Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

terça-feira, 13 de março de 2012

Caminhar por 20 minutos depois da refeição reduz o nível de glicose

Caminhar por 20 minutos em vez de ficar sentado durante horas ajuda a reduzir os níveis de glicose e dd hormônio insulina no sangue depois de comer, segundo estudo australiano publicado na revista científica “Diabetes Care”. Já se sabe que atingir os níveis máximos de glicose e insulina depois das refeições está associado a um maior risco de doenças cardíacas e diabetes.

— Quando estamos sentados, nossos músculos não trabalham. Na contração, eles ajudam o nosso corpo a regular muitos dos processos metabólicos — diz David Dunstan, professor do Instituto de Diabetes e Coração Baker, em Melbourne, na Austrália.

Em outra pesquisa, a equipe de Dunstan já havia afirmado que pessoas que assistem à TV quatro horas ou mais ao dia morriam mais precocemente. Agora os médicos investigaram como permanecer sentado durante muito tempo poderia afetar a resposta à ingestão de alimentos. Normalmente, depois de uma refeição, os níveis de glicose no sangue se elevam, há um aumento da produção de insulina para ajudar as células a usar o açúcar como energia ou armazená-lo. E logo esses níveis começam a cair.

Nas pessoas com diabetes tipo 2, o mais comum no adulto acima do peso, este processo não se realiza de forma correta porque o corpo não responde adequadamente à insulina. Então os níveis de açúcar e insulina no sangue permanecem altos. Na experiência, o grupo de Dunstan acompanhou 19 adultos com sobrepeso que não se exercitavam muito. Os pacientes entraram no laboratório e se sentaram por sete horas. Neste período, tiveram suas amostras de sangue analisadas a cada hora.

Depois das primeiras duas horas, o grupo ingeriu uma bebida de 763 calorias rica em açúcar e gordura e se sentaram durante outras cinco horas. Os testes foram realizados durante três dias, com intervalos de uma a duas semanas. Num dia, os pacientes passaram todo o tempo sentados, apenas saindo para ir ao banheiro. No outro, se levantavam para caminhar por cerca de 20 minutos depois de tomarem a bebida. No terceiro dia, a atividade física foi mais vigorosa.

De acordo com o estudo, quando o grupo de pacientes se levantou e fez alguma atividade leve, houve redução de 24%no aumento do total de glicose no sangue, em relação ao grupo que permaneceu sentado. Na prática de atividade moderada ou intensa, esta diferença foi de quase 30%. Uma boa dica, dizem médicos, é tentar se levantar a cada 15 minutos, mesmo que seja apenas para dar uma volta dentro de casa. Agora os cientistas querem fazer estudos mais longos para saber se uma redução de 30% dos níveis de glicose e insulina trazem mais benefícios para a saúde, como um menor risco de arteroesclerose, diz Dunstan.

Nenhum comentário: