Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Projeto de Fábio Faria incentiva boa conduta de motoristas

No ano passado, mais de 60 mil brasileiros perderam a vida em acidentes de trânsito. As mudanças na legislação, com ênfase em punições mais rigorosas aos motoristas que desrespeitam o Código de Trânsito não conseguiram alcançar o efeito esperado. Educação no trânsito e incentivo à prática da direção defensiva são medidas que ajudam a reduzir o número de acidentes. Nesse sentido, o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) propõe uma política com ênfase na boa conduta dos motoristas. O Projeto de Lei 6034/2013 estabelece uma premiação para os motoristas que não cometeram infração de trânsito no período de um ano.

“O projeto é inovador ao mudar o foco da punição para a recompensa. Os condutores que não cometerem infrações de trânsito vão participar de um sorteio e podem receber um valor em dinheiro. Nosso objetivo é incentivar as pessoas a respeitarem a legislação. A questão do trânsito é muito grave, muitas famílias têm sido destruídas e também há um gasto enorme para arcar com as consequências de tantos acidentes. Estamos apresentando uma nova forma de lidar com o problema, com a expectativa de que a recompensa tenha um efeito melhor do que a punição conseguiu até hoje”, afirmou o deputado ao defender a proposta.

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados entende que a obediência às normas de trânsito contribui intensamente para a redução de acidentes. Conforme a proposta, os recursos viriam da arrecadação com multas de trânsito que hoje devem ser aplicados, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Dados sobre trânsito - A revista Veja desta semana publicou matéria de capa sobre os acidentes de trânsito no país. De acordo com a publicação, a Alemanha já conseguiu baixar o número de mortes no trânsito em 81% nos últimos 40 anos; na China, onde os acidentes de trânsito já eram o maior causador de mortes no país entre os cidadãos até 45 anos, esse número caiu 43% em 10 anos; a Austrália, em 20 anos, conseguiu reduzir 40% a mortalidade no trânsito.

No Brasil, que registrou 60.752 mortes no ano passado, o trânsito já mata mais do que homicídios e câncer. A pesquisa, divulgada pela revista, também mostra que em mais de 90% dos casos, os acidentes são causados por erro ou negligência humana e as principais vítimas (43%) são jovens entre 18 e 34 anos. O Brasil tem a quinta maior taxa de mortes no trânsito do planeta, segundo dados do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: