Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Governadora apela para que funcionários da Saúde retornem ao trabalho

A governadora Rosalba Ciarlini apelou para que os funcionários da Secretaria Estadual de Saúde retornem ao trabalho imediatamente. Em entrevista concedida à InterTV Cabugi, na manhã desta segunda-feira (5), Rosalba disse que a paralisação tem prejudicado significativamente o atendimento à população e que o Estado quer negociar.


De acordo com Rosalba, com a suspensão das atividades dos técnicos e funcionários que dão apoio aos procedimentos em hospitais públicos, aumenta a morosidade nos atendimentos e, por isso, somente a população tem sido prejudicada. A chefe do Executivo garantiu que o Governo do Estado tem o interesse em negociar, mas quer o retorno dos profissionais ao trabalho.


"É um apelo que faço: voltem a trabalhar e vamos negociar sem greve. Vamos sentar à mesa e analisar o que os servidores chamam de descumprimento (do plano de cargos e salários), Vamos achar uma solução dentre as possibilidades do Estado. Mas apelo ao espírito humanitário dos servidores e peço que eles retornem ao trabalho", disse Rosalba.


No entendimento da governadora, a situação da saúde dos municípios tem contribuído para o caos no atendimento nos hospitais públicos estaduais. O não funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento da Cidade da Esperança, em Natal, e da de Parnamirim são alguns dos fatores que, para Rosalba, contribuem para a superlotação dos hospitais estaduais.


"A UPA da Cidade da Esperança era para atender 700 pacientes/dia. A UPA de Parnamirim, mais 400. Se os municípios não fazem a parte de assistência básica, termina que tudo vai para os hospitais", disse a governadora.


Na próxima quinta-feira (8), às 10h, na Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), o titular da pasta, Antônio Álber da Nóbrega, vai receber o Sindsaúde em audiência para discutir pontos de reivindicação dos servidores estaduais da Saúde que estão em greve. Os servidores cobram do governo melhores condições de trabalho, incorporação dos 25% da Jornada Especial, prevista na lei do Plano de Cargos e pagamento das gratificações.


Antes do encontro, está confirmada para a quarta-feira (7) uma vigília da saúde em frente o Walfredo Gurgel, às 17h. Na ocasião, serão acesas 200 velas. Para a vigília, foram convidados representantes dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, vereadores, deputados estaduais, sindicatos, Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Conselho Regional de Medicina (Cremern).

Nenhum comentário: