 1986, que jogou por 22 anos (de 1976 a 1998). Mas Messi só poderá sonhar em superar Maradona no coração dos argentinos se conquistar uma Copa do Mundo, o que já tentou duas vezes (Alemanha-2006 e África do Sul-2010), sem conseguir sequer chegar às semifinais em ambas.

Nenhum comentário: