Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

IFRN abre sindicância para apurar atitude de professor

A diretora-geral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Pau dos Ferros, Antônia Francimar da Silva confirmou, na manhã desta quinta-feira (30), que a instituição vai abrir sindicância para apurar a atitude do professor de informática Dhiego Fernandes, envolvido em polêmica após postagens ofensivas a Pau dos Ferros em rede social. Segundo a diretora do IFRN, o professor não está liberado das obrigações na instituição. Enquanto não houver conclusão da sindicância, ele deverá continuar dando aulas de informática na instituição.




Dhiego Fernandes causou polêmica nas redes sociais, na quarta-feira (29), ao postar uma foto em que apontava o dedo médio para a placa de boas-vindas na entrada do município. Além da imagem, o professor referiu-se a Pau dos Ferros como “um cabaré” e disse que deixaria “para os nativos da região ficarem tomando banho de lama e sol quente na cabeça”.

A frase gerou revolta e bate-boca nas redes sociais, envolvendo o próprio Dhiego Fernandes, que depois pediu desculpas pelas palavras em um post. A reação da população de Pau dos Ferros, no entanto, foi imediata. Pela manhã, Dhiego Fernandes teria chegado a adentrar o IFRN, mas foi orientado a deixar a instituição devido à mobilização dos estudantes. Os alunos levaram cartazes pedindo a demissão do professor e fizeram a cobrança à toda diretoria da escola, contando, inclusive, com a presença do reitor da instituição, Belchior Oliveira.

Sindicância
O IFRN, por sua vez, garantiu que vai apurar os fatos. A diretora-geral Antônia Francimar disse que o fato foi lamentável e gerou polêmica em toda Pau dos Ferros. Segundo ela, após conversa com o setor jurídico, com alunos e com o reitor, ficou decidido que haverá a instalação de uma sindicância para que os fatos sejam apurados e as sanções previstas em lei sejam aplicadas, se for o caso.

Até a apuração da sindicância, o professor está obrigado a continuar lecionando a disciplina de redes, no curso técnico de Informática, onde suas as aulas ocorrem de quarta a sexta-feira. Para Antônia Francimar, somente uma decisão judicial pode livrar o professor de lecionar.

“A não ser que ele entre com um processo judicial e tenha uma decisão favorável, ele terá que dar aula. Se não vier (ao IFRN), vai ocorrer o abandono de emprego. Vamos instaurar a sindicância, mas não o afastamos das atividades até que os fatos sejam apurados”, disse Antônia Francimar.

Histórico
O professor Dhiego Fernandes já tem histórico de polêmicas nas redes sociais. Torcedor do América, o perfil de Fernandes era um dos mais conhecidos pelos torcedores dos clubes potiguares em comunidades dentro da rede social Orkut.

Em comunidade onde havia debates entre torcedores de América e ABC, o perfil do professor era um dos mais envolvidos em discussões - às vezes com trocas de insultos.

No grupo do ABC dentro do Facebook, a polêmica sobre a postura do professor voltou a ser discutida. Porém, o professor, que não estava no grupo, cancelou a conta na rede social nesta quinta-feira após repercussão sobre a polêmica.

Nenhum comentário: