Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sábado, 6 de setembro de 2014

Paulo Roberto Costa cita Henrique em delação premiada sobre Petrobras

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte e presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), foi citado durante o depoimento, na última sexta-feira (5), de delação premiada, do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, sobre a investigação que gerou a Operação Lava Jato, no qual o ex-dirigente da estatal foi preso em março.

Paulo Roberto é acusado de participar de um mega esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef, e aceitou recentemente os termos de um acordo de delação premiada, e vem prestado depoimentos diariamente, inclusive no fim de semana, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Na ocasião, o ex-diretor acusa uma verdadeira constelação de participar do esquema de corrupção. Fora Henrique Alves, do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA). Ainda do Senado, Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, e Romero Jucá (PMDB-RR), o eterno líder de qualquer governo.

Já no grupo de deputados figuram o petista Cândido Vaccarezza (SP) e João Pizzolatti (SC), um dos mais ativos integrantes da bancada do PP na casa. O ex-ministro das Cidades e ex-deputado Mario Negromonte, também do PP, é outro citado por Paulo Roberto como destinatário da propina.

Da lista de três “governadores” citados pelo ex-diretor, todos os políticos são de estados onde a Petrobras tem grandes projetos em curso: Sérgio Cabral (PMDB), ex-governador do Rio, Roseana Sarney (PMDB), atual governadora do Maranhão, e Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência da República morto no mês passado em um acidente aéreo.

Paulo Roberto também detalhar a lógica que predominava na assinatura dos contratos bilionários da Petrobras – admitindo, pela primeira vez, que as empreiteiras contratadas pela companhia tinham, obrigatoriamente, que contribuir para um caixa paralelo cujo destino final eram partidos e políticos de diferentes partidos da base aliada do governo.

Sobre o PT, o ex-diretor da Petrobras afirmou que o operador encarregado de fazer a ponte com o esquema era o tesoureiro nacional do partido, João Vaccari Neto, cujo nome já havia aparecido nas investigações como personagem de negócios suspeitos do doleiro Alberto Youssef.

A matéria completa com o detalhamento das declarações do ex-diretor da Petrobras foi publica pela revista Veja.

Nenhum comentário: